DPOC: O paciente pode ter enfisema e bronquite crônica ao mesmo tempo?


  • +A
  • -A

A DPOC, sigla para doença pulmonar obstrutiva crônica, é um conjunto de problemas respiratórios que costuma afetar pessoas com mais de 45 anos de idade. Entre eles, os mais comuns são o enfisema pulmonar e a bronquite crônica. De acordo com o pneumologista Franco Martins, as duas condições podem atingir um paciente ao mesmo tempo.

Confira os sintomas da bronquite e do enfisema


“Ambos os acometimentos fazem parte da mesma doença, a DPOC. Porém, alguns pacientes apresentam mais um padrão que o outro. No enfisema, observamos mais
falta de ar e emagrecimento. Já na bronquite crônica, vemos pacientes com mais expectoração, catarro e tosse, além de maior tendência a ter sobrepeso e obesidade”, afirma o médico.

O enfisema e a bronquite crônica são doenças que desencadeiam um processo inflamatório nos pulmões e nos brônquios devido ao contato com substâncias tóxicas, como a fumaça do cigarro e a poluição ambiental. Como consequência, os tecidos pulmonares são destruídos, o que atrapalha gravemente as trocas gasosas e a respiração.

Como é o feito o tratamento da DPOC?


Segundo o médico, o tratamento não é mais fácil ou difícil pela presença das duas doenças, mas sim, por outros problemas de saúde e pela condição pulmonar de cada paciente. A principal medida para combater a DPOC é se afastar de sua principal causa: o cigarro. Caso o portador opte por continuar a fumar, a tendência é que a doença se agrave.

O uso de medicamentos é importante para aliviar os sintomas. Com este objetivo, são recomendados os broncodilatadores de longa duração, assim como corticosteroides inalatórios e anti-inflamatórios. O especialista aconselha também a se vacinar contra a pneumonia e a fazer fisioterapia respiratória.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Franco Martins

Dr. Franco Martins

Medicina do Sono

CRM: 138476 / SP

TAGS
cigarro
dpoc
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "DPOC: O paciente pode ter enfisema e bronquite crônica ao mesmo tempo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.