Outras alergias respiratórias podem ser confundidas com asma?

  • +A
  • -A

Quem nunca ouviu dizerem por aí que mudanças de tempo ou a chegada do inverno trazem crises alérgicas? Muito frequentes entre a população, as alergias respiratórias, como rinite, bronquite e sinusite, causam grande desconforto e irritação. Outra alergia respiratória comum é a asma. Caracterizada pela constrição e/ou inflamação dos brônquios, ela também se apresenta em crises e pode ser agravada pelo tempo ou por condições ambientais, como o contato com a poeira. Confira como diferenciá-la das outras alergias!

Asma tem como características a respiração curta e a ansiedade


Conversando com o pneumologista e geriatra José Eduardo Martinelli, é fácil ver que muitos dos sintomas da asma podem ser confundidos com os sintomas de outras alergias. “O paciente alérgico quando
entra em contato com certas substâncias irá desencadear um quadro que é comum a todas as alergias, com falta de ar, chiado e tosse, que é provocado por uma irritabilidade brônquica, desencadeada por uma broncoconstrição”, diz o médico. 

O que é muito característico da asma, no entanto, são a respiração curta e rápida, a necessidade de tomar fôlego constantemente para falar, além de angústia e ansiedade que surgem como consequência. Vale lembrar que a asma é uma doença que tem suas primeiras manifestações já na primeira infância. Logo, indagar o paciente adulto sobre isso é fundamental. “Não só o médico pneumologista, como qualquer médico socorrista que esteja no pronto-socorro tem que identificar esses problemas. Em dois minutos você pergunta para ele: você é asmático? Você sofreu com a asma quando criança?”, completa Dr. Martinelli.

Pacientes com asma podem acumular outras alergias respiratórias


É comum que
pessoas que têm asma desenvolvam ainda outras alergias respiratórias, como a bronquite e a rinite, o que pode acabar dificultando o diagnóstico. “As alergias respiratórias são comuns nos portadores de asma. Dificilmente você vai ter, por exemplo, um paciente com histórico de asma que não vai desencadear uma outra alergia”, explica o pneumologista. 

Outro ponto destacado pelo especialista e que é um quadro muito particular é a chamada asma cardíaca: “É uma insuficiência cardíaca que provoca uma congestão pulmonar com líquido, como se fosse um edema agudo inicial, que causa falta de ar, chiado e tosse. Muitas vezes, esses pacientes chegam no pronto-socorro e são confundidos com pacientes portadores de alergia respiratória, mas na verdade, quando se examina e conversa com o paciente, você sabe que ele está tendo uma asma cardíaca, e não uma asma brônquica alérgica”.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
asma
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Outras alergias respiratórias podem ser confundidas com asma?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.