Quais são os diferentes tipos de asma que existem?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. José Eduardo Martinelli
- +A
- -A
A asma pode ser dividida em dois tipos: alérgica e não alérgica. O primeiro consiste no quadro provocado por substâncias alergênicas (pólen, poeira, mofo, pelos de animais) e o segundo, por substâncias não alergênicas (ar seco, estresse, clima frio, ansiedade). A doença também pode ser dividida por gravidade (leve, moderada e grave).
“Existem dois tipos de asma: a extrínseca, ou alérgica, e a intrínseca, ou não alérgica. A primeira, como o nome sugere, é provocada por alérgenos. Já a asma intrínseca é aquela de causa não induzida pela exposição de um antígeno inalado. Pode ser desencadeada pelo frio, exercícios, aspirina e ansiedade”, afirma o pneumologista José Eduardo Martinelli.
Sintomas da asma
Em ambos os casos, os sintomas serão basicamente os mesmos, porém o tratamento terá diferenças, já que se pauta bastante em excluir contato com os fatores estimulantes das crises. Os pacientes com asma normalmente sofrem com tosse, sensação de falta de ar e de sufocamento, fadiga, pressão no peito, dentre outros.
Segundo o especialista, a asma é mais grave de acordo com a manifestação de seus sintomas. “Há pacientes que, ao entrarem em contato com os alérgenos, iniciam um quadro de espirros frequentes que se segue a uma tosse seca irritativa e falta de ar com chiado no peito. Outras pessoas, a partir do contato com o alérgeno, entram em insuficiência respiratória em questão de minutos”, afirma Martinelli.
Medicamentos são essenciais no tratamento da asma
Além de evitar os fatores que provocam a exacerbação da asma, o tratamento da doença muitas vezes depende do uso de medicamentos específicos, administrados por via inalatória, capazes de amenizar os sintomas envolvidos. O uso de corticoides é importante para controlar a doença, reduzindo a frequência e a gravidade das crises. Já no evento de uma crise, broncodilatadores podem ser usados para trazer alívio rápido aos sintomas e garantir a respiração dos pacientes.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. José Eduardo Martinelli
Geriatria
CRM: 27875 / SP
- 14 comentários para "Quais são os diferentes tipos de asma que existem?"
-
Júlia Augusta Pereira Pescuma
Sofro de asma desde os 4 anos , tenho a alergica ea intrínseca . Sofro com pneumonias recorrentes e tenho muito medo de ficar com enfisema .Mudei duas vezes de cidade procurando melhor. Na primavera e verão passo bem .Paro o tratamento para o organismo descansar e reagir . Quando digo que estou c asma tem gente que acha : é o mesmo de sempre já se acostumou é normal . Só quem tem sabe o quanto sofremos.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Julia, seguindo o tratamento indicado pelo pneumologista os sintomas da doença podem amenizar melhorando sua qualidade de vida. temos mais uma matéria que pode te ajudar, confira no link abaixo. Abraços.
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/nebulizadores-tratamento-asma
-
Fabiana oliveira sena
É horrível sem comentário.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Fabiana. A asma é uma das doenças respiratórias mais comuns, segundo o Ministério da Saúde. Ela inflama as vias aéreas e dificulta a passagem de ar para os pulmões. Como consequência, as pessoas podem apresentar falta de ar, chiado no peito, tosse e sudorese. Buscar atendimento com o pneumologista é importante para iniciar o tratamento adequado e assim trazer maior controle dos sintomas amenizando também as crises. Até logo.
-
Patrícia Cristina
Tenho asma desde pequenina e ela desencadeia quando em contato com os alergenicos ou quando estou preocupada. Não posso fazer atividade física que exige muito a respiração pois fico com muita falta de ar. E sou alérgica a medicamentos. Sofro, pois, ninguém imagina que só o cheiro de determinados produtos ou substâncias dão falta de ar na hora. Ainda é um tabu o tema e as pessoas tratam como se fosse uma doença emocional somente. Existe preconceito ainda.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Patrícia. Entendemos sua situação, ficamos felizes que já esteja na luta e incentivamos que continue, segue o link de uma matéria que lista os alérgenos mais comuns, para que possa ser mais fácil evita-los. Desejamos força, Até a próxima! https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/asma-alergenos-comuns-dicas-se-proteger-casa
-
Fabiane
Sou asmática, e faço tratamento há 2 anos, sofro muito ,tenho várias crises minha saturação já chegou 50, tenho várias idas ao pronto socorro, e tomo vários medicamentos, sou do grupo de asmáticos q necessita de vacina p o controle ,q se chama: mepolizumabe minha asma e muito forte sofro muito
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.