Quais são as consequências de rinite alérgica não tratada?


  • +A
  • -A

A rinite alérgica é uma reação exagerada do sistema imunológico aos alérgenos, que são partículas inaladas consideradas estranhas pelo corpo. Dessa forma, há uma tentativa de proteção do organismo que resulta em sintomas como obstrução nasal e espirros. Quando a rinite não é tratada, corre-se o risco de do surgimento de algumas complicações.  

Complicações da rinite não tratada e sinais da doença


“A importância de controlá-la de forma adequada está no fato de que essa doença pode facilitar a ocorrência de infecções, como amidalites, sinusites,
assim como o desencadeamento dos quadros de asma. A rinite contribui também para alterações de músculos da face, da arcada dentária, assim como perturbações do sono, levando a um baixo rendimento escolar ou no trabalho”, afirma a alergista Rosana Neves.

Para que a rinite alérgica seja devidamente tratada, é importante que o paciente saiba e consiga identificar o quanto antes seus sinais clássicos. “Os sintomas são obstrução nasal, coriza, coceira e espirros, com frequência, sendo que essa frequência e intensidade, determinam a gravidade do quadro”.

Tratamento da rinite alérgica


De acordo com a médica,
um dos elementos fundamentais do tratamento da rinite alérgica é o uso de medicamentos específicos. “O tratamento consiste no uso de medicamentos, os quais devem ser devidamente prescritos pelo médico. A ação dos mesmos diminuirá a inflamação da mucosa e, como consequência, os seus sintomas”.

A especialista destaca ainda a vacinação e a higiene ambiental como medidas essenciais no tratamento da rinite alérgica. “O uso de vacina para alergia, quando indicado, contribui muito para o controle da doença de forma mais efetiva e prolongada. Os cuidados com os ambientes de casa e trabalho também são de grande importância para o sucesso do tratamento”.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Rosana Neves

Dra. Rosana Neves

Alergia e Imunologia

CRM: 68816 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são as consequências de rinite alérgica não tratada?"

Dilma

Tenho crises de rinite o ano inteiro,fiz um exame nasoendoscopia e vimos algumas partes toucas o que pode ser

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Dilma. Agradecemos por você compartilhar seu relato conosco. Para identificar a causa dos sintomas e orienta-la de forma completa é necessário uma consulta presencial com o especialista. Dessa forma é possível indicar o tratamento mais eficaz e trazer maior qualidade de vida para você. Até a próxima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.