Como os pais devem cuidar dos filhos pequenos com asma?

  • +A
  • -A

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores composto pela traqueia, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. É caracterizada pela limitação do fluxo da respiração. A asma é uma doença que afeta pessoas de todas as idades, porém a maior parte dos casos se inicia na infância e o surgimento da maioria dos sintomas ocorrem antes dos 2 anos de idade. Os fatores de risco para adquirir ou agravar essa doença são os ambientais, representados pela exposição à poeira dentro de casa e no trabalho, baratas, infecções virais (vírus sincicial respiratório e rinovírus) e os fatores próprios do paciente, como os aspectos genéticos, obesidade e sexo masculino (durante a infância).

Por isso, os pais precisam estar atentos quanto a presença dos principais sintomas da asma que são dificuldade de respirar, chiado no peito, respiração curta e rápida (ofegante), tosse e dor no peito, deixando a criança irritada, chorosa e estressada. Estes sintomas pioram à noite e nas primeiras horas da manhã ou quando expostos a substâncias que provocam reação alérgica (ácaro na casa, cama, tapetes, fumaça do cigarro, irritantes químicos, etc.), poluição ambiental e a mudanças climáticas.

A educação do familiar/cuidador da criança com asma é fundamental para que o tratamento seja realizado de forma adequada, além da realização de cuidados como evitar a exposição a poeiras, fumaça de cigarro, cheiros fortes, substâncias químicas (tinta, desinfetantes e produtos de limpeza), objetos de pelúcia que acumulam poeira, cães e gatos, deixar a casa aberta durante o dia para que entre sol e permaneça arejado, realizar a limpeza do ambiente onde a criança vive, usar o medicamento prescrito pelo médico de forma correta e o acompanhamento médico regularmente. Isso fará com que evite alguma recaída da crise de asma.

Referências

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Central Saudável Saber

Central Saudável Saber

Clínica Médica

CRM: /

TAGS
alergias-respiratorias
asma

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Como os pais devem cuidar dos filhos pequenos com asma?"

Andresa

Bom dia! Meu filho tem 3 anos e 6 meses e foi diagnosticado com asma. Enquanto estava de férias da escola usei Montelair 4mg, voltou as aulas e o problema voltou também. Passei usar a bombinha com espaçador, mas também não está resolvendo muito. Uso Flixotide 250 contínuo 12/12h e Aerolin quando crise. Nesses últimos 15 dias já usei Desloratadina e depois Predsin e nada resolve, a tosse e a secreção continua. Não sei mais o que fazer.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Andresa. Entramos em contato de forma privada para colher algumas informações sobre seu caso. Porém é necessário que seu filho passe por avaliação médica para verificar qual a melhor conduta nessa situação. Desejamos melhoras.

JANAINA

MEU FILHO TEM 6 ANOS.ESTA EM USO DE MONTELAIR, VITAMINA D, ALEGRA, CLENIL 50MCG E AEROLIN, JA TEM MAIS DE 15 DIAS E NAO MELHORA. DESDE MARÇO ELE VEM TENDO ESSAS CRISES (CHIADO E TOSSE) E NAO MELHORA. FAZEMOS AS MEDICAÇÕES POR 15 DIAS MELHORA 1 OU 2 SEMANAS E VOLTA NOVAMENTE. ELE NAO PODE FAZER USO DE CORTICOIDE ORAL POIS TEM UMA DOENÇA CHAMADA LEGG CALVE PERTHES. FAZEMOS ACOMPANHAMENTO COM MÉDICO, MAS QUERIA AJUDA DE VOCÊS. OBRIGADA

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Janaina. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.