Quais os benefícios de praticar exercícios aeróbicos para quem tem asma?

  • +A
  • -A

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda fazer exercícios físicos diariamente por pelo menos 20 minutos. Os benefícios são muitos: O Ministério da Saúde, por exemplo, inclui a prática regular de atividades físicas entre as medidas indicadas para a prevenção das crises de asma. Será que os exercícios aeróbicos também fazem parte dessa recomendação? Descubra!

Exercícios aeróbicos estimulam os pulmões a respirar melhor

 

Fazer exercícios aeróbicos, como ciclismo, natação e caminhada, favorece os pacientes asmáticos, pois possibilita o fortalecimento da musculatura do tórax. Dessa forma, a expansão dos pulmões é estimulada, tornando a respiração mais eficaz e diminuindo a típica sensação de falta de ar causada pela asma. 

No entanto, segundo a pneumologista Luiza Helena Costa, é necessário buscar orientação antes de começar uma atividade física. “Alguns pacientes com asma podem ter o que chamamos de broncoespasmo induzido por exercício (BIE), que se manifesta com piora da tosse e chiado durante ou após a prática. Vale ressaltar que em algumas piscinas cobertas são colocadas quantidades expressivas de cloro e a inalação dele também pode induzir a piora da asma”, alerta a especialista.

Como evitar as crises de asma durante atividades físicas?

 

“A melhor forma de evitar esse problema é fazer o tratamento adequado da asma. Outras medidas pontuais também podem ser tomadas, como evitar práticas em locais muito frios ou secos, fazer alongamento e aquecimento antes de exercícios mais intensos e usar broncodilatadores”, recomenda a médica.

De modo geral, outras medidas que previnem e controlam as crises de asma também são eficazes nesses casos. O Ministério da Saúde recomenda manter as vacinas de gripe em dia, ter uma alimentação saudável e diversificada, beber bastante água, manter o peso ideal, não fumar, evitar a exposição à poluição e manter a casa sempre limpa e livre de poeira

 

Dados do Ministério da Saúde: https://www.saude.gov.br/component/content/article/781-atividades-fisicas/40390-atividade-fisica

https://saude.gov.br/saude-de-a-z/asma

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Luiza Helena Degani Costa

Dra. Luiza Helena Degani Costa

Pneumologia

CRM: 139095 / SP

TAGS
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais os benefícios de praticar exercícios aeróbicos para quem tem asma?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.