Saiba mais sobre a asma, a doença que afeta os pulmões


  • +A
  • -A
Imagem do post Saiba mais sobre a asma, a doença que afeta os pulmões

O anúncio da crise pode começar, dentre outros sintomas, com dores no peito e falta de ar. Assim começa a asma, uma infecção respiratória caracterizada pela hiperreatividade das vias respiratórias inferiores com limitação variável do fluxo aéreo, que pode ser revertida de forma espontânea ou por uma intervenção terapêutica. “O problema constitui a quarta causa de hospitalização pelo SUS, com 350 mil internações por ano”, quem afirma é a Dra. Márcia Umbelino.

Como a asma se desenvolve?

A médica explica que a inflamação dos brônquios está presente em todos os pacientes, mesmo aqueles que não apresentam sintomas, podendo ser observados algumas características nestes. “Lesões no epitélio, alterações do controle autonômico das vias respiratórias, da permeabilidade vascular, um aumento da hipersecreção de muco, mudanças na função mucociliar e aumento da reatividade da musculatura brônquica”. Alguns outros sintomas podem surgir com as crises como tosse seca com expectoração escassa, chiados e um esforço respiratório. Além de respiração prolongada, que é um indicador de broncoespasmos”.

Mas a asma tem cura?

De acordo com Márcia, não. O que existe é um controle ambiental das causas que podem gerar as crises de asma unido a um tratamento medicamentoso. Para que os sintomas interfiram pouco na qualidade de vida é necessária uma educação de pacientes e familiares e orientação sobre como agir ante a doença. “Nos casos graves, usar de medidas de picos de fluxo com alguns exames; plano de ação nas crises por escrito para os pacientes com asma persistente, moderada ou grave; reduzir as doses de medicamentos após o controle das crises de três a seis meses”, indica. Se com essas ações o controle não for obtido, é necessária a análise de utilização de corticoide oral em casos de exacerbação em períodos curtos. Lembrando sempre que deve-se consultar um profissional em todos os casos.

Complicações da asma

A asma pode trazer outras complicações ao paciente como o estado de mal asmático, que é uma asma grave, atrapalhando o desenvolvimento das funções diárias e podendo limitar esforços físicos. Márcia cita algumas: “Remodelamento brônquico; insuficiência respiratória; colapso do pulmão; pneumotórax e arritmias cardíacas, muitas vezes causadas pelos próprios medicamentos para o controle da asma”, conclui.

Dra. Márcia Umbelino é clínica-médica. CRM-RJ 52-691739

TAGS
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Saiba mais sobre a asma, a doença que afeta os pulmões"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.