Qual é a relação entre asma e obesidade?

  • +A
  • -A

A asma é uma doença que afeta a saúde do sistema respiratório, causando crises de falta de ar, tosse e dor no peito. Quem é obeso precisa tomar ainda mais cuidado com a doença e seus sintomas, já que diversos estudos ao redor do mundo indicaram que a relação entre asma e obesidade pode complicar bastante a vida do paciente. Confira!

Entenda como funciona a relação entre asma e obesidade


“A obesidade tem efeitos na mecânica respiratória, modifica a resposta imune e tem implicações metabólicas. Há evidências de que a obesidade aumenta o processo inflamatório nos pulmões de pacientes com asma e o tipo de célula mais comum encontrada no sangue do obeso é o neutrófilo e não o eosinófilo”, afirma o pneumologista Paulo Faleiros. 

Neutrófilos e eosinófilos são células do sistema imunológico e atuam na defesa do corpo contra agentes invasores. Alterações na quantidade dessas células podem agravar ainda mais a asma e, segundo o médico, dificultar o seu controle, já que os corticoides, medicamentos mais usados no tratamento da asma, não atuam bem nos neutrófilos. 

Obesidade aumenta risco de ter asma


Além de prejudicar o
controle da asma, a obesidade pode ainda levar ao desenvolvimento da doença em quem não a tem. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), o excesso de peso provoca uma ação pró-inflamatória do tecido adiposo que, por sua vez, é capaz de inflamar as vias aéreas e causar a asma.

Para evitar que a relação entre asma e obesidade prejudique a qualidade de vida do paciente, é preciso se dedicar ao combate às duas condições. “Para o tratamento da asma, será necessário fazer o tratamento medicamentoso, com corticoides inalatórios, podendo associá-los a broncodilatadores inalatórios, além de emagrecimento, atividade física frequente e mudanças nos hábitos alimentares”, recomenda Dr. Faleiros. 


Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI):
http://asbai.org.br/sobrepeso-e-obesidade-aumentam-risco-de-asma-em-ate-50/

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Paulo Faleiros

Dr. Paulo Faleiros

Pneumologia

CRM: 123869 / SP

TAGS
asma
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é a relação entre asma e obesidade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.