search
    Título

    É possível diagnosticar a DPOC em seus estágios iniciais?

    Asma e Bronquite
    Sintomas

    Por

    A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é o conjunto de condições respiratórias formado por principalmente pelo o enfisema e pela bronquite. Ela torna a respiração mais difícil por causa da inflamação dos brônquios, canais responsáveis pelo transporte do ar, e do aumento da produção de muco.
    Causas e sintomas da DPOC
    As principais causas para o desenvolvimento da DPOC são o tabagismo e a exposição à poluição ambiental. Além da falta de ar, um paciente com DPOC pode sentir aperto no peito e sonolência em excesso. Febre, aumento da tosse e do muco, além de lábios e unhas azuis são outros sintomas da doença que merecem ser investigados.
    É possível e muito importante diagnosticar a doença precocemente. Ao se deparar com um ou mais sintomas da doença, procure um médico especialista. Sem o tratamento adequado, a DPOC pode se agravar e trazer grandes prejuízos para a qualidade de vida.
    Como funciona o diagnóstico
    “Indivíduos expostos a fumaças nocivas e fumantes há mais de dez anos que apresentam pigarro na garganta, mesmo sem cansaço ou falta de ar significativos, devem realizar um exame de imagem do tórax e espirometria”, afirma o pneumologista Ciro Kirchenchtejn. A espirometria mede a quantidade de ar que o paciente consegue inspirar e também a velocidade com que o ar circula no sistema respiratório.
    Esses dois exames são capazes de detectar alterações no corpo causadas pelo tabagismo. Feito o diagnóstico, é importante que o paciente promova mudanças em sua vida, já que alguns fatores podem piorar o quadro de saúde, como explica Kirchenchtejn. “O principal é continuar a fumar. Até os fumantes passivos têm risco aumentado de desenvolver ou piorar a DPOC. O aumento do trânsito e da poluição também contribuem para aumentar a incidência.”

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes