Acompanhamento médico: entenda a importância de consultas regulares para ajustar a dosagem da medicação de asma


  • +A
  • -A

Tosse, falta de ar e chiado no peito são alguns dos principais sintomas da asma. Entretanto, se você já está tratando o problema, deve ter percebido uma melhora significativa do quadro. Mesmo assim, é fundamental continuar frequentando o consultório médico regularmente para que seu especialista de confiança possa ajustar a dosagem da medicação, caso seja necessário.

Objetivo do tratamento é reduzir o uso da medicação para asma


Segundo o pneumologista Ramiro Sienra, o consumo medicação para asma obedece alguns passos importantes. “A meta do tratamento é utilizar a menor quantidade possível de medicação na menor dose possível. No entanto, ao longo dos meses e dos anos, a doença tem flutuação da sua intensidade, exigindo mais ou menos remédios”, explica o profissional.

O uso da medicação não é o único assunto que deve ser tratado durante sua conversa com o médico. “A monitoração da doença em consultas regulares pode prevenir exacerbações da doença, uma vez que são abordados temas como o uso correto do dispositivo inalatório, o combate a alérgenos e desencadeantes, além do controle de morbidades que pioram a asma”, afirma o especialista.

Possível piora da asma pode mudar doses da medicação


As exacerbações da asma costumam acontecer principalmente nos
meses de outono e inverno, estações caracterizadas pelo ar frio e seco. Nesta época, as pessoas preferem passar mais tempo em locais fechados e com pouca ventilação, por causa das baixas temperaturas, o que facilita a transmissão de vírus e outros microorganismos que atingem o sistema respiratório e, consequentemente, pioram os sintomas da asma.

Além disso, há casos em que os pacientes acabam sofrendo com uma piora importante de seu quadro de saúde ao longo do tratamento. As consultas com o médico servem para investigar se alguma doença associada à asma se instalou. “As mais frequentes são rinites, obesidade, doença de refluxo e infecções pulmonares. Quando isso acontece, essas variáveis podem ser alvo de intervenção nas consultas”, afirma Sienra.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ramiro Sienra

Dr. Ramiro Sienra

Pneumologia

CRM: 139797 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

30 comentários para "Acompanhamento médico: entenda a importância de consultas regulares para ajustar a dosagem da medicação de asma"

SÉRGIO LUIZ PAIVA PEREIRA

eu tenho DPOC meu tratamento é elevar 100/25 e bamifix 600 , está correto esses remédios?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sérgio Luiz, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do tratamento com os medicamentos Elevar e Bamifiz, pois eles não são fabricados pelos laboratórios Aché e Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu os medicamentos, assim ele poderá te orientar a respeito de suas dúvidas. Abraços.

gilmara

eu uso a alenia todos os dias, e percebo q ta piorando mi ha asma.ex: antes so usava 1vx ao dia agora uso 2 vx ao dia e minha barriga cresceu consideralmente.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gilmara, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Maria onisko

Eu uso AleniaAs vezes fico uns 10 dias sem usarMas chega a falta de ar e não tem solução

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, é importante seguir corretamente o tratamento prescrito pelo médico, desde a dose até a duração do tratamento. Abraços.

Lúcia Helena Pessanha Amorim

Tenho dpoc a quase três anos atrás fiquei tão ruim q fiquei no cti intubada e em coma induzido minha medicação é miflasona e onbrize porém ñ posso comprar onbrize ja tou alguns meses sem o miflasona eu pego na popular segundo a pneumologista q me acompanha à anos diz q tenho q usara vida toda é isso msm?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lúcia, se a médica que a acompanha e conhece o seu caso clínico prescreveu o produto para uso contínuo, dificilmente ela estará errada. Compareça a consultas regulares para que ela possa reavaliar seu caso e passar as orientações necessárias. Abraços.

Lilian

Oque asma tem a ver com obesidade?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lilian, a obesidade é uma doença que leva a complicações metabólicas e cardiovasculares, e os componentes inflamatórios da obesidade podem conduzir a um risco aumentado para asma. A asma e a obesidade podem ocorrer simultaneamente, mas não obrigatoriamente como consequência uma da outra. Abraços.

Rosângela Bento dos Santos

Já uso Alenia a 8anos e sei que vou usar pro resto da vida,sou obesa e tenho 62 anos

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosângela, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Ozana

Uso Alenia 6mcg 400 há uns dois anos! Posso tomar vacina anti febre amarela?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ozana, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Rosalina

Faz 8 anos que uso alenia nao consigo nem trabalhar tanta falta de ar

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosalina, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

marta

tomo alenia mas notei qeuestava engordando e deixei de tomar todos os dias.qual a relação do remedio com a gordura, principalmente na barriga

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marta, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

sergio polotto

fui fumante durante 43 anos… tive efizema pulmonar ……fiz tratamento …partir 05 de março 2005 neste tratamento ganhei de presente do fumo ….asma hoje uso alenia 12/400. duas vezes ao dia ate o fim da minha vida …..ganhei um bela barriga….mas agora eu agora uso a alenia, enxaguo a boca e facho gargarejo …já perdi 14 cm da barriga e 15 quilos em 1 ano , sem regime algum………eu estou pegando no popular….quando falta , eu me escrevi no site da Alenia e ganhei desconto bom …hoje pago o refil sem bomba 61,00…..

Vanuza

Quem tem asma, pode tomar a vacina de febre amarela?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vanuza, compareça a unidade de saúde mais próxima de sua residência, leve sua carteirinha de vacinação e informe os medicamentos que você utiliza, assim eles poderão te orientar adequadamente. Abraços.

Rejane Lima

Tenho asma desde criança, eu tomo alenia 12/400, tenho sentido que minha barriga cresce muito e engordei 12 quilos. qual a relação do remedio com a barriga saliente e gordura?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rejane, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Bete

Uso alenia a mais de 8 anos uso um por dia as vzs 2.me tratei nas clinicas em SP.tive alta mas aqui e difícil peneumo o q eu faço percebo q estou com o abdome muito alto.fico com vergonha Pq as pessoas perguntam se estou gravida.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Bete, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

ANTONIO LUIS ESTEVES BARATA

A PARTIR DE 2011 TIVE QUE FAZER UMA CIRURGIA NOS PULMOES QUE TIRAO UMA PARTE dos Pulmoes que tenho DPOC CID 44.J.9.ISSO FEZ QUE EU NUNCA MAIS CONDUZA.MAS TAMBEM NAO E SO ISSO DOS PULMOES.E TIVE UM GRANDE PROBLEMA QUE TAMBEM TENHO QUE MEDA CONVULSOES.DEIXEI DE TRABALHAR QUE FUI EM PORTUGAL O MELHOR DE REGISTOS DIGITAVA COM MUITA RAPIDEZ 25000 TOQUES POR 5 MINUTOS..E FECHAR CARTAS 500 EM 5 MINUTOS.EU ADORAVA O SERVICO que fazia.

Maris tereza baierl

Tenho asma e enfisema pulmonar. Tomo alenia 2 x ao dia. Tenho 68 anos, posso tomar vacina da febre amarela?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maris, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

valestan viana

Olha se não fosse o Cuidados Pela Vida que me da abatimento na compra do remedio Alenia.acho que já teria morrido. Só tenho a agradecer a voces. OBRIGADO

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Valestan, ficamos muito felizes em saber que o Programa Cuidados pela Vida te auxiliou na adesão ao tratamento prescrito. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.