Como saber se a falta de ar é causada pela asma ou outra doença respiratória?


  • +A
  • -A

A falta de ar é um dos principais sintomas de doenças respiratórias, como a asma. Contudo, este incômodo pode ser provocado por outras causas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, as principais causas para a falta de ar são: doença pulmonar, doença cardíaca, anemia e baixo condicionamento físico.

Diagnóstico de doenças respiratórias depende de avaliação, exame e presença de alguns sintomas


“Existem causas respiratórias, cardíacas e musculares para a falta de ar. Portanto, é preciso investigar mais profundamente
para ter um diagnóstico preciso. Para saber se este sintoma tem como causa problemas respiratórios, deve ser feita a avaliação clínica e a espirometria, que é conhecido como o exame do sopro”, informa o pneumologista Mauro Gomes.

Além disso, também é importante observar outros sintomas além da falta de ar. Doenças respiratórias como a asma e a DPOC normalmente cursam com outras manifestações relevantes. “A asma, por exemplo, provoca também tosse, chiado e sensação de aperto no peito. Então isso deve ser levado em consideração”, afirma o médico.

Importância do tratamento medicamentoso contra doenças respiratórias e falta de ar


Quando esses sintomas se fazem presentes,
você procura um especialista e o diagnóstico dele confirma uma doença respiratória, é importante iniciar o tratamento o quanto antes e segui-lo dedicadamente. Doenças pulmonares como a asma e a DPOC são crônicas, o que significa que exigem um tratamento contínuo durante anos.

O tratamento desse tipo de doença que cursa com os sintomas mencionados é feito com uso de medicamentos específicos capazes de amenizar esses sintomas e controlar o quadro de modo geral. Eles possuem efeito broncodilatador, o que significa que dilatam os brônquios (estruturas pulmonares), e dessa forma facilitam a respiração.  

 

Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia: https://sbpt.org.br/portal/publico-geral/doencas/falta-de-ar/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mauro Gomes

Dr. Mauro Gomes

Pneumologia

CRM: 59917 / SP

TAGS
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Como saber se a falta de ar é causada pela asma ou outra doença respiratória?"

Patrícia Maria do Nascimento leite

A 2 anos eu descobri que eu tenho ESCLEROSE SISTÊMICA PROGRESSIVA afetou os meus pulmões e estou fazendo exames para saber se os meus pulmões estão endurecido para começar tomar remédio para os pulmões.gostei muito pelas informações de vcs obrigada 🙋 Bom dia ✋ a todos.

marcelo lima de araujo

Bom dia dr parabens pelas informacoes eu tenho essas doencas cronicas mais nunca mais tive elas quando morei fora de sao paulo, Fiquei 1 ano se 7 meses em fortaleza nao sofri nenhum momento com minhas doencas respiratoria e fiquei 7 anos em goiania tambem nao sofri com nada do tipo e tambem falando que sou um pessoa ativa nas minhas atividades fisicas tambem diarimente com futebol natacao fut voley e por ai vai….. Voltei para sao paulo 8 Meses a primeira coisa que me aconteceu foi a falta de ar kkkk…. estou a 8 meses em sao paulo ja, Gostaria de saber se o clima ajuda muito para que a pessoa sofra com essas doencas cronicas, porque enquanto estive fora de sao paulo quase 10 anos nao me aconteceu nada disso e nao cheguei a visitar o medico em momento nenhum foi so vir para sao paulo que o quadro voltou e nao parei as minhas atividades tem alguma explicacao para isso.

Joas Santana Martins

Olá So de ficar sem camisa por alguns minutos ao me trocar depois do banho já ataca a bronquite .Sendo normalizado somente após o arlenia

Edna nunes

tenho renite alergica uso rinosouro ,clenil nasal aquoso.spray e histadin d mas so alivia algumas semanas queria saber se tem cura.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.