Como lidar com a falta de ar causada pela asma durante um exercício físico?


  • +A
  • -A

A falta de ar é um dos principais sintomas de um quadro de asma e se relaciona diretamente com a prática de exercício físico. É muito comum os pacientes sofrerem com o broncoespasmo (crise ou exacerbação do sintoma) em decorrência da atividade física, especialmente quando não possuem costume de se exercitar regularmente e quando a atividade é bastante intensa. 

Falta de ar em asmáticos durante o exercício físico 


“Existe um tipo de asma que é aquela em que o paciente só desenvolve o broncoespasmo quando realiza alguma atividade física. Tendo isso em mente, vale apostar em uma medicação específica capaz de proteger
portadores de asma de exercício. Ou seja, basta tomar o remédio antes de alguma atividade”, explica o pneumologista e geriatra José Eduardo Martinelli. 

Há também os pacientes asmáticos que atingem o broncoespasmo de outras maneiras, além da atividade física (especialmente quando esta é mais intensa). Nesses casos, é importante ter em mãos sempre um broncodilatador de ação rápida. Os broncodilatadores ajudam a controlar a crise e até mesmo permitem que o paciente continue a realizar a atividade física.

Importância de estar sempre com um broncodilatador em mãos


“É bom sempre carregar um broncodilatador, ainda mais em uma situação de prática de exercício físico, pois nunca se sabe quando você poderá ter um broncoespasmo”, alerta o especialista. Segundo ele, quem realiza atividade física regularmente há um certo tempo tende a ter menos riscos de broncoespasmo do que aqueles pacientes asmáticos que estão ainda começando em determinado exercício. 

“Vemos muito isso em nadadores. Muitos deles iniciam na modalidade justamente como forma de complementar o tratamento de problemas respiratórios, como a asma, e acabam seguindo a atividade profissionalmente. O risco de broncoespasmo nesses esportistas é significativamente menor, devido à alta frequência de exercício. Mas independente da situação, é recomendado estar sempre com o broncodilatador, por precaução”, conclui Martinelli. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como lidar com a falta de ar causada pela asma durante um exercício físico?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.