O que é agudização ou exacerbação da DPOC?


  • +A
  • -A
Imagem do post O que é agudização ou exacerbação da DPOC?

A doença pulmonar obstrutiva crônica, também conhecida pela sigla DPOC, é considerada um conjunto de problemas respiratórios, composta principalmente pelo enfisema pulmonar e pela bronquite crônica. Ela é causada,a na maior parte dos casos, pelo contato com a fumaça do cigarro e provoca a inflamação das estruturas por onde passa o ar, gerando falta de ar e dores no peito.

Entenda o que é a exacerbação

Alguns pacientes podem sofrer com a piora da doença e de seus sintomas, atingindo níveis ainda mais críticos do que o normal e levando à necessidade de uma mudança no tratamento adotado. É a chamada exacerbação ou agudização da DPOC. “As exacerbações podem ser precipitadas por vários fatores. A causa mais comum da exacerbação é a infecção viral ou bacteriana das vias aéreas inferiores ou superiores”, afirma o pneumologista Luis Renato Alves.

Outra causa menos comum é a exposição a poluentes ambientais. Existem ainda condições clínicas capazes de provocar a piora da doença pulmonar obstrutiva crônica, como pneumotórax, embolia pulmonar, arritmias cardíacas e uso de medicações que levem ao fechamento dos brônquios.

O tratamento deve começar logo

O problema deve ser rapidamente diagnosticado por um especialista, já que piora significativamente a qualidade de vida do paciente. “A exacerbação da DPOC acelera o ritmo de queda da função pulmonar e é a principal causa de hospitalização e mortalidade nos pacientes com DPOC”, alerta Alves. O pneumologista recomenda que o indivíduo saiba reconhecer os sintomas clínicos dessa condição precocemente e estabeleça medidas preventivas para evitar a ocorrência desse problema.

Entre as formas de tratamento estão o uso de broncodilatadores de curta ação, corticosteroides sistêmicos e antibióticos prescritos por um especialista. Em alguns casos, o médico diz que é necessário internar o paciente em uma unidade de terapia intensiva com suporte ventilatório. Para prevenir a exacerbação, os pacientes com DPOC devem manter as vacinas em dia, independentemente da gravidade do caso.

Dr. Luis Renato Alves é pneumologista formado pela Faculdade de Medicina da USP e atua em Ribeirão Preto (SP). CRM-SP: 122744.

TAGS
dpoc

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que é agudização ou exacerbação da DPOC?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.