Jovem paulista consegue controlar asma após anos sem diagnóstico


  • +A
  • -A
Imagem do post Jovem paulista consegue controlar asma após anos sem diagnóstico

A asma é uma doença crônica que causa, principalmente, dificuldade para respirar, devido ao estreitamento das vias aéreas causado por inflamação. Por mais que a condição possa nunca sumir definitivamente, o tratamento adequado e contínuo consegue controlar os sintomas e crises, garantindo ao paciente uma boa qualidade de vida.

Sinais da asma podem aparecer ainda na infância


Os sinais da asma podem se manifestar em qualquer momento da vida, inclusive durante a infância. Foi o que aconteceu com a jovem Jéssica R. C., de 19 anos, que vive em Embu-Guaçu (SP). Apesar de ter sido diagnosticada com asma há cerca de quatro meses,
os sintomas da doença já a acompanham desde pequena.

“Desde nova eu tenho as sensações que me fizeram ser diagnosticada com asma. Apesar do meu quadro ser considerado leve, fico muito cansada rápido, mesmo com pequenos esforços, e com falta de ar. Iniciei um tratamento com remédio há pouco mais de um mês e já estou me sentindo bem melhor, com as crises mais controladas”.

Acompanhamento médico é fundamental para diagnóstico e tratamento da asma


Jéssica conta que jamais imaginou que tivesse asma. “Me consultei uma vez com um médico que me perguntou se eu tinha asma e eu disse prontamente que não. Tempos depois fui atendida pelo profissional que hoje acompanha meu tratamento (que, por sinal, é maravilhoso) e ele me fez o mesmo questionamento. Foi aí que descobrimos que de fato eu tenho asma”, conta.

Portanto, a consulta com o especialista é essencial tanto para o diagnóstico quanto para a sequência do tratamento da asma. “A monitoração da doença em consultas regulares pode prevenir exacerbações da mesma, uma vez que são abordados temas como o uso correto do dispositivo inalatório, combate a alérgenos e desencadeantes, além do controle de morbidades que pioram a asma”, afirma o pneumologista Ramiro Sienra.

Dr. Ramiro Sienra é pneumologista, formado pela Faculdade de Medicina da USP e atende em São José dos Campos (SP). CRM-SP: 139797

Foto: Shutterstock

TAGS
asma
respiracao
superacao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Jovem paulista consegue controlar asma após anos sem diagnóstico"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.