Pessoas com asma podem ter gatos em casa?

  • +A
  • -A

A asma é uma doença respiratória que provoca a inflamação e o estreitamento dos brônquios, que são os canais que levam ar aos pulmões. Durante as crises da doença, a passagem de ar fica comprometida, causando dificuldade para respirar, tosse seca, chiado e pressão no peito. Segundo o Ministério da Saúde, os fatores de risco da asma podem ser divididos em aspectos próprios do paciente, como genética e hábitos de vida, e condições ambientais, como poluição, fumaça de cigarro e pelos de animais. Então, será que ter gatos em casa pode ser perigoso para pessoas com asma? Descubra!

De acordo com o pneumologista José Eduardo Martinelli, os pelos dos gatos são extremamente alergênicos e, por serem muito finos, podem se distribuir facilmente por toda a casa, podendo provocar sérias crises de asma. A recomendação para os pacientes é, portanto, não ter gatos em casa.

Pacientes asmáticos devem evitar ter cachorros e gatos em casa


“É difícil isolar o animal e garantir que os pelos não se espalharão. Famílias que deixam os animais dormirem na mesma cama ou no mesmo ambiente podem piorar ainda mais essa situação. Pelos de outros animais, como cachorros, coelhos e cavalos, também podem desencadear alergias em pacientes com asma”, alerta o médico.

Outros agentes alergênicos que frequentemente provocam crises de asma são a exposição à poeira, ácaros, pólen, produtos químicos e ambientes frios e secos. Com a chegada do outono e do inverno, as crises tendem a aumentar e os sintomas de tosse seca e falta de ar podem se tornar mais frequentes, assim como as infecções virais

Para prevenir as crises, o Ministério da Saúde recomenda ainda que as pessoas com asma não fumem, evitem lugares com poeira, ácaro, fumaça, poluição ou agentes químicos e não façam exercícios em dias com baixa temperatura e umidade. Vale lembrar que, durante as crises, é fundamental o uso da medicação broncodilatadora orientada pelo seu médico.

Saiba diferenciar as crises de asma de infecções virais como o novo coronavírus


Diante da pandemia do novo coronavírus, é importante que os asmáticos
cumpram as medidas de proteção recomendadas, como permanecer em casa e lavar as mãos com água e sabão, e saibam diferenciar os sintomas da COVID-19 dos manifestados em uma crise de asma. “Esses pacientes podem apresentar sintomas que são semelhantes, mas o coronavírus tem características próprias. A dor torácica e a falta de ar sempre vêm associadas de febre alta, dor de garganta, perda do olfato e paladar. Normalmente, não acompanha chiado no peito, a não ser que o paciente tenha uma doença respiratória prévia”, explica o especialista.

 

Dados do Ministério da Saúde: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/asma

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
asma
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Pessoas com asma podem ter gatos em casa?"

undefined

Apenas queria deixar a minha dúvida .é assim tenho tosse seca que só aparece no verão e no inverno queria saber a que se deve

Rose

Tenho dpoc a mas de 3 anos E agora fico escarrando so sangue vivo e muito.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.