Infecções respiratórias podem ser mais graves para quem tem asma?

  • +A
  • -A

As infecções respiratórias estão entre os problemas que mais frequentemente afetam a saúde humana. É o caso da gripe, do resfriado e da pneumonia, por exemplo. No entanto, pacientes asmáticos precisam ter mais atenção e reforçar os cuidados com a prevenção dessas condições, já que elas podem dificultar o controle da asma

Infecções respiratórias facilitam crises de asma


“As infecções respiratórias mais comuns nos pacientes com asma são as mesmas da população em geral: infecções virais, como
gripe e resfriado“, afirma o pneumologista Paulo Faleiros. “Essas infecções respiratórias podem causar uma inflamação maior nas vias aéreas inferiores, desencadeando crises de asma, que, como sabemos, podem ser leves ou até mesmo fatais”, completa o médico. 

Ou seja, desenvolver alguma infecção respiratória prejudica o tratamento da asma, além de expor o paciente aos sintomas da doença descontrolada: durante as crises, os pacientes apresentam tosse e dificuldade para respirar, além de dores e chiado no peito.

Saiba como se prevenir da gripe e do resfriado


De acordo com o especialista, a melhor atitude que um paciente pode adotar é procurar se prevenir dessas infecções, que não têm tratamento direto, apenas dos sintomas. “Para evitá-las, sempre devemos  lembrar de lavar as mãos ou passar álcool em gel de maneira correta, não ficar colocando as mãos na boca, nariz ou olhos”, recomenda Dr. Faleiros. 

É fundamental também manter uma rotina saudável, se alimentando bem e praticando exercícios físicos regularmente. Além disso, é importante sempre espirrar ou tossir em um lenço ou no antebraço para não propagar o vírus da gripe ou do resfriado pelo ar, evitando que outras pessoas sejam contaminadas. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Paulo Faleiros

Dr. Paulo Faleiros

Pneumologia

CRM: 123869 / SP

TAGS
asma
bronquite
gripe
pneumonia
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Infecções respiratórias podem ser mais graves para quem tem asma?"

ione maria freitas

Boa tarde meu peito chia muito e espiro muito piora mais a noite que sera isso e sou muito alegica cheiro de tudo eu espiro com perfume etc me esplica que isso . OBRIGADA

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ione. O ato de espirrar em excesso pode está relacionado a um quadro alérgico. Por isso, é muito importante que procure um especialista, pois após uma avaliação médica você terá um diagnóstico adequado. Torcemos por sua melhora!

Ivani

Faço tratamento com alenia a maus de 2 anos muito difícil eu ter crise eu estou no grupo de risco do corona vírus?

Júlio César

Olá, queria saber quando eu tusso bem forte Vem catarro transparente e catarro fica em comodando na garganta Queria saber que medicamento devo toma

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Júlio. Segundo Dr Alexandre “a eliminação do pigarro na garganta pode ser feita de diferentes maneiras. A mistura de água com meia colher de chá de sal para gargarejo é uma delas. Neste caso, a água salgada ajuda a diluir o muco, ficando, assim, mais fácil se livrar dele”. Caso os sintomas persistirem, aconselhamos que passe por uma avaliação médica, pois dessa forma você terá um diagnóstico específico. Estimamos melhoras!

IVa Santos Fonseca

Olá,boa noite gostaria de saber se pode ser tratar a pneumonia com remédios para gripe ou resfriado e se pode vim a deixar alguma sequela ou algo do tipo? obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, IVa. Não é recomendado que o paciente se automedique para não agravar o caso, o ideal é consultar o especialista e seguir o tratamento. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.