Engasgou? Tapinha nas costas ou beber água, qual é a melhor solução?


  • +A
  • -A

Ver alguém engasgado não é nada legal e sempre dá aquela vontade de ajudar, não é mesmo? Dar tapas nas costas, apertar a barriga e beber água são algumas das técnicas utilizadas nesse momento de sufoco e que são passadas de geração em geração. Mas, será que funcionam? Como é possível ajudar um amigo ou parente que está engasgando?

Beber água não costuma resolver o problema

 

“O engasgo acontece quando o material deglutido, ao invés de seguir seu caminho natural entrando pela boca, passando pelo esôfago e chegando ao estômago, acaba caindo no trato respiratório e obstrui a passagem de ar”, explica o pneumologista Rodrigo Athanazio. Durante a deglutição, existe um mecanismo que fecha a entrada da traqueia para que o alimento ou líquido não caia no aparelho respiratório. Às vezes, a proteção não funciona e a comida passa para o esôfago, localizado logo atrás da traqueia.

De acordo com o profissional, dar tapas nas costas pode ajudar, pois estimula que o material que caiu no sistema respiratório seja expelido. “Entretanto, o mais adequado é a realização de manobras específicas que aumentam a pressão abdominal e ajudam a colocar o material engasgado para fora”, alerta o médico. Para fazer essas manobras, é preciso receber treinamentos em cursos de primeiros socorros. Já beber água não costuma resolver o problema.

Um engasgo pode provocar até a morte

 

A tosse surge junto com o engasgo e é uma reação de proteção do organismo ao que está acontecendo. “O trato respiratório é extremamente sensível. Quando um material diferente que o ar entra em contato são ativados receptores da tosse para não deixar que o material vá para o compartimento errado do corpo”, afirma o especialista.

Apesar de ser uma situação corriqueira, o engasgo pode se transformar em uma emergência e provocar a morte por asfixia. Caso o material engasgado seja muito grande e não seja possível jogá-lo para fora do corpo, a passagem de ar para a traqueia pode ficar obstruída e o indivíduo não conseguirá respirar. Se o caso for grave, procure atendimento médico imediatamente.

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Rodrigo Athanazio

Dr. Rodrigo Athanazio

Pneumologia

CRM: 122658 / SP

TAGS
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Engasgou? Tapinha nas costas ou beber água, qual é a melhor solução?"

Francy Correa

Eu tenho um problema engasgo sempre e como se o alimento subice e fico sufocada e não engasgado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Francy, marque uma consulta com o gastroenterologista para uma avaliação. Abraços.

Kethlen

Olá hoje tive a pior experiência da minha vida um pedaço de carne grande intalou na minha garganta entrei em desespero eu conseguia respirar muitíssimo pouco ninguém sabia o que fazer para me ajudar no meio da rua foi desesperador minha filha de 3 anos estava comigo o que me fez ficar mais desesperada Não conseguia falar direito nem respirar tentei expelir a carne colocando meu dedo na minha garganta mais nem consegui encostar na carne .Comecei a ficar mais desesperada ainda sem saber .Me deram água mais fiquei morrendo de medo de beber e tampar a pouca respiração que eu ainda tinha .Aí um homem me passou tanta segurança me acalmou não sei é me fez beber a água a carne desceu graças a Deus não sei se foi a forma certa mais não quero nunca mais repetir a experiência. Fiquei aterrorizada por perceber que entre tantas pessoas ninguém sabia como me ajudar naquele momento.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Kethlen. O mais adequado é a realização de manobras específicas que aumentam a pressão abdominal e ajudam a colocar o material engasgado para fora”, alerta o médico. Para fazer essas manobras, é preciso receber treinamentos em cursos de primeiros socorros. Beber água não costuma resolver o problema mas ficamos felizes em saber que funcionou com você! Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.