Como lidar com a falta de ar causada pela asma durante um exercício físico?

  • +A
  • -A

A falta de ar é um dos principais sintomas de um quadro de asma e se relaciona diretamente com a prática de exercício físico. É muito comum os pacientes sofrerem com o broncoespasmo (crise ou exacerbação do sintoma) em decorrência da atividade física, especialmente quando não possuem costume de se exercitar regularmente e quando a atividade é bastante intensa. 

Falta de ar em asmáticos durante o exercício físico 


“Existe um tipo de asma que é aquela em que o paciente só desenvolve o broncoespasmo quando realiza alguma atividade física. Tendo isso em mente, vale apostar em uma medicação específica capaz de proteger
portadores de asma de exercício. Ou seja, basta tomar o remédio antes de alguma atividade”, explica o pneumologista e geriatra José Eduardo Martinelli. 

Há também os pacientes asmáticos que atingem o broncoespasmo de outras maneiras, além da atividade física (especialmente quando esta é mais intensa). Nesses casos, é importante ter em mãos sempre um broncodilatador de ação rápida. Os broncodilatadores ajudam a controlar a crise e até mesmo permitem que o paciente continue a realizar a atividade física.

Importância de estar sempre com um broncodilatador em mãos


“É bom sempre carregar um broncodilatador, ainda mais em uma situação de prática de exercício físico, pois nunca se sabe quando você poderá ter um broncoespasmo”, alerta o especialista. Segundo ele, quem realiza atividade física regularmente há um certo tempo tende a ter menos riscos de broncoespasmo do que aqueles pacientes asmáticos que estão ainda começando em determinado exercício. 

“Vemos muito isso em nadadores. Muitos deles iniciam na modalidade justamente como forma de complementar o tratamento de problemas respiratórios, como a asma, e acabam seguindo a atividade profissionalmente. O risco de broncoespasmo nesses esportistas é significativamente menor, devido à alta frequência de exercício. Mas independente da situação, é recomendado estar sempre com o broncodilatador, por precaução”, conclui Martinelli. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

27 comentários para "Como lidar com a falta de ar causada pela asma durante um exercício físico?"

Wilsonrodriguesviana

Quando eu fico perto de poeiras fumaças, ou coisas geladas aí me sinto cansado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Wilson. Ar frio e fumaça de cigarro, estão entre os irritantes que podem provocar as crises de falta de ar. Conforme o Dr. Martinelli recomenda: “A melhor maneira de se proteger é se prevenir. Se você sabe que tem alergia a um determinado produto, tente evitar entrar em contato com ele”. Informe seu médico sobre esses incômodos, para que ele reavalie e faça alguma alteração, caso seja necessário. Abraços.

Diorandi Dias da Silva

Faço uso da Alenia e Spiriva, mais quando faço caminhada e encontro ruas tipo subida, me dá falta de ar e tosse, se faço exercícios logo depois de usar os medicamentos a chance de dar falta de ar é bem menor! Gostaria de saber porque que quando uso prednisona fico quase normal, não tenho falta de ar n crises, teria algum outro medicamento que faz menos mal que a prednisona?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Diorandi. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre a situação. Abraços.

Sebastião Resende dos Santos

Eu uso alenia não faço exércicio físico pois fico muito ofegante quando começo a caminhada por isso a desistência de exercício físico, queria tentar natação é aconselhável?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Sebastião. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Até breve.

Marcos Oliveira Alves

tenho asma desde os 13 anos de idade só depois dos 25 anos que acertei a medicação que age na profilaxia da crise, consigo fazer exercício normalmente, mas em dias muito frio sinto um pouco, fico ofegante a ponto de ter que tomar outra dose, gostaria de saber se além da natação, existe outro exercício que favoreça o asmático?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marcos. Qualquer atividade física regular auxilia no controle da asma; tênis, voleibol, basquetebol e até o golfe, trazem ótimos benefícios. A caminhada ou corrida leve, como são exercícios que exigem menos força, também são boas opções para quem sofre com problemas respiratórios. A prática deve ser orientada por especialistas antes de realizada. Até a próxima.

Sandra Regina de Souza

Tenho dpoc, faço uso de Alenia regularmente, sou agente comunitária de saúde e caminho regularmente. Fazia uso de predinisona, hoje evito, pois tive uma sobrecarga no organismo.Sinto muita falta de ar. Precisava saber se existe algum medicamento que pudesse amenizar um pouco mais a falta de ar. Obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Sandra. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações. Abraços.

Sérgio

Quando comecei a usar alenia minha falta de ar acabou quando praticava exercícios físicos,achei que meus problemas haviam terminado,mas,de um ano para cá minha falta de ar voltou durante as corridas,chego até a perder força,pq isso está acontecendo?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Sérgio. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

Wilson Silva

Tenho DPOC, faço uso de Alenia, conforme indicação médica, meu folego é curto, em minhas caminhadas,tenho que parar pois fico muito ofegante e me da tosse, tenho que expelir a secreção que fica acumulada , ai volto a caminhar, tenho 81 anos, o que posso fazer para diminuir meu problema, algum tipo de exercicio, ou devo fazer fisioterapia ? Grato pela atenção.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Wilson. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços.

Tallyta Prado

Bom Dia,Faço uso do Alenia e também de prednisona… Quando uso o prednisona quase não sinto falta de ar… Tem algum outro remédio que eu posso o substituir que não seja tão prejudicial o uso contínuo?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Tallyta. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

Elisangela Régis

Meu nome e Elisangela tenho 35 Uso alenia há um anos me sinto bem comecei a fazer exercícios melhorei mas em dias frios é dificil de respirar fica meio pesado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Elisangela. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre a situação. Abraços!

Eliete Cardoso Furtado

Faço uso do alenia 12×400 continuamente e ainda uso o relvar porém, ao menor esforço físico tenho falta de ar e preciso sentar ou parar. Isso significa que os medicamentos já não surtem efeito porque piorei?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Eliete. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

Juliana

Faço o uso do alenia. Mas mesmo assim tenho crise mim sinto muito bem com prednisona será posso usar direto nem fico ar em tenho quadro de tosse

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Juliana. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre as suas crises de asma. Até logo!

Edison

EdisonTenho DPOC, faço uso de Alenia, e Vanisto recentemente conforme indicação médica, meu folego é curto, em minhas caminhadas,tenho que parar pois fico muito ofegante e me da tosse, tenho que expelir a secreção que fica acumulada , ai volto a caminhar, tenho 71 anos, o que posso fazer para diminuir meu problema, algum tipo de exercicio, ou devo fazer fisioterapia ? Grato

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Edison. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações. Até breve.

Margarida Dias

Tenho bronquiolite. Nunca fumei…Seguela de TBJá usei alenia, relvar, vanisto mas, tive que voltar para foraseq pois é o única que dá alívio E sempre que, faço esforço uso aerolimPorém, estou com Arritmia A pneumologista proibiu para não dar taquicardia

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Margarida. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre a situação. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.