Existe algum exercício físico proibido para quem tem asma?

  • +A
  • -A

A asma, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), é uma doença que provoca a inflamação dos brônquios e atrapalha a respiração de mais de 20 milhões de pessoas no país. Parte do tratamento da asma envolve a prática de exercícios físicos, mas será que existe alguma modalidade proibida, capaz de prejudicar o controle da doença? Confira!

Asmático deve ter atenção com alguns exercícios

“O paciente com asma pode e deve fazer exercícios físicos. Na verdade, qualquer atividade física é bem-vinda, mas deve-se evitar esportes que possam causar exposição a algum alérgeno. Por exemplo: se for fazer natação, é melhor fazer em piscina que não seja tratada com cloro”, recomenda o pneumologista Paulo Faleiros.

Quem tem alergia a ácaro também deve ficar atento às condições dos tatames se optar por praticar artes marciais e lutas, como judô, caratê, jiu-jitsu, e à limpeza do filtro do ar-condicionado se desejar fazer exercícios físicos em ambientes com este aparelho ligado. O objetivo deste cuidado é impedir que o contato com o alérgeno, seja ele o cloro, o ácaro ou outro elemento, leve a uma crise de asma. 

Outras medidas importantes para o tratamento da asma

Além dos exercícios físicos, a asma também pode ser tratada com o uso de medicamentos inalatórios ou orais, que podem ser de curto prazo, indicados para gerar efeito imediato e, assim, controlar uma crise asmática (bombinha de asma), e os de longo prazo, que têm como meta prevenir o aparecimento das crises. É fundamental ainda conhecer e evitar os alérgenos que causam as crises, como mofo, poeira, poluição e pólen. 

Vale lembrar que é fundamental buscar ajuda médica para fazer o tratamento da asma. “O paciente, quando não tratado, pode ter falta de ar, tosse, aperto no peito e chieira, que podem limitar a vida pessoal, no trabalho e, principalmente, podem dificultar a prática de atividades físicas”, lembra Dr. Faleiros. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT): https://sbpt.org.br/portal/espaco-saude-respiratoria-asma/

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Paulo Faleiros

Dr. Paulo Faleiros

Pneumologia

CRM: 123869 / SP

TAGS
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Existe algum exercício físico proibido para quem tem asma?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.