O que acontece com os pulmões na hora de uma crise de asma?


  • +A
  • -A

A asma é uma das doenças pulmonares mais comuns, atingindo cerca de 10% da população brasileira. Ela causa a inflamação dos tubos que levam ar para os pulmões, chamados de brônquios, e é originada por inúmeros fatores, como exposição a mofo, ácaros, fungos, poeira, pelos, fumaça de cigarro, mas também a medicamentos e a baixas temperaturas.

Entendendo uma crise asmática

As crises asmáticas são desencadeadas pelo contato com agentes que irritam e provocam a inflamação dos brônquios. “O fluxo de ar se reduz nas vias aéreas devido ao inchaço na mucosa, à produção de muco e ao espasmo da musculatura que envolve os brônquios.”, explica o pneumologista Ciro Kirchenchtejn. Assim, os pulmões deixam de receber oxigênio, fundamental para o funcionamento do restante do corpo.

As crises de asma podem ocorrer em diversos níveis. Boa parte delas é leve e demora alguns dias para progredir e se tornar grave. Nestes casos, cansaço, dor no peito, tosse ao rir e temperatura corporal acima de 37 graus são alguns dos sintomas que requerem atenção. Em casos mais graves, é preciso procurar ajuda médica imediatamente. Os sintomas são: dificuldade em respirar, pele com coloração roxa ou azulada, cansaço extremo e confusão mental.

Vivendo bem com asma

Apesar de não ter cura, a doença deve ser tratada e controlada. “A espirometria, ou prova de função pulmonar, pode detectar a dificuldade no fluxo de ar nos pulmões, auxiliar no diagnóstico e mensurar sua gravidade”, afirma o pneumologista. Ele ainda diz que a asma pode estar num nível preocupante se o paciente apresentar os sintomas por três vezes na semana e ter necessidade de utilizar medicação broncodilatadora.

Existem ainda cuidados básicos que pessoas com asma devem seguir, como alerta Kirchenchtejn: “Os asmáticos devem procurar viver em ambientes com pouco pó e mofo, serem vacinados para gripe, nunca fumar e evitar o tabagismo passivo.”

Dr. Ciro Kirchenchtejn é pneumologista formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua no Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP. CRM-SP 50579

TAGS
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

34 comentários para "O que acontece com os pulmões na hora de uma crise de asma?"

Denize Baccarin

Sou ex funcionário,tenho bronquite asmática e DPOC,já faço tratamento a três anos,não tenho crises,mas estou sempre em contato com minha medica e fazendo exames,por enquanto tudo controlado,agradeço a explicar,será muito útil para uma qualidade ainda melhor de cuidados.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Denize, ficamos felizes que tenha gostado! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Macelon Alves de Miranda

Gostei das informações, gostaria de receber o mesmo sobre enfisema pulmonar.AgradeceMacelon a. Miranda

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcelon, segue o link de acesso a matérias sobre esta doença:
https://cuidadospelavida.com.br/busca/enfisema%20pulmonar
Abraços.

Aridiana

Gosto muito desses imail pois me ajuda muito obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Aridiana, ficamos felizes que esteja gostando! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

JOAQUINA vILAS bOA

SOU ASMATICA DESDE INFÂNCIA, MAS ESTÁ CONTROLADA, RARAMENTE USO UM CORTICOIDE, RECEITADO PELO MEU MÉDICO.

Paulo Oliveira

Olá tenho bronquite cronica, depois de passar por uma consulta, o doutor me recomendou o ALENIA 12×400 para tomar, infelizmente minha bronquite ataca quando baixa a temperatura, faço natação 3 vezes na semana mas não é o bastante para me aliviar, por isso tenho que fazer uso sempre do ALENIA, minha pergunta é; Se eu fizer uso diário desse medicamento posso ter problemas futuros??? Um grande abraço!!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Paulo, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Ros Machado

Sou asmática desde dos 3 anos de idade hoje com 64 anos e tabagista.Já tenho efizema e não consigo parar de fumar nem com ajuda do bandaid.Como posso me ajudar quero e preciso muito para de fumar mas não tenho o principal força de vontade e perseverança em VOU PARAR preciso de ajuda.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ros, exatamente, ter força de vontade é essencial para conseguir largar o cigarro. Segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/qual-melhor-forma-largar-cigarro
Abraços.

luciana de cassia

gostei da matéria pois tenho bronquite asmática e tava com medo de tomar a vacina de gripe por causa da reação

Alessandra Santanna De Souza

Adorei essas informações, pois tem duas pessoas na minha familia que tem asma. Parabéns pela matéria!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Alessandra, ficamos felizes que você tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Regina Araujo

Sou asmática e já ando com crise há mais de 5 meses. Minha capacidade pulmonar e de 40%. Tomo vários remédios e nenhum responde. No exame dr sangue deu 480 de isinofolo. Meus médicos vão entrar com um remédio chamado Nucala . No momento respiro a base de cortisona. Qualquer opinião sempre é bem vindo. Obrigado.

Sirlene

Bom dia tenho bronquite asmática desde pequena. Muito ruim essa doença uso Alenia 400 faz pouco tempo. Esse medicamento faz algum mal fazendo uso frequente?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sirlene, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

ROSELI

Sou asmática, porém a muito tempo não atacava minha asma, nem lembrava mais que tinha, ai no ano passado fui parar na UTI, com insuficiência respiratória, e já estou morrendo de medo do frio que esta chegando, alguma dica para ajudar a prevenir ela ainda mais? a Vacina da gripe nos ajuda no inverno? Esse ano irei tomar ela pela primeira vez.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Roseli, segue o link de uma de nossas matérias com informações pra você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/asma-dicas-evitar-frio
Abraços.

Roberta

Gostei muito do comentário tenho bronquite asmática estou em crise e minha Alergista me receitou o medicamento alemão 12/400. Mas prelobe eaerolin e vou ter que fazer uso de vacina pois sou muito alérgica estou crise de alergia fiquei muito arriada estou melhor. Mas qualquer coisa agora me ataca fumaça produtos de limpeza mudança de temperatura.

Danilo

Mim cadastrei mas não recebi o cartão

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Danilo, no site existe um cartão para impressão contendo os dados pessoais cadastrados. Realize seu login, digitando CPF e data de nascimento. Selecione o item “Minha carteirinha” e realize a impressão. Abraços.

Sidnei

Bom dia. Gostaria de uma explicação a respeito de uma sintomas que venho sentindo nos últimos meses. A aproximadamente 1 ano, comecei a sentir fortes dores no peito, na garganta, esôfago. Procurei o Cardiologista, Pneumologista, fiz todos os exames e não acusou nenhuma alteração. A dor continua. Procurei um gastro, fiz uma endoscopia, acusou esofagite, gastrite e duodenite. Fiz tratamento por 3 meses, mas a dor continua. A dores aparecem quando faço esforço físico, ansiedade e friagem. Posso estar desenvolvendo uma Asma? Aguardo resposta. Obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sidnei, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Margarida Silva Sousa

Gostei muito dessas informações foram importantes para mim eu agradeço pois o asma é muito difícil na nossas vidas no Dias de hoje Hoo..

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Margarida, ficamos felizes que tenha gostado! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços

Nazaré do socorro Gonçalves

Estou muito grata pelas informações,minha mãe tem bronquite asmática há vários anos,e essas informações são de grande valia.obrigada mesmo….

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Nazaré, ficamos felizes que tenha gostado! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços

Pedro

Muito bom te essas orientações desse programa pela vida show..

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Pedro, ficamos felizes que esteja gostando! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Dino Mendes

tenho bronquite asmático,gostaria de saber se tem alguma lei que favorece de alguma forma ao portador desse problema de saudê. devido a minha idade 55 anos eu tenho crise todos os dias, e tenho que prove o sustento para minha família e não esta sendo facil

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Dino, você pode verificar com o médico do trabalho ou com um perito do INSS se o seu quadro pode ser indicativo para aposentadoria. Abraços.

Alexandre couto

sou cadastrado no programa cuidados pela vida,queria saber se só com o CPF, consigo os descontos nas farmácias.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Alexandre, sim, basta apresentar o CPF cadastrado nas farmácias credenciadas ao Programa. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.