DPOC: Quais são os primeiros sintomas dessa doença?


  • +A
  • -A

A doença pulmonar obstrutiva crônica, conhecida pela sigla DPOC, é um conjunto de problemas respiratórios crônicos em que predominam o enfisema pulmonar e a bronquite crônica. É importante procurar um especialista assim que os primeiros sintomas forem notados, já que o quadro tende a piorar com o tempo se não houver tratamento adequado.

 

DPOC surge com falta de ar e tosse

 

Segundo o pneumologista e especialista em Medicina do Sono Franco Martins, os primeiros sintomas da DPOC são: “falta de ar ao subir um lance de escadas ou uma ladeira, tosse matinal com catarro esbranquiçado e chiado no peito”. Falta de energia, aperto no peito e lábios azulados, condição chamada de cianose, também podem aparecer com o tempo.

“Várias pessoas apresentam quadros repetidos de infecções respiratórias que são confundidas com pneumonia. No entanto, são manifestações de DPOC, chamadas de exacerbações, que se tornarão a terceira maior causa de morte no mundo em 2020”, alerta o médico.

 

Tratamento da DPOC visa aliviar os sintomas

 

Ao notar os sintomas, é fundamental procurar um pneumologista para receber o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, de acordo com a gravidade do caso. “O objetivo do tratamento da DPOC é reduzir os sintomas, reduzir as exacerbações e melhorar a qualidade de vida do paciente”, afirma Martins.

O tratamento da DPOC deve começar colocando fim ao hábito de fumar. O tabagismo é a principal causa da doença e fica bem mais fácil controlar o avanço dos sintomas com o abandono deste vício. Já como medidas medicamentosas, o médico poderá propor o uso de broncodilatadores e corticoides, que ajudam a diminuir a inflamação dos brônquios que leva à falta de ar.

 

Dr. Franco Chies Martins é médico do sono formado pela Universidade de São Paulo e pneumologista formado pela Universidade de Campinas. CRM-SP: 138476

Foto: Shutterstock

TAGS
cigarro
dpoc
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "DPOC: Quais são os primeiros sintomas dessa doença?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.