Existe alguma forma de prevenir a rinite no dia a dia?


  • +A
  • -A

A rinite uma inflamação da mucosa que reveste o nariz internamente, chamada de mucosa nasal. O problema respiratório é caracterizado pela presença de um ou mais sintomas, entre os quais é possível destacar a obstrução nasal, coriza, espirros, prurido e a perda parcial da capacidade de sentir cheiros, conhecida como hiposmia.

Manter a casa limpa ajuda a evitar sintomas da rinite


Existem diversas formas de
prevenir as crises de rinite no dia a dia e muitas delas são atitudes em relação à limpeza da própria casa. “Usar diariamente aspiradores de pó ou panos úmidos em toda residência, principalmente nos locais onde há permanência por mais tempo, manter a residência ventilada e tomar sol na parte do dia” são algumas das dicas do otorrinolaringologista Silvio Keniti Iwamura.

Caso seja possível, é importante que o paciente não permaneça em casa nas horas de limpeza para evitar o contato com os alérgenos, substâncias capazes de desencadear as crises. Não sendo possível, é necessário improvisar uma máscara com pano úmido. Os travesseiros e os colchões, até mesmo os de espuma, devem ser revestidos com um material plástico ou impermeável e o cigarro deve ficar bem longe da casa.

Substâncias com cheiro forte devem ser evitadas na hora da limpeza


Alguns produtos de limpeza devem ser manuseados com cuidado para
evitar uma crise de rinite. “Não aplicar nenhum inseticida em casa, assim como evitar desinfetantes de cheiros fortes, fumaças, gasolina e ceras e tomar muito cuidado com o manuseio do cloro ativo na presença de quem tem rinite”, explica o especialista.

Outra recomendação de Iwamura é evitar manter animais no interior da casa. Muitas vezes, isso não é possível, mas dá para driblar o problema. “Podemos minimizar os efeitos, pois não é apenas o pelo dos animais que desencadeiam a rinite alérgica. Os pelos podem ter ácaros, fungos, pó doméstico e pólen”, lembra o médico. Por isso, é preciso deixar cães e gatos sempre limpos e pedir aos funcionários do petshop para evitar o uso de xampus e produtos com cheiro forte.

Dr. Silvio Keniti Iwamura é otorrinolaringologista, graduado pela Universidade São Francisco e especializado no Instituto Felippu de Rinologia, Otorrinolaringologia e Base de Crânio. CRM-SP: 73821

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Existe alguma forma de prevenir a rinite no dia a dia?"

Expedito Sales Marinho

boa tarde tenho 70 anos logico c/ cara de 55 .mas tenho sim uma bronquite hereditária mas não muito forte um pouco agressiva quando ataca.aspiro uso halênia 40ml tenho também uma bronquectasia estabilizada , estou fazendo uma serie de exame de sangue para investigar o diagnóstico da causa dessa alergia e espirros quase constantes . que vai de de uma função pulmonar até apreciação através de exame de sangue o qual é imuniglobulina A e ege. mas minha pressão é boa .O.B.S tomo medicamento pressão .os medicamentos também pode levar um risco alto de situações alérgicas?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Expedito, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Luciana Lebarbenchon

Boa tarde! Minha filha vai fazer 8 anos agora em abril e tem rinite. Mês passado a imunoglobulina E deu 606KU/L. Iniciamos há 1 mês e meio homeopatia. Deu uma melhora, mas ela está sempre com uma das narinas obstruidas. Ela tem adenóides meio grandes. Gostaria de saber se pode operar com essa idade, se melhoraria a situação dela. São constantes as dores de garganta, espirros , coceiras nos olhos etc. Eu sofro com isso. Ela mastiga com dificuldade. Dorme com a boca aberta. Os dentes definitivos, os quatros que nasceram na frente estão meio tortos. Usa nas crises desloratadina 5ml, as vezes uma vez num único dia resolve. E as vezes Busonid. Esse soube que tem corticoides, por isso não é bom. Infelizmente, nosso apartamento não entra luz e a ventilação é precária. Têm muito mofo e umidade. Moramos no térreo, logo abrir a janela aumenta a poeira. Preciso de orientações.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.