Como os pais devem cuidar dos filhos pequenos com asma?


  • +A
  • -A

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores composto pela traqueia, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. É caracterizada pela limitação do fluxo da respiração. A asma é uma doença que afeta pessoas de todas as idades, porém a maior parte dos casos se inicia na infância e o surgimento da maioria dos sintomas ocorrem antes dos 2 anos de idade. Os fatores de risco para adquirir ou agravar essa doença são os ambientais, representados pela exposição à poeira dentro de casa e no trabalho, baratas, infecções virais (vírus sincicial respiratório e rinovírus) e os fatores próprios do paciente, como os aspectos genéticos, obesidade e sexo masculino (durante a infância).

Por isso, os pais precisam estar atentos quanto a presença dos principais sintomas da asma que são dificuldade de respirar, chiado no peito, respiração curta e rápida (ofegante), tosse e dor no peito, deixando a criança irritada, chorosa e estressada. Estes sintomas pioram à noite e nas primeiras horas da manhã ou quando expostos a substâncias que provocam reação alérgica (ácaro na casa, cama, tapetes, fumaça do cigarro, irritantes químicos, etc.), poluição ambiental e a mudanças climáticas.

A educação do familiar/cuidador da criança com asma é fundamental para que o tratamento seja realizado de forma adequada, além da realização de cuidados como evitar a exposição a poeiras, fumaça de cigarro, cheiros fortes, substâncias químicas (tinta, desinfetantes e produtos de limpeza), objetos de pelúcia que acumulam poeira, cães e gatos, deixar a casa aberta durante o dia para que entre sol e permaneça arejado, realizar a limpeza do ambiente onde a criança vive, usar o medicamento prescrito pelo médico de forma correta e o acompanhamento médico regularmente. Isso fará com que evite alguma recaída da crise de asma.

Informações: Central Saudável Saber

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
alergias-respiratorias
asma

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como os pais devem cuidar dos filhos pequenos com asma?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.