Quem tem asma pode ter DPOC também?


  • +A
  • -A

A asma e a DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) são problemas diferentes, mas apresentam algumas semelhanças: ambas afetam a saúde dos pulmões e de outras estruturas do sistema respiratório e compartilham sintomas, como tosse, falta de ar e chiado no peito. Para complicar ainda mais, uma mesma pessoa pode ser diagnosticada com as duas doenças.

 

Paciente com asma pode ter DPOC ao começar a fumar

 

“A pessoa pode ter histórico de asma, começar a fumar e desenvolver a DPOC ‘por cima’ da asma que já tinha”, afirma o pneumologista e especialista em Medicina do Sono Dr. Franco Martins. Ao contrário da asma, que costuma surgir na infância, a DPOC aparece apenas a partir da idade adulta, já que sua principal causa é o tabagismo.

Nesses casos, a qualidade de vida do portador de asma tende a se agravar. “Apresentar mais doenças é sempre pior na Medicina. Quando juntas, elas pioram os sintomas gravemente, principalmente a falta de ar. O tratamento também se torna menos eficaz, uma vez que o pulmão está mais inflamado que o normal”, destaca o médico.

 

Como é feito o tratamento da asma e da DPOC

 

De acordo com o especialista, ao ser diagnosticado com DPOC, novas abordagens serão aplicadas no tratamento. Para a asma, o melhor tratamento se baseia em mudanças ambientais, eliminando a poeira e o mofo de casa, por exemplo, e no uso de medicamentos, como os corticoides, chegando a uma taxa de sucesso de 90% a 95% dos casos.

Já para a DPOC, parar de fumar é a forma de tratamento mais importante. Para melhorar os sintomas, Martins também recomenda o uso de medicações broncodilatadoras, aliadas da reabilitação pulmonar. Além disso, ambas as doenças necessitam de vacina para gripe e pneumonia regularmente, para evitar possíveis complicações nos pulmões, já fragilizados.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Franco Martins

Dr. Franco Martins

Medicina do Sono

CRM: 138476 / SP

TAGS
asma
cigarro
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

43 comentários para "Quem tem asma pode ter DPOC também?"

Joana darc

Sou asmatica tomo todos os dias um remedio que pra mim foi como um milagre…mas eu pergunto tomando o remedio todos os dias fico viciada?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Joana, você deve utilizar o medicamento sempre conforme a prescrição médica respeitando o período determinado para a utilização e a posologia indicada. Até breve.

André Luiz

Tenho asma tenho que parar de fumar pesso ajuda

CUIDADOS PELA VIDA

Olá André, temos uma matéria que aborda o assunto do tabagismo, e que dá dicas sobre como largar o cigarro. Esperamos que lhe seja útil! Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/qual-melhor-forma-largar-cigarro

Stelina Bollais de oliveira

Tive asma dos 10 aos 2o anos.fiquei (boa) ha uns 19 anos fiquei com uma tosse que produz um muco grosso embranquiçado posso estar com DPOC. Os medicos dizem que é alergico ou emocional ja tive 3 pneumologistas.3 alergista estou com um clinico ninguem da geito tem dias que a tisse provoca vomito..aguardo sua otientação obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Stelina, tossir nada mais é do que um mecanismo de defesa do corpo, um reflexo natural do aparelho respiratório que tem como objetivo expulsar qualquer elemento que esteja causando irritação ou entrando no organismo pelas vias aéreas. Apesar de ter um lado benéfico, a tosse também preocupa, visto que pode indicar problemas de saúde mais graves. Só é possível identificar a causa e indicar o tratamento mais adequado diante de uma consulta presencial com o especialista. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até a próxima.

Silvana

Minha mãe é portadora de DPOC e asma sobreposta. Nos últimos anos quadro vem se agravando e as crises tem aumentado a frequência. Ela já faz uso de corticoides e broncodilatadores inalatórios. Mantém O2 domiciliar 12h por dia. Mas o pneumologista que a acompanha não lança mão do beneficio da fisioterapia. Minha dúvida é se existe alguma contra indoaçã

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Silvana. A DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) é um quadro inflamatório dos pulmões que, em muitos casos, está ligado ao tabagismo. Existem alguns cuidados que ajudam a controlar os sintomas da doença. Manter o ambiente doméstico e profissional livre dos fatores desencadeantes das crises, como os alérgenos (poeira, pó, ácaros), fumaça de cigarro e a presença de animais, além de tomar a medicação orientada pelo seu médico. Converse com seu pneumologista para que ele possa indicar o tratamento mais adequado para sua mãe. Desejamos sucesso no tratamento. Até logo.

Floriano de Pinho Amaral

Tenho 71 anos. Há uns dois anos comecei o tratamento da asma. Tomo o Symbicort 12/400. Principalmente pela manhã tenho muita tosse e um pigarro que me incomoda bastante. Gostaria de mais orientação. Grato

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Floriano. Temos diversas matérias com informações sobre asma e seus tratamentos. Clique no link abaixo e confira algumas matérias para conhecer mais sobre essa patologia. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/busca/asma

helio jopice de souza

boa noite tenho dpoc fui fumante faço tra tamento com spiriva e alenia 12 -400 queria saber se tem alguma fisioterapia para o meu caso tenho muita falta de ar já consultei o medico ele me deu o daxasmais me da muita reações e eu parei tenho muita dor de cabeça e a boca muito seca poderia me dar alguma intrução e a altitude de cidades como santos ajuda a melhorar a respiração obrigado por responder minhas duvidas

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Helio. Obrigado por compartilhar seu relato. Assim como em toda doença crônica, o tratamento da asma exige acompanhamento constante com um médico apropriado. É especialmente importante e necessário manter contato com este profissional com frequência nos casos em que o tratamento engloba uso de medicamento. Só é possível realizar indicação de algum tratamento diante de uma consulta presencial. Converse com seu médico pneumologista, para que ele possa, orienta-lo de forma mais completa. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até a próxima.

Luciana Taryman

Boa tarde!!! Sou diagnosticada como asmática, porém estou com uma tosse carregada e contínua, essa semana tive que ser medicada no hospital e mesmo assim tomando os remédios certinho continuo com a tosse persistente. Nesse caso, será que desenvolvi a DPCO? Quais exames peço para o médico? Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luciana. Obrigado por compartilhar seu comentário conosco. Diante dos sintomas relatados, você deverá consultar o pneumologista, este profissional indicará o tratamento mais eficaz. Até logo.

Cristina

Tenho foco pois fumei muitos anos.sinto falta de ar se passa alguém.ou em casa aluguel acende cigarro no normal tenho crises e tenho dificuldade pra falar se estou nervosa ou anciosa.perco a fala e dificulta mais respirar uso alegra um.po que aspiro e uso a bombinha aerolim isso quando não estou bem e uso remedio.controlado depreção Rivotril e fluoxetina gostaria de saber se estou com tratamento certo

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cristina. Somente o especialista diante de uma consulta presencial poderá indicar ou readequar o tratamento mais adequado para você. Converse com seu médico para que ele possa avaliar se o tratamento atual é o mais eficaz. Até a próxima.

Pedro Luiz vicente

após enxerto mamária tive paralisação do diafragma e nervo frenico no qual resultou cirurgia agora de uns tempos para cá sinto muito falta de ar principalmente no ato sexual o que me dizem

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Pedro. Agradecemos por seu comentário. Para iniciar o tratamento adequado primeiro é necessário identificar a causa dos sintomas. Você pode consultar seu médico, por ele ter acesso e conhecimento do seu histórico clínico, ele poderá lhe auxiliar e indicar o tratamento mais eficaz. Até a próxima.

Pedro Luiz vicente

após enxerto mamária tive paralisação do diafragma e nervo frenico no qual resultou cirurgia agora de uns tempos para cá sinto muito falta de ar principalmente no ato sexual o que me diz

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Pedro. Agradecemos por seu comentário. Para iniciar algum tratamento primeiro é necessário identificar a causa dos sintomas. Você pode consultar seu médico, por ele ter acesso e conhecimento do seu histórico clínico, ele poderá lhe auxiliar e indicar o tratamento mais eficaz. Até a próxima.

Adriana Maria Silva

Meu esposo foi diagnosticado com DPOC há mais de dois anos. Conseguiu parar de fumar. Ele ainda corre riscos?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Adriana. Os principais sintomas da DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) são falta de ar, tosse e dificuldades respiratórias. Para que estes sejam controlados, é necessário que o paciente busque o tratamento adequado. Como a doença não tem cura, o tratamento deve ser seguido constantemente para que o paciente consiga manter sempre uma boa qualidade de vida por meio do controle dos sintomas. Abraços.

Branca

Meu filho tem 21 anos ele sofre com cansaço desde bebê tudo começou com um começo de penamonia dái pra car ele não respira normal tem um chiado no peito não sei mais o que fazer para poder. Ajudá-lo a se libertar

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Branca. Agradecemos por compartilhar seu relato conosco. Para identificar com precisão a causa dos sintomas informados, é de suma importância a busca por atendimento com o profissional especializado. O pneumologista é o profissional mais indicado nesse caso. Temos mais uma matéria que aborda informações sobre o tema, clique no link abaixo e confira. Até a próxima.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/chiado-no-peito-sintoma-asma

Maria

Eu não sou fumante, mas o meu esposo é, tem mais de três anos que tenho tosse e já busquei vários tratamentos e não melhoro, pode ser por conta dele ser fumante?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria. Temos uma matéria que aborda exatamente esse tema. Clique no link abaixo e confira. Até logo.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/possivel-desenvolver-dpoc-mesmo-sem-ser-fumante

Maria aparecida dos santos Soares

Boa noite. Fui internada com 25%do meu pulmão funcinando não fumo e fui diagnósticada.que tenho asmaTomo Alenia,aerolin spray e Clécio nasal ser a que vou ficar ciranda um dia?.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria. A asma é uma doença que afeta as vias aéreas, provocando falta de ar e tosse. Ela é considerada um problema crônico, ou seja, assim como a hipertensão e o diabetes, não tem cura, mas pode ser controlada. Para chegar a esse controle, é importante fazer o tratamento corretamente, com as medicações indicadas por um especialista e, em momentos de crise, o uso de bombinhas. Desejamos sucesso no seu tratamento. Abraços.

JORGE QUEIROGA NOGUEIRA GOMES

Estas informações são muito importantes.Gostar de saber se a UNIMED orienta onde facinar contra pneumonia por um preço mais baixo para aposentados.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jorge. Ficamos felizes por saber que você apreciou a matéria. Para saber se a Unimed realiza essas orientações você deve entrar em contato diretamente com eles. Continue nos acompanhando para mais informações sobre saúde, doenças e tratamentos. Até a próxima.

miriam

após vacina 13 valente quanto tempo tenho que aguardar para fazer uso de corticóides?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Miriam. Agradecemos por compartilhar seu comentário conosco. É necessário uma consulta presencial com o pneumologista para receber orientações mais completas e a indicação do tratamento mais adequado para você. Abraços.

Antonio Poin Alves

Aspiro o Alenia e gostaria de saber se a asma interfere no sono, o que devo fazer para melhorar , dormir por mais tempo .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Antonio. É importante manter um acompanhamento médico, para realização de um tratamento adequado. Há pacientes asmáticos, que possuem dificuldade para dormir, por conta das crises, mas há vários fatores que contribuem para isso, sendo assim é necessário verificar as circunstâncias. Uma medida importante do tratamento é evitar os agentes que irritam os brônquios e causam as crises de asma, como pólen, fungos, ácaros, pelos de animais e poluição. Recomendamos que consulte seu médico para uma avaliação e ter um diagnóstico preciso. Abraços!

André

Sou asmático desde criança. Tive pneumonia quando BB. Sou ex fumante. Fui no médico ele me passou alênia, fiz fisioterapia pulmonar e entrei na academia. Mas ainda continuo perdendo o Ar e cansaço . Fui diagnosticado com asma e DPOC. mas como o tratamento é caro eu parei com tudo. Gostaria de saber se tem algum remédio caseiro eficaz ?

Maria Aparecida Viana

Quero receber matérias como esta. São de muita utilidade. Desde já agradeço.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Ficamos felizes em saber que apreciou a nossa matéria. Você pode realizar uma busca sobre o tema no nosso site, e poderá visualizar todos os artigos relacionadas ao assunto. Nos acompanhe para mais matérias sobre saúde, doenças e tratamento! Abraços!

Rejane Lima

Tomo Alenia 12-400(prescrita pelo médico), foi pra mim um milagre, pois não uso mais constantemente a bombinha Aerolin. E não tenho mais aquelas crises que eu tinha.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rejane. Estamos muito felizes em saber sobre o seu progresso, muito obrigado por compartilhar conosco. Continue com o tratamento e sempre seguindo as recomendações do doutor para que continue sempre em progresso. Estamos torcendo por você! Até mais.

Jessica Antônia Rodrigues Lima

Olá tenho 19 anos e convivo com minha mãe que fuma desde os 7 anos de idade hoje ela tem 56 queria saber se por eu conviver com ela e ela fumar no mesmo ambiente que ela eu posso ter asma ou dpoc minha mãe já possui diagnóstico disso.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Jessica. O fumante passivo corre tantos riscos quanto o dependente em tabaco. Muitas vezes até mais do que o próprio fumante”, afirma o pneumologista Sergio Ricardo Santos. É prejudicial, pois você Inala a fumaça, é importante que fique atento à qualidade do ar que aspira. Sabemos que largar o cigarro é uma mudança de hábito, benéfico para saúde, tanto de sua mãe, quanto a sua, mas não se trata de uma decisão fácil de ser tomada e, principalmente, realizada. Então, é importante o apoio familiar e acompanhamento de um especialista. Abraços!

Augusto

O medicamento Alenia é muito bom, com a necessidade do uso contínuo acaba ficando um tratamento caro. Como resolver este dilema?

CUIDADOS PELA VIDA

O Programa Cuidados pela Vida é um programa de benefícios que faz parte do compromisso Aché Laboratórios em assegurar bem-estar e acesso a soluções inovadoras para uma vida com mais saúde. Os produtos participantes estão disponíveis no nosso site http://www.cuidadospelavida.com.br item Produtos Participantes. Caso o produto desejado seja participante do Programa, você pode realizar o seu cadastro em nosso site http://www.cuidadospelavida.com.br, em nossa Central de Atendimento, 0800 777 8432 de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h00 às 20h, ou pelo aplicativo disponível para IOS e Android. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.