Por que espirramos quando estamos com alergia?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que espirramos quando estamos com alergia?

O espirro é uma reação natural do organismo que serve para expulsar agentes infecciosos e alérgicos, garantindo a proteção das vias respiratórias. “A função do espirro é expulsar, através de forte explosão de ar, corpos estranhos, como vírus, ácaros e poeira, impedindo, assim, a entrada desse material no interior do pulmão”, afirma a pneumologista Renata Viana.

 

Causas e sintomas de quadros alérgicos

 


Normalmente, os espirros de origem alérgica ocorrem
quando há exposição a algum fator alergênico (cheiros fortes, poeira, pelos de animais, ácaros, mofo, entre outros). Pode haver alívio do sintoma após a retirada do fator ambiental. “A presença de história familiar positiva para alergias também fortalece a possibilidade de causa alérgica para o espirro”, afirma Renata.

Os sintomas de alergias mais comuns, além dos espirros, são: obstrução nasal, coriza, coceira no nariz, sensação de inchaço na garganta, irritação ocular e lacrimejamento, inchaço ao redor dos olhos e boca. “Além disso, outros sintomas alérgicos podem estar associados, tais como dermatites, tosse e falta de ar”, afirma a especialista.

 

Como controlar espirros e alergias?

 


Frente a um quadro alérgico, é fundamental descobrir qual ou quais fatores desencadearam a crise. A partir da detecção do alérgeno, o contato com o mesmo deve ser evitado. Em geral, isso pode ser feito com as seguintes práticas: manter a casa arejada;
substituir a vassoura pelo aspirador de pó ou pano úmido; evitar acúmulo de roupas no armário e produtos com cheiros fortes (perfumes, sabonetes, desodorantes, produtos de limpeza); dentre outros.  

“Evitar fumar ou permanecer em ambientes com fumaça de cigarro e não deixar que animais de estimação fiquem em cima da cama e do sofá são outras recomendações importantes. Além desses cuidados, a lavagem nasal diária com solução salina isotônica (soro fisiológico 0,9%) ou outras medicações pode ser necessária para o controle dos sintomas”, completa a pneumologista.

 

Dra. Renata Cristina Teixeira Pinto Viana é pneumologista formada em medicina pela UNIFESO-RJ e com residência médica em pneumologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. CRM-SC: 14379

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Por que espirramos quando estamos com alergia?"

Paulo Sergio

Boa tarde, tenho esses sintomas de espirros sempre pela manha, as passa normalmente mais tem dias que fica muito forte e tenho tomado desloratadina, eu sou hipertenso e tomo lozartana 50mg, será que posso usar o soro fisiologico?

Denise

Eu tenho todos esses sintomas. Inclusive falta de ar..uma pergunta uso alenia diariamente posso me vacina contra febre amarela?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Denise, compareça a unidade de saúde mais próxima de sua residência, leve sua carteirinha de vacinação e informe os medicamentos que você utiliza, assim eles poderão te orientar adequadamente. Abraços.

Luiz Gonzaga

Tenho um problema respiratório, que para mim é muito sério. à noite para dormir deito sempre do lado direito, para desobstruir a narina esquerda sem entupir a direita e poder respirar, daí dormir mais ou menos. quando acordo virado para o lado esquerdo, estou quase sufocado com todo o sistema respiratório ressecado e entupido. Acho que respirei pela boca. viro para o lado direito e volto a dormir normal. É de morrer sufocado que tenho medo. Depois do ressecamento, o nariz começa a coçar e ai começam os espirros. Tomo Celestamine pra normalizar a questão dos espirros.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luiz, realize uma consulta para que o médico possa avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Melhoras.

undefined

tenho Asma e rinite alergica, tenho muita tosse quando estou no ar condicionada , entro num onibus ou troca busca de ambiente fechado e mudança brusca de temperatura uso cortizona ,lorotatina, alenia, aerolin. me sinto muito inchada com estas medicações. existe uma medicação sem este efeito colateral. sandra

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sandra, o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.