Por que a fumaça do cigarro é tão tóxica até mesmo para quem não fuma?


  • +A
  • -A

O tabagismo é uma das principais causas de morte evitáveis em todo o mundo. O fumo, seja por meio de cigarro, charuto ou cachimbo, prejudica a saúde do fumante por causa das substâncias presentes nesses produtos. Ele também afeta as pessoas que estão próximas, chamadas de fumantes passivas, que inalam a fumaça tóxica produzida pelo tabaco.

De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 66% da fumaça é lançada para o ambiente. Ao entrar em contato com ela, o fumante passivo está exposto a mais de quatro mil compostos. Desses, 40 são cancerígenos e 200 são tóxicos. A quantidade é similar à encontrada na fumaça tragada pelos fumantes.

Protegendo a saúde

“A fumaça atinge todos os cômodos de uma casa, mas afeta também que está dentro de um carro, restaurante ou escritório. Abrir a janela, instalar filtros e fumar em outro cômodo não são medidas eficazes para proteger outras pessoas da fumaça”, alerta o pneumologista Ciro Kirchenchtejn.

No Brasil, a chamada Lei Antifumo proíbe, desde 2014, o consumo de cigarros e outros produtos em locais fechados de uso coletivo, sejam eles públicos ou privados. A legislação tenta diminuir os casos de doenças causadas pelo fumo passivo, protegendo também os fumantes.

Os perigos do fumo passivo

As consequências do contato com a fumaça podem ser severas. “Crianças cujos pais fumam têm 1,5 vez mais chance de desenvolver asma com crises mais intensas, têm risco elevado de até 72% para doenças respiratórias e maiores chances de sofrer com a Síndrome da Morte Súbita”, explica Kirchenchtejn.

A situação não fica mais fácil para os adultos, já que aumentam os riscos de doenças cardiovasculares, como infartos e AVCs, além de câncer de pulmão. Contra esses problemas, a prevenção é a melhor escolha: não permita que fumem dentro de sua casa ou carro e evite deixar os filhos expostos à fumaça tóxica.

 

Dr. Ciro Kirchenchtejn é pneumologista formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua no Hospital Alemão Oswaldo Cruz em São Paulo. CRM-SP 50579

TAGS

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Por que a fumaça do cigarro é tão tóxica até mesmo para quem não fuma?"

Luiz Gonzaga de Souza

Eu larguei o cigarro faz 23 anos. Cheguei a fumar até 90 cigarros por dia e, quando isso acontecia, eu ficava quase sem respirar, no maior desespero. Daí me programei para largar de fumar e quanto mais me prometia parar, mais eu fumava, foi quando cheguei a três maços por dia. Então escolhi o dia 15.11, para deixar de fumar, por ser um dia nacional e, para que eu nunca pudesse esquecer desse dia. Escolhi o dia 15.11.1993. Parei. Então resolvi deixar de lado a vida sedentária de contador e passei a fazer exercícios físicos. Hoje, 23 anos depois, respiro vida às mil maravilhas.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luiz, parabéns por ter alcançado seu objetivo, hoje com certeza você respira o fruto da sua atitude no passado. Parabéns também pelo seu relato, pois certamente ele servirá de exemplo para outras pessoas. Abraços

Aline dos santos fagundes

Toda vez que eu passo por alguem fumando eu fico longe porque a fumaca e muito forte e faz mal para quem nao fuma 😧😟😱😲😕

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.