Um paciente tratando a asma pode desenvolver DPOC?


  • +A
  • -A

Depois de receber o diagnóstico da asma, é muito importante seguir as medidas indicadas pelo médico. O tratamento feito corretamente devolve a qualidade de vida do paciente, minimizando as crises de falta de ar e outros sintomas. Entretanto, o desenvolvimento da DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) durante o tratamento pode prejudicar o prognóstico do paciente. 

DPOC piora falta de ar em paciente com asma


Segundo o pneumologista José Roberto Megda Filho, a asma não se transforma em DPOC, nem facilita o desenvolvimento da doença. O que pode acontecer é o paciente asmático, durante o seu tratamento, ser diagnosticado também com DPOC. 

A DPOC é um conjunto de doenças formado principalmente pelo enfisema pulmonar e pela bronquite crônica e leva anos para se instalar. É causada quase exclusivamente pelo hábito de fumar e pelo contato com fumaça e outros tipos de poluição ambiental.

Essa dupla de doenças afeta as vias aéreas, formadas pelos brônquios e pelos bronquíolos. “Essa somatória de duas doenças acometendo o mesmo local prejudica muito o paciente porque aumenta o risco de falta de ar e de crises e aumenta o risco de destruição do tecido do pulmão. É uma somatória muito maléfica ao paciente”, alerta o especialista. 

Como é feito o tratamento da asma e da DPOC?


Para evitar que isso aconteça, é importante se dedicar ao tratamento proposto. “Quando o paciente tem as duas doenças, o tratamento deve ter
corticoide inalado e também o broncodilatador. A asma precisa do corticoide como primeira terapia, enquanto o broncodilatador é a base do tratamento da DPOC”, informa o pneumologista. 

Outra medida imprescindível para o sucesso do combate à DPOC é abandonar os cigarros. O fim do hábito de fumar reduz o ritmo da piora da saúde do sistema respiratório. Vale lembrar também da vacina da gripe, que evita que o paciente adquira um terceiro problema de saúde. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Roberto Megda Filho

Dr. José Roberto Megda Filho

Pneumologia

CRM: 147197 / SP

TAGS
asma
cigarro
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Um paciente tratando a asma pode desenvolver DPOC?"

Célia

Boa tarde Doutor,Gostaria de saber se DPOC tem cura ou até mesmo uma melhora significativa pode acontecer?Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Célia. Agradecemos seu comentário. Ainda não há cura para DPOC, mas tratamentos estão disponíveis, incluindo medicamentos, terapia de oxigênio e ventilação não invasiva, que podem controlar os sintomas e reduzir os riscos de complicações. Consultar o médico especialista com frequência, interagir, relatar todas dificuldades a ele e atentar-se às orientações prescritas nas consultas também ajudam a viver bem com a doença. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.