Como ter qualidade de vida para quem tem asma?


  • +A
  • -A
Imagem do post Como ter qualidade de vida para quem tem asma?

A asma, também conhecida como bronquite asmática ou bronquite alérgica, é uma doença que afeta os pulmões, caracterizada por inflamação dos brônquios (tubos que levam ar aos pulmões), que se estreitam e produzem mais muco que o normal, estreitando a passagem de ar para os pulmões. Ela afeta mais de 6 milhões de brasileiros.

Mesmo sendo uma doença que pode ser facilmente tratada, o que permite mais qualidade de vida à pessoa, atualmente, a asma ainda representa um sério problema de saúde no país, que pode levar à morte. Para ter ideia, estudos recentes mostram que cerca de 6 pessoas morrem por dia devido à doença.

SINTOMAS

O asmático tem tosse frequente que pode se estender por horas. Geralmente a tosse vem acompanhada de catarro, chiado e sensação de aperto no peito, cansaço e dificuldade para respirar.

Existem alguns “gatilhos” que nada mais são do que fatores que desencadeiam crises de asma como realização de exercícios; exposição a poeiras, fumaças, produtos de limpeza com cheiro forte, mofo e medicamentos; doenças infecciosas e até mesmo situações de estresse.

CONQUISTANDO MAIS QUALIDADE DE VIDA

Para que o asmático tenha mais qualidade de vida, além de evitar todos os gatilhos citados acima, é fundamental realizar corretamente o tratamento com o pneumologista (médico especializado nos pulmões), com o uso de medicamentos e realização de mudanças no estilo de vida que forem solicitadas.

Para quem utiliza as famosas bombinhas, que são versões dos medicamentos em aerossol, é muito importante sempre ter consigo o frasco que está sendo utilizado, juntamente com um reserva, para não correr o risco de acabar a dose durante uma crise.

Informações: Central Saudável Saber

TAGS
asma

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como ter qualidade de vida para quem tem asma?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.