É possível reverter os danos aos pulmões causados pelo tabagismo?


  • +A
  • -A

O hábito de fumar cigarros pode gerar graves danos ao pulmão, assim como o sistema respiratório como um todo. Esse dano, aliás, não contempla todos os problemas causados pelo tabagismo. No entanto, há uma boa notícia: pelo menos algumas dessas repercussões podem ser revertidas, desde que o fumante deixe os cigarros de lado.

Corpo consegue reverter alguns danos do cigarro em dois dias

“A intoxicação pelo monóxido de carbono se reverte em até 48 horas e inflamações brônquicas podem ser revertidas, ao menos parcialmente”, afirma o pneumologista Ciro Kirchenchtejn. Já o enfisema pulmonar, lesões de queimaduras e placas de colesterol obstruindo vasos de sangue são irreversíveis, mas deixam de progredir, segundo o médico.

Outra preocupação das autoridades de saúde é que o cigarro favorece o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como no pulmão, faringe, laringe, rim, boca, esôfago, estômago e pâncreas. “O risco de problemas como infarto e câncer vai diminuindo conforme passam os anos, voltando a ser igual ao de alguém que nunca fumou, após 15 anos de abstinência”, explica o especialista.

Médicos podem ajudar a tratar o tabagismo

Para evitar os malefícios do cigarro, é preciso parar de fumar. Quem não consegue por conta própria pode procurar auxílio médico para abandonar de vez o vício. Há medicamentos específicos, chicletes e adesivos que tratam a dependência química, além de antidepressivos e agonistas de receptores de nicotina, que atuam diretamente no sistema nervoso central.

Parar de fumar evita continuar agredindo os pulmões e as vias aéreas com a fumaça do cigarro, que é inalada em temperatura de combustão e é composta por milhares de substâncias tóxicas. “Esta fumaça destrói os alvéolos pulmonares, formando bolhas que represam o ar e deixam o pulmão ineficaz para respirar, provocando falta de ar”, alerta Kirchenchtejn.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ciro Kirchenchtejn

Dr. Ciro Kirchenchtejn

Pneumologia

CRM: 50579 / SP

TAGS
bronquite
cigarro
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "É possível reverter os danos aos pulmões causados pelo tabagismo?"

gilson

sou fumante a 34 anos tenho hj 48 anos,ja parei de fumar por duas vezes por um ano e voltei a fumar,tenho bronquite tbm e queria saber qual o remedio mais indicado no meu caso que bebo cerveja todos os dias?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Gilson, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência para realizar uma consulta. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.