Falta de ar: Como os pais podem ajudar os filhos com esse problema?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Rodrigo Athanazio
- +A
- -A
A falta de ar constante é bastante incômoda e acaba prejudicando diversas atividades no dia a dia. Nas crianças, o mal-estar provocado pelo sintoma atrapalha brincadeiras em casa e na escola e diminui a capacidade de concentração na aula e na hora de fazer deveres. Os pais têm papel fundamental na busca pelo fim desse problema nos filhos.
Manter a casa limpa ajuda a evitar falta de ar
De acordo com o pneumologista Rodrigo Athanazio, o primeiro passo é procurar assistência médica para diagnosticar e tratar adequadamente a causa da falta de ar. Mas, existem algumas mudanças que podem ser feitas dentro de casa para melhorar a respiração dos filhos: “A casa deve ser limpa com pano úmido, devemos deixar bater sol no quarto e no colchão e evitar tapetes, carpetes, cortinas e bichos de pelúcia que podem acumular poeira”.
O especialista afirma que é importante manter o ambiente limpo de poeira e mofo, dois agentes causadores de crises alérgicas respiratórias. Além disso, as crianças devem ser estimuladas pelos pais a aderir ao tratamento e a adotar medidas que ajudam a promover a saúde, como prática regular de atividades físicas e alimentação saudável.
Quais problemas de saúde causam falta de ar?
Geralmente, a falta de ar é provocada por doenças respiratórias e crises alérgicas causadas por vírus e bactérias. “A asma é a mais comum e está relacionada a uma resposta inflamatória a agentes irritantes. É frequentemente associada à rinite e à sinusite crônica”, explica Athanazio. Já a bronquiolite afeta bastante as crianças pequenas e é potencialmente grave, especialmente até os dois anos de idade. Devem ser mencionadas também a pneumonia e a traqueobronquites, causadas por bactérias.
Apesar de as infecções virais serem geralmente quadros autolimitados em que o próprio corpo desenvolve o mecanismo de defesa, o pneumologista acredita que quadros mais graves devem ser tratados até a recuperação do organismo, assim como as infecções bacterianas, que devem ser combatidas com antibióticos. O profissional destaca que a doença pode persistir e causar complicações e, para evitar problemas, os pais devem levar os filhos ao médico diante dos sintomas.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Rodrigo Athanazio
Pneumologia
CRM: 122658 / SP
- 16 comentários para "Falta de ar: Como os pais podem ajudar os filhos com esse problema?"
-
Solange
Eu sou fumante tenho efizema esta no começo uso alenia me ajuda a me curar esta bronquite gratidão.
-
Jacileny de lourdes Reis da silva cruz
Olá tenho asma faço tratamento com alenia quando posso passar para o setetide
-
Benedito
cumprimentos. tenho uma amiga que tem problemas de sinusite desde criança, sempre que vai ao médico lhe receitam fármacos, mas nunca passa, qual e a vossa sugestão
-
Helenice
Tenho asma, não existe coisa pior.Querer respirar e não conseguir.Uso Alenia há 10 anos.Somente ele deixa eu viver.Onde eu vou levo,já sinto que no Alenia está minha vida.E terrível,
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Helenice, de acordo com o Dr. Mauro Gomes como as asma é uma doença crônica, sem cura, que exige tratamento por toda a vida, é recomendado seguir os cuidados constantemente. Porém, muitos pacientes não fazem isso, já que os sintomas da asma muitas vezes não se manifestam, ficando desprevenidos nos momentos de crise. Por isso, o ideal é manter as bombinhas e remédios sempre por perto, mesmo que no momento não haja sintoma algum. Nunca se sabe quando uma crise pode acontecer. Até logo.
-
Júlio César
Toda informação é muito importante,Meu trabalho tenho contato com poeira demais e estou me sentindo muito ruim de uns dias para cá.Queria fazer uma pergunta, eu morava em um Lugar bem frio e me mudei para o calor isso pode favorecer nas crises de asma, pois dobrei minha medicação desde que vim para cá
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Julio, não é apenas a temperatura que influencia na possibilidade de ter uma crise. A umidade relativa e a intensidade da poluição também podem provocar exacerbações em pacientes com a doença. De acordo com o Dr. Ciro Kirchenchtejn em lugares com temperatura mais altas, por causa da maior incidência da luz solar, é possível haver aumento da concentração do gás ozônio, que é altamente irritativo para a mucosa de brônquios, narinas e olhos, elevando as crises de asma, rinite, conjuntivite e de DPOC. Confira mais uma matéria com informações sobre a doença no link abaixo. Até breve.
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/verao-calor-sofre-asma
-
Ana Paula Gonzaga
Eu tenho bronquite desde os meus 6 meses de vida, e estou usando o Alenia 2x ao dia e no mesmo horário do outro dia já começo a sentir a respiração mais fraca necessitando do medicamento, estou sem plano de saúde e n posso tá pagando um pneumo pra fazer revisões… o Alenia pode ser usado continuamente?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Ana Paula, de acordo com o Dr. José Eduardo Martinelli assim como em toda doença crônica, o tratamento da asma exige acompanhamento constante com um médico apropriado. É especialmente importante e necessário manter contato com este profissional com frequência nos casos em que o tratamento engloba uso de medicamento (o que é bastante comum no caso da asma). O pneumologista é o profissional que normalmente melhor executa essa função. Diante dessas informações é imprescindível que você busque ajuda profissional para que diante de exames seja indicado o tratamento mais adequado. Abraços.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.