Quais são os desafios do tratamento da DPOC em pacientes idosos?


  • +A
  • -A

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é encarada por muitos como um quadro típico de idosos, já que a maioria dos pacientes se enquadram nesta faixa etária. Contudo, também pode se manifestar em pessoas mais jovens. A doença tem íntima relação com o tabagismo, ou seja, aqueles que acumulam anos com a prática correm risco maior de sofrer com o problema na velhice. Veja como é feito o tratamento da DPOC nos mais velhos.

Dificuldades da DPOC em idosos


“A grande maioria dos pacientes com DPOC é composta por idosos. Esses pacientes possuem doenças associadas, especialmente cardíacas, que podem ser agravadas pela DPOC. Este é um dos problemas de tratar a doença em pessoas com idade avançada”, afirma o pneumologista Mauro Gomes. 

Além das doenças cardíacas, os idosos apresentam com certa frequência outros quadros crônicos, como diabetes, osteoporose e depressão, que podem, da mesma forma, aumentar a gravidade da DPOC. O estado nutricional piorado e a reduzida capacidade para realizar exercícios físicos também podem contribuir para uma piora no quadro de DPOC em idosos. 

Tratamento da DPOC


A intensidade e ocorrência dos sintomas varia de acordo com o paciente, então o tratamento adotado deve ser sempre específico para cada caso. Mesmo assim, pode-se apontar a
falta de ar como o sintoma geral do quadro. “O tratamento da DPOC deve ser individualizado para cada paciente de acordo com a gravidade da falta de ar e o número de crises (exacerbações) apresentadas”, informa o Dr. Mauro.

O tratamento da DPOC exige a utilização de remédios específicos, capazes de melhorar a respiração do paciente. Para isso, atuam nos brônquios, dilatando-os. Além dos medicamentos, é fundamental evitar o tabagismo e contato com fumaça em geral e praticar atividade física de intensidade leve regularmente. Isso ajuda tanto no tratamento quanto na prevenção e é recomendado não somente aos idosos com DPOC mas a todos que desejam se manter saudáveis em várias frentes. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mauro Gomes

Dr. Mauro Gomes

Pneumologia

CRM: 59917 / SP

TAGS
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são os desafios do tratamento da DPOC em pacientes idosos?"

Elimara

Meu pai tem dpoc. Diagnosticado há 5 anos. O maior desafio no tratamento é a teimosia dele…. rsPressão alta. Depressão e ansiedade são outros problemas a serem tratados. E a teimosia ainda é a minha maior dificuldade com ele…kkk

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Elimara. É bom saber que seu pai tem uma pessoa como você para ajudá-lo a seguir o tratamento. Desejamos sucesso no tratamento dele. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.