Fibrose pulmonar: como funciona o tratamento para a doença que causa dificuldades na respiração?


  • +A
  • -A

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), estudos científicos internacionais apontam que a fibrose pulmonar atinge entre 10 a 20 pessoas, em um universo de 100 mil indivíduos. A doença consiste na inflamação do tecido alveolar, que realiza as trocas gasosas do corpo, mas acaba sendo substituído por um tecido de cicatrização, conhecido como fibrose.

O problema ataca os alvéolos pulmonares, responsáveis pelas trocas de gases, e se manifesta sob a forma de tosse seca e dificuldade para respirar. “Em longo prazo, esses sintomas podem se intensificar, com baixa oxigenação no sangue e piora importante da falta de ar, em alguns casos aos mínimos esforços e até mesmo no repouso” alerta o pneumologista Rodrigo Athanazio.

Sem cura para casos avançados

Segundo o médico, em casos avançados, ainda não há uma cura para a doença porque a lesão é irreversível. Entretanto, se o problema for diagnosticado antes que a fibrose se estabeleça, torna-se possível combater a causa da inflamação do tecido. Desta forma, a doença não avança e o paciente mantém sua saúde num nível estável.

“As áreas de inflamação aguda são tratadas com drogas anti-inflamatórias, que incluem os corticoides. Existem alguns remédios que podem melhorar a tosse e se o paciente estiver com oxigenação baixa, devemos prescrever oxigenoterapia domiciliar”, afirma Athanazio. Para prevenir o surgimento da fibrose pulmonar, ele recomenda evitar o tabagismo e a exposição a mofo e substâncias químicas presentes em algumas indústrias.

O pneumologista ainda diz ser importante diferenciar a doença de outro problema pulmonar: “A fibrose cística se caracteriza por uma alteração genética em que o corpo produz uma secreção pulmonar (muco) mais espessa e pode levar a uma infecção respiratória de repetição e dilatação dos brônquios.”

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Rodrigo Athanazio

Dr. Rodrigo Athanazio

Pneumologia

CRM: 122658 / SP

TAGS
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

26 comentários para "Fibrose pulmonar: como funciona o tratamento para a doença que causa dificuldades na respiração?"

jose maria gomes

minha situação atual é estável, faço oxigenoterapia, procurando manter uma respiração satisfatória após esforços que assim exigem.

Laila

Eu gostaria de saber mais sobre o tratamento. meu pai foi diagnosticado com a doença e estamos perdidos.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Laila, como informa o Dr. Rodrigo Abensur Athanazio: “As áreas de inflamação aguda são tratadas com drogas anti-inflamatórias, que incluem os corticoides. Existem alguns remédios que podem melhorar a tosse e se o paciente estiver com oxigenação baixa, devemos prescrever oxigenoterapia domiciliar”. O médico do seu pai poderá orientar sobre o tratamento ideal para o caso dele.
Desejamos sucesso no tratamento. Abraços.

Gil Ricardo de Souto

Sinto muitas dores no peito e nas costas tive tuberculose e em uma tomografia mostrou uma pequena fibrose causada pela sequela, mais o médico não deu importância nenhuma e disse que essas dores não são causadas por isso .. Não sei mais o que fazer já fiz vários exames e não sei o que fazer …… fiz endoscopia, espirometria, eco, exame de coluna, ultra do estômago que deu 2 pedrinhas nos rins que pediram apenas pra que tomasse muita água….. preciso de ajuda

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gil, marque uma consulta com o pneumologista para que ele possa passar o tratamento certo para o alívio dos sintomas. Melhoras.

Cristiane Raquel

Boa tarde tenho esclerodermia sistema, esôfago comprometido , ,tenho Reno, hipertensão pulmonar 45, probleminha no coração e que digamos a portinha que abre fecha do coração não tá fechando certinho deixa passa um pouco de sangue e tenho sopro tbm ,só que ando sentindo utimamente um encomodo nas costas em cima do lado esquerdo das costas e como se tivesse algo tipo uma estaca enterrada nas costa e fico preocupada pensando o que pode ser ,tenho falta de ar ao menor esforço .gostaria de saber os sintomas que pode aparecer a quem tem fibrose pulmonar obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cristiane. Para identificar a causa dos sintomas relatados é necessário uma consulta presencial, após exames será indicado a causa e o tratamento mais adequado para você. Dessa forma é possível amenizar os sintomas e trazer melhora na sua qualidade de vida. Abraços.

Déia

Meu filho está em tratamento da tuberculose que vai terminar no mês de julho, será que ele corre o risco de desenvolver uma fibrose pulmonar.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Déia. Em algumas situações é possível identificar a causa da doença, no entanto, na maioria dos casos, permanecem desconhecidas. Existem alguns fatores e contribuem para o desenvolvimento da doença; Exposição prolongada a contaminantes ou poeiras, exposição a ambientes poluídos, tabagismo e até origem genética, como acontece com a fibrose pulmonar familiar. Continue nos acompanhando para receber mais dicas sobre saúde e tratamentos. Abraços.

Diva Maria

Já faz uma semana que estou com dor nas costelas e também nas costas sou uma pessoa muito resecada será que pode ser gases

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Diva. Agradecemos por compartilhar seu comentário. Só possível fazer o disgnóstico correto diante de uma consulta presencial, converse com seu médico para que ele possa identificar a causa dos sintomas e indicar o tratamento adequado. Até a próxima.

Elizabete moreira

Fui diagnósticada que sou poradora de fibrose pulmonar. Tenho tosse e cansaço, já fiz ressonância, esperometria e exames do coração.Estou tomando corticoide e já tomei várias vacinas e estou encontrando dificuldade para conseguir as que depende do sus.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elizabete. Agradecemos por compartilhar seu relato. Para combater a doença de forma eficaz é muito importante ter acompanhamento médico para que seja indicado o tratamento mais adequado. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até a próxima.

Ana Galán

Minha mãe teve fibrose pulmonar intersticial por 8 anos. Nos últimos 2 anos usou oxigenio permanentemente. A causa foi a alergia a aves e o cigarro, ela nunca fumou, foi fumante passiva. Falesceu aos 61 anos. Foi uma doença progressiva e mortal.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana. Lamentamos sua perda. A fibrose pulmonar é uma doença séria e o acompanhamento médico é muito importante para combater os sintomas de forma eficaz. Continue nos acompanhando para receber mais matérias e informações como essa. Até mais.

madalena

Sofri uma pneumonia e depois de alguns tempos fiz RX deu atelectasia. Gostaria de saber se preciso fazer algum tipo de tratamento. Pois meu médico nunca me orientou em nada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Madalena. Você deve consultar um pneumologista para que, diante de uma consulta presencial, seja indicado o tratamento mais adequado para você. Até logo.

Valderez frança da cunha

Tenho DPOC mas estou sentindo muitas dores nas costas e tosse seca e cansaço até mesmo em repouso uso alenia

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Valderez. O pneumologista Dr Mauro Gomes, afirma que, a DPOC não tem cura, mas seus sintomas têm tratamento. O tratamento capaz de melhorar os sintomas e evitar as crises de falta de ar da DPOC muitas vezes se baseia no uso de medicamentos. Converse com seu médico para que ele reavalie o tratamento atual, para que, se necessário seja readequado ou indicado outro tratamento mais eficaz. Até a próxima.

Valderez frança da Cunha

Tenho DPOC mais sinto muita tosse seca ,dores nas costas mesmo em repouso

Andreia

Ola Dr. Tenho muita falta de ar ..tao forte que chego a ter desispero..o que devo fzer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Andreia. Para identificar a causa e o tratamento mais adequado para você, é muito importante que você busque uma consulta com o pneumologista. Após uma consulta presencial ele poderá orienta-lá de forma completa. Até logo.

Regina Bentlin

Doutor tive a uns 4 anos um.gripe muito forte já estava virando pelamonia e aí tomei cimegripe a gripe secou quase instantânea e dali comecei a sentir dor e muco e muito cansado e depois parou o muco e sinto dor fina por debaixo da costela do braço antes essa dor era gelada e andava e agora sinto uma dor fina que parece inflamada e cosa muito nas costa na mesma direção dessa dor , já fiz ultrassom do tórax e disse que não deu nada mais a dor e cansado e coceira insuportável agora com.umas bolinhas brancas e descasca nas costas no lugar lá de dentro das costas . Oque será ,já fui no dermatologia disse que dele não tem nada ,o cansado e fadiga e demais . obrigada .me responda por favor . obrigada .❤❤

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Regina. Você pode passar em um clínico geral para que após exames ele possa indicar o especialista mais adequado. Até a próxima.

Neiva Jardim

Tenho Fibrose, faço acompanhamento com Pneumologia, muita falta de ar cansaço, obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Neiva. É importante continuar seguindo o tratamento com comprometimento e responsabilidade para que se obtenha resultados positivos. Continue nos acompanhando para receber mais informações e matérias como essa. Desejamos sucesso no seu tratamento. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.