É possível diagnosticar a DPOC em seus estágios iniciais?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Ciro Kirchenchtejn
- +A
- -A
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é o conjunto de condições respiratórias formado por principalmente pelo o enfisema e pela bronquite. Ela torna a respiração mais difícil por causa da inflamação dos brônquios, canais responsáveis pelo transporte do ar, e do aumento da produção de muco.
Causas e sintomas da DPOC
As principais causas para o desenvolvimento da DPOC são o tabagismo e a exposição à poluição ambiental. Além da falta de ar, um paciente com DPOC pode sentir aperto no peito e sonolência em excesso. Febre, aumento da tosse e do muco, além de lábios e unhas azuis são outros sintomas da doença que merecem ser investigados.
É possível e muito importante diagnosticar a doença precocemente. Ao se deparar com um ou mais sintomas da doença, procure um médico especialista. Sem o tratamento adequado, a DPOC pode se agravar e trazer grandes prejuízos para a qualidade de vida.
Como funciona o diagnóstico
“Indivíduos expostos a fumaças nocivas e fumantes há mais de dez anos que apresentam pigarro na garganta, mesmo sem cansaço ou falta de ar significativos, devem realizar um exame de imagem do tórax e espirometria”, afirma o pneumologista Ciro Kirchenchtejn. A espirometria mede a quantidade de ar que o paciente consegue inspirar e também a velocidade com que o ar circula no sistema respiratório.
Esses dois exames são capazes de detectar alterações no corpo causadas pelo tabagismo. Feito o diagnóstico, é importante que o paciente promova mudanças em sua vida, já que alguns fatores podem piorar o quadro de saúde, como explica Kirchenchtejn. “O principal é continuar a fumar. Até os fumantes passivos têm risco aumentado de desenvolver ou piorar a DPOC. O aumento do trânsito e da poluição também contribuem para aumentar a incidência.”
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Ciro Kirchenchtejn
Pneumologia
CRM: 50579 / SP
- 25 comentários para "É possível diagnosticar a DPOC em seus estágios iniciais?"
-
Beatriz
Infelizmente sou tabagista aliás estou em luta contra este mal,a única coisa que não tenho são as pontas do dedo azul, adorei a reportagem, gostaria de ler mais a respeito.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Beatriz, o tabagismo pode trazer diversos malefícios a sua saúde, para quem tem doenças respiratórias pode ser ainda mais prejudicial. Temos mais uma matéria que pode trazer novos conhecimentos sobre o tema abordado. Confira no link abaixo. Abraços.
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/papel-corticoides-dpoc
-
Rita helena nogueira da silva
Tenho dpoc to com muita secreçao n tenho saido de casa.Fui em varios pneumologistAs só receitam bombinha Que devo fazer pra acabar comtanta secreçao
-
Jovita
Sou fumante. Parei 6 anos e voltei… Parei 3 anos e voltei… Parei 2.3 meses e voltei e agora não consigo me livrar. Estou com boa parte desses sintomas. Marquei pneumologista e estou aguardando a consulta. Pela primeira vez estou preocupada acho que estou com enfisema.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Jovita, não é de hoje que as principais organizações de saúde ao redor do mundo alertam para os riscos que o cigarro traz ao corpo, não só piorando mas também causando doenças, como câncer de pulmão, laringe e faringe; hipertensão arterial e até mesmo contribuindo para o desenvolvimento da osteoporose. O enfisema pulmonar é outro problema que resulta do tabagismo e faz parte de um grupo de doenças chamado de DPOC. de acordo com o Dr. Ciro Kirchenchtejn o principal tratamento é parar de agredir o pulmão com o cigarro. Mas, hoje temos vários medicamentos e cuidados que prolongam e dão qualidade de vida aos portadores de enfisema. Até logo.
-
Sandra Francisca Alves
Retirei um câncer de mama a seis meses, fiz radioterapia,agora faço acompanhamento e tomo anastrazol diariamente. Anteriormente ao diagnóstico, fiz um exame que deu dpoc e enfizema, uma pergunta será que a radioterapia eliminou esses problemas?
-
Maria Ruth Gomes de Jesus.
Estou chiando como se tivesse bronquite, só quando estou deitado, de madrugada e isso está me incomodando muito, o que pode estar acontecendo?
-
celia saad
Tds nós tabagistas sofremos esses sintomas e nunca nos empenhamos a parar com esse vicio …é terrivel …pelo menos devemos nos conscientizar …o qto amamos viver
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Celia, conforme informado pelo Dr. Ramiro Sienra o cigarro é uma das maiores causas para o desenvolvimento do problema. O principal fator de risco é o tabagismo. Outros fatores de risco, mas menos importantes, são morar em casas com fogão à lenha e trabalhar em ambientes com queima de materiais orgânicos. A exposição à fumaça e a outras substâncias tóxicas inflama as estruturas do sistema respiratório e dá início à doença. Confira mais uma matéria sobre a doença no link abaixo. Até breve.
-
Elizete Maria Schwartz Tietjen
Minha irmã faleceu por causa do DPOC, sofreu 5 anos acamada dependente de oxigênio. Quem é tabagista brigue com o cigarro, eu consegui parar de fumar. O DPOC é uma doença silenciosa que causa muito sofrimento. Força aos tabagistas para que se libertem desse veneno.
-
Marilene Dória
Eu não sou fumante ativa nas meu pai e minha mãe sempre fumaram na frente dos filhos,depois dos 50 anos fiz uns exames e constatou que eu tinha DPOC,mas quando eu tinha uns 10 anos tive uma inflamação nos brônquios violenta,fiquei vários dias de cama com febre alta e muita secreção nos pulmões…
-
Rosely Saes
Tenho DPOC Gold.É muito triste, não posso praticamente fazer nada,tudo cansa Tomar banho é como correr um maratona,subir escadas é correr 10 km.Enfim,é terrível.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Rosely. O especialista afirma que o tratamento da DPOC deve começar colocando fim ao hábito de fumar. O tabagismo é a principal causa da doença e fica bem mais fácil controlar o avanço dos sintomas com o abandono deste vício. Já como medidas medicamentosas, o médico poderá propor o uso de broncodilatadores e corticoides, que ajudam a diminuir a inflamação dos brônquios que leva à falta de ar. Até a próxima.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.