O que são nebulizadores? Eles podem auxiliar o tratamento da asma?


  • +A
  • -A

Falta de ar, tosse, cansaço e chiado no peito são os principais sintomas da asma. A doença é um dos problemas respiratórios mais comuns entre a população e suas crises podem prejudicar bastante a rotina dos pacientes. Tratar a asma é a principal forma de evitar que isso aconteça e, em alguns casos, é possível recorrer ao uso de nebulizadores para auxiliar no tratamento.

Nebulizadores permitem um início de ação  mais rápido das medicações


“Nebulizadores são equipamentos que possibilitam administrar algum tipo de medicamento sob a forma de vapor. Desta forma, a medicação é inalada e consegue atingir diretamente os pulmões, propiciando um início de ação mais rápido”, explica a pneumologista Lívia Bissoli. Neles, podem ser colocados, principalmente,
medicamentos broncodilatadores, bastante utilizados no tratamento da asma.

“Quando utilizados com medicação broncodilatadora, os nebulizadores auxiliam, principalmente, no tratamento de resgate das crises asmáticas”, afirma a médica. Os broncodilatadores atuam contra o estreitamento das vias aéreas, permitindo a chegada do ar nos pulmões e aliviando a tão incômoda falta de ar.

Corticosteroides inibem a reação inflamatória das vias aéreas


No entanto, é importante ressaltar que, se os sintomas da asma se tornarem persistentes, os corticosteroides inalatórios podem se tornar uma opção mais eficaz para o controle dos sintomas. Os corticosteroides, colocados principalmente nas bombinhas, agem de forma preventiva às crises, diminuindo a reação do corpo aos
gatilhos das crises de asma e, assim, impedindo o processo inflamatório das vias aéreas.

Além do tratamento medicamentoso, existem ainda outras atitudes importantes para o controle da asma. “Medidas como higiene ambiental, controle das comorbidades, vacinação e atividade física são grandes aliados ao tratamento da doença”, cita Dra. Lívia. A pneumologista lembra ainda que o paciente deve seguir as orientações médicas e aprender a reconhecer os sintomas de uma crise para iniciar o tratamento de resgate rapidamente.

Dra. Lívia Bissoli é pneumologista, graduada pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e atua em Jundiaí e São Paulo. CRM-SP: 139689 – draliviabissoli.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "O que são nebulizadores? Eles podem auxiliar o tratamento da asma?"

Rubens

Olá, o corticoide é um tratamento que pode trazer efeitos colaterais, inclusive estou com suspeita de uma catarata precoce provocada pelo uso continuo de corticoide, mito ou verdade????

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rubens, todo medicamento tem seus efeitos colaterais. O uso prolongado e contínuo pode trazer riscos. É importante conversar com seu médico para avaliar os riscos que o medicamento prescrito pode trazer, e se for preciso, buscar outras alternativas. Abraços.

Marcelo Pantiga

Qual o remédio mais indicado para a prevenção da Asma?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marcelo, segue um trecho retirado de uma de nossas matérias: “O paciente pode utilizar medicamentos de uso contínuo, a fim de diminuir a irritação dos brônquios causada por agentes alérgenos e, assim, impedir o surgimento de sintomas. Já os broncodilatadores podem ser usados para aliviar crises. No entanto, é importante evitar permanecer em ambientes com poeira, ácaros e de ter contato com a poluição atmosférica.” É sempre importante ressaltar que a consulta médica é indispensável, e o tratamento com medicamentos deve ser prescrito por um profissional. Segue abaixo o link da matéria na integra. Abraços!

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/existe-alguma-maneira-prevenir-asma

Carime Sader

Dra. Imóvel é possível, fazer exercício físico se com a asmas, vc tem falta de ar, tosse, cansaço e chieira. Isso lhe dá fraqueza. A asmas tem cura?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carime, a asma é considerada um problema reversível e, fora das crises, os pacientes realizam normalmente as atividades do dia a dia, desde que realizem o tratamento adequado. O pneumologista Ramiro Sienra informa que você pode fazer atividades físicas mesmo sendo diagnosticado com asma. No entanto, se a falta de ar for muito limitante, a atividade deve ser interrompida até o equilíbrio da doença. Converse com seu médico, ele pode verificar um medicamento para antes do início do exercício. Lembrando que atividades físicas fazem bem para o corpo todo, desde que realizado corretamente e supervisionado por um especialista da área. Parabéns pela busca na qualidade de vida. Abraços.

Adilon

Olá tem o bronquite asmática diariamente faço tratamento e mesmo assim todos os dias tem um em cómodo da asma , Já não sei mais o que fazer …

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Adilon, asma e bronquite são quadros distintos, mas que se assemelham quanto aos sintomas e local de atuação, converse com o médico que prescreveu o tratamento, explique os sintomas. Temos uma matéria falando sobre esse assunto em https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/bronquite-asma-mesmo-tempo. Desejamos melhoras.

Claudia Regina Gomes Buzatti

Bom dia!!Qual tipo de vacina devo tomar, tenho asma, e qto ao alenia tenho usado nos dias que me sinto pior, pois passo a ter câimbras e aceleração cardíaco. É normal estes dois sintomas?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Claudia, é necessário conversar com seu médico sobre qual vacina é indicada para você. Para pacientes cadastrados no programa Cuidados Pela Vida possuem o Saudável Saber que é um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h, via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los gratuitamente através do número 0300 118 1006 para verificar informações a respeito do seu tratamento e sobre os sintomas apresentados. Desejamos sucesso em seu tratamento.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.