O que é agudização ou exacerbação da DPOC?


  • +A
  • -A

A doença pulmonar obstrutiva crônica, também conhecida pela sigla DPOC, é considerada um conjunto de problemas respiratórios, composta principalmente pelo enfisema pulmonar e pela bronquite crônica. Ela é causada,a na maior parte dos casos, pelo contato com a fumaça do cigarro e provoca a inflamação das estruturas por onde passa o ar, gerando falta de ar e dores no peito.

Entenda o que é a exacerbação

Alguns pacientes podem sofrer com a piora da doença e de seus sintomas, atingindo níveis ainda mais críticos do que o normal e levando à necessidade de uma mudança no tratamento adotado. É a chamada exacerbação ou agudização da DPOC. “As exacerbações podem ser precipitadas por vários fatores. A causa mais comum da exacerbação é a infecção viral ou bacteriana das vias aéreas inferiores ou superiores”, afirma o pneumologista Luis Renato Alves.

Outra causa menos comum é a exposição a poluentes ambientais. Existem ainda condições clínicas capazes de provocar a piora da doença pulmonar obstrutiva crônica, como pneumotórax, embolia pulmonar, arritmias cardíacas e uso de medicações que levem ao fechamento dos brônquios.

O tratamento deve começar logo

O problema deve ser rapidamente diagnosticado por um especialista, já que piora significativamente a qualidade de vida do paciente. “A exacerbação da DPOC acelera o ritmo de queda da função pulmonar e é a principal causa de hospitalização e mortalidade nos pacientes com DPOC”, alerta Alves. O pneumologista recomenda que o indivíduo saiba reconhecer os sintomas clínicos dessa condição precocemente e estabeleça medidas preventivas para evitar a ocorrência desse problema.

Entre as formas de tratamento estão o uso de broncodilatadores de curta ação, corticosteroides sistêmicos e antibióticos prescritos por um especialista. Em alguns casos, o médico diz que é necessário internar o paciente em uma unidade de terapia intensiva com suporte ventilatório. Para prevenir a exacerbação, os pacientes com DPOC devem manter as vacinas em dia, independentemente da gravidade do caso.

Dr. Luis Renato Alves é pneumologista formado pela Faculdade de Medicina da USP e atua em Ribeirão Preto (SP). CRM-SP: 122744.

TAGS
dpoc

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "O que é agudização ou exacerbação da DPOC?"

Ricardo

Eu estou tendo crises e crises. Pois tenho dispneia intensa e apneia, Vou a médicos e os mesmos acabam não mandando para um especialista como PNEUMO. Isso vem me incomodando muito. Pois gostaria que tivesse algum tipo de medicação que pudesse assim melhorar mais.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ricardo, relate os problemas detalhadamente ao seu médico e converse com o mesmo sobre a possibilidade do encaminhamento para um especialista que trate o seu problema mais a fundo. Abraços.

Madalena

Tive asma bronquica em criança como diz minha mãe, aos 26 anos comecei a ter novas crises que graças a Deus fui curada com homeopatia antes que um alopata me matasse. E não tinha animal nenhum em casa. Desde meu tratamento com homeopatia só vim a ter uma crise bem leve aos 56 anos e graças a Deus minha irmã já era médica ( responsável e competente). Tenho gatos e cachorros em casa. Cuidado com oque falam pois alguns ignorantes vão achar que gatos são responsáveis por crises e as minhas eram simplesmente pela virada das estações.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Madalena, obrigado por compartilhar seu comentário conosco.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.