Quem tem asma tem mais chances de desenvolver DPOC?


  • +A
  • -A

Asma e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) são duas doenças respiratórias que cursam com sintomas muito semelhantes, mas que com origens diferentes. Enquanto a asma está muito associada a fatores alérgicos e genéticos, a DPOC se manifesta, na maior parte dos casos, sob forte influência do tabagismo. 

Paciente pode manifestar asma e DPOC ao mesmo tempo


“Tratam-se de dois quadros diferentes, mas com sintomas muito parecidos. Uma é de causa alérgica e pode ter origem genética (asma). A outra é adquirida pelo vício do tabagismo.
Quando as duas acontecem juntas, o paciente é mais grave e tem mais chances de crises e de morrer”, informa o pneumologista Mauro Gomes.

Portanto, um paciente asmático não necessariamente terá maior probabilidade de desenvolver também a DPOC. Contudo, nada impede que ele sofra com as duas doenças, caso adquira o hábito de fumar ao longo da vida. Quando ambos os quadros atuam juntos, os tratamento indicados para cada um deverão ser combinados. 

Tratamento contra asma e DPOC


“Os tratamentos da asma e da DPOC devem ser somados nos casos em que o paciente manifesta as duas doenças ao mesmo tempo. É fundamental a adesão plena e regrada ao processo, tendo em vista que as chances de melhora são menores nesta situação específica”, afirma o especialista.

Para controlar os sintomas da asma e da DPOC, é fundamental, primeiramente, cessar completamente o consumo de cigarro, e depois utilizar medicamentos (com indicação médica) como broncodilatadores e corticóides. Atividades físicas também são indicadas, principalmente aeróbicas (natação, corrida, ciclismo etc), mas nada que exija um esforço excessivo. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mauro Gomes

Dr. Mauro Gomes

Pneumologia

CRM: 59917 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
asma
cigarro
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quem tem asma tem mais chances de desenvolver DPOC?"

Juraci Motta de Farias

Tenho tosse seca há quase dois anos tomo montelair e uso vannair.Quero saber se é asma ou renite alérgica ou os dois juntos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Juraci. É importante que você visite um médico especialista para avaliação e diagnóstico seguro. Lhe enviamos um e-mail para colher informações sobre os sintomas relatados. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.