O tratamento da asma é diferenciado para quem tem HIV?


  • +A
  • -A

O tratamento antirretroviral para controlar a infecção pelo HIV está muito eficaz atualmente, o que leva ao prolongamento da vida das pessoas que vivem com HIV, ocasionando assim o aumento das doenças crônicas presentes nesta população, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), câncer de pulmão, asma e hipertensão pulmonar.

A maioria das pessoas que vivem com HIV possuem asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), e quando a infecção por HIV for mal controlada ocasiona a piora dos sintomas e acelera o declínio da função pulmonar.

Em relação ao tratamento da asma em pessoas que vivem com HIV existe considerações específicas necessárias sobre o uso dos medicamentos tanto para asma como para o HIV, pois alguns medicamentos para tratar o HIV podem resultar no acúmulo de corticosteroides inalatórios (medicamento para asma) no corpo e aumentar o risco de pneumonia, aumentando a toxicidade do tratamento.

Por isso, é essencial que os médicos tenham a ciência sobre os riscos e os sintomas presentes nas doenças pulmonares, principalmente em pessoas que vivem com o HIV e tratamentos específicos para cuidar dessa população, junto com a realização de alguns cuidados comuns para quem tem asma como evitar se expor a poeiras, fumaça de cigarro, cheiros fortes, substâncias químicas, objetos de pelúcia, animais entre outros.

Informações: Central Saudável Saber

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
asma

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O tratamento da asma é diferenciado para quem tem HIV?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.