AchèAchè
    search
    Título

    Quem tem bronquite tem mais chances de desenvolver doenças pulmonares?

    Uncategorized

    Por

    Uma das situações mais desagradáveis que existem é a tosse. A crise, que não tem hora para acontecer, pode chegar e prejudicar muitos momentos e situações do dia a dia. A tosse mais branda vinda de uma gripe já incomoda, quem dirá aquelas causadas por uma bronquite. A doença caracteriza-se pela inflamação dos brônquios, podendo ser aguda ou crônica, e muito mais frequente em crianças.
    Quais os fatores de risco para bronquite?
    A médica Márcia Umbelino explica que a doença é causada tanto por vírus como por bactérias. “A bronquite aguda é causada por vírus, como Adenovírus, Influenza, Parainfluenza, vírus sincicial respiratório, herpes vírus humano; e bactérias, como estreptococos, estafilococos etc”. Outros fatores também podem desencadear o problema como alergia respiratória, doença pulmonar crônica, resfriado comum, amígdalas e adenoses hipertrofiados em crianças, o uso de imunossupressores, poluentes atmosféricos, tabagismo, incluindo o tabagismo passivo em crianças, alcoolismo, esofagite de refluxo e deficiência de IGA.  
    Doenças pulmonares podem ser consequência
    Não é raro o paciente com bronquite desenvolver complicações pulmonares, como broncopneumonia e insuficiência respiratória aguda. De acordo com a profissional, a doença é tratada com o controle da febre e da tosse, uso de bronquiodilatadores se houver bronquioespasmos e inalação de vapor de água através de vaporizadores.

    Márcia ainda atenta a outros cuidados. “Não fumar; o descongestionante é usado quando há comprometimento do nariz e dos seios paranasais e usos de medicamentos para tratar os sintomas. A cura deve ser com o  tratamento adequado, já que a doença pode ser grave em lactantes, idosos ou pacientes debilitados”, concluiu.

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes