O que é insuficiência respiratória? Quais são os sintomas?


  • +A
  • -A

A insuficiência respiratória é uma condição na qual o sistema respiratório não consegue mais realizar as trocas gasosas de maneira adequada, prejudicando todo o funcionamento do organismo. Em resumo, o corpo não consegue mais respirar corretamente sem ajuda. O pneumologista Franco Martins dá mais detalhes sobre esse grave problema, que pode ser causado pela DPOC.

DPOC pode provocar insuficiência respiratória


“Os sintomas da insuficiência respiratória são
falta de ar, aumento da frequência respiratória, ansiedade, tontura, palpitação e queda do nível de consciência, podendo levar ao óbito”, lista o especialista. Segundo o médico, vários fatores podem causar o quadro, uma vez que o funcionamento da respiração é complexo e envolve muitos órgãos do corpo.

As causas principais da insuficiência respiratória são infecções, alterações do sistema nervoso central e obstruções dentro das vias aéreas. “Podemos citar pneumonia, embolia pulmonar, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio, tuberculose, obesidade, aspiração de corpo estranho, intoxicação por fumaça ou produtos químicos e câncer”, informa Dr. Franco Martins.

Tratamento da insuficiência respiratória


Segundo o pneumologista,
tomar vacina da gripe e da pneumonia, manter uma boa alimentação, ter boas noites de sono e fazer exercícios físicos são pilares de uma vida saudável e evitam o desenvolvimento de doenças que causam a insuficiência respiratória, como pneumonia, DPOC, enfisema pulmonar e infarto.

Para o médico, o quadro deve ser identificado rapidamente para que o tratamento seja iniciado imediatamente, já que se trata de uma urgência. “Regularizar os níveis de oxigênio é o passo principal, por meio da descoberta e intervenção na causa do problema. Considerando que os níveis de oxigenação estão baixos, é possível ofertá-lo por cânulas nasais, máscaras e, em casos graves, intubação orotraqueal”, afirma. O objetivo é evitar que uma queda prolongada nos níveis de oxigênio causem sequelas graves, principalmente neurológicas.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Franco Martins

Dr. Franco Martins

Medicina do Sono

CRM: 138476 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "O que é insuficiência respiratória? Quais são os sintomas?"

ALBA J.oliveira

Tem horas que parece, minhas narinas com dificuldade de entrar ar,tive pneomonia à um mês, más ainda tenho tosse às vezes,sinto pouco cansada,meu coração acelera às vezes quando fico assim.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Alba. Buscar atendimento médico é crucial para identificar a causa dos sintomas e assim iniciar o tratamento adequado. Dessa forma é possível trazer maior controle dos sintomas e melhor qualidade de vida para você. Abraços.

Yasmim Mendonça

Boa noite tenho dificuldade para puxar o ar e sinto dores no tórax puxando para as costas do lado esquerdo

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Yasmim. É crucial para sua saúde que você busque atendimento médico afim de identificar a causa dos sintomas, e assim iniciar o tratamento mais adequado para você. Continue nos acompanhando para receber mais informações e matérias sobre saúde, doenças e tratamentos. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.