Como conviver com a bronquite?

  • +A
  • -A

Resultado da inflamação das estruturas dos pulmões, a bronquite crônica é uma doença que até o momento não tem cura, mas quando tratada corretamente, pode permitir a pessoa uma vida saudável e ativa.

As crises de bronquite podem acontecer espontaneamente, ou quando o indivíduo se expõe a alguns fatores que desencadeiam os sintomas de tosse, dificuldade para respirar, febre, dor/desconforto/chiado no peito, coriza (nariz escorrendo), entre outros.

Os principais fatores de risco são:

-Exposição a poeiras;

-Contato com pólen;

-Realização de exercícios;

-Refluxo gastresofágico;

-Mudanças bruscas de temperatura;

-Baixa umidade do ar;

-Exposição a fumaças (poluição, fumo, lenha, carvão, etc.);

-Entre outros.

Para ter uma vida mais saudável mesmo tendo bronquite pode ser muito simples. O acompanhamento regular com o pneumologista (médico especializado nas estruturas do corpo que permitem a respiração) é fundamental para saber se o tratamento está sendo eficaz, ou se mudanças precisam ser realizadas.

Outra importante atitude é seguir corretamente as orientações do médico e realizar o tratamento exatamente como indicado. Os medicamentos nunca podem ser interrompidos/alterados por conta própria.

Realizar exercícios também tem se mostrado uma ótima alternativa para quem tem problemas respiratórios, melhorando a dinâmica de funcionamento dos pulmões e coração, pois proporcionam melhor condicionamento físico.

O importante é saber ajustar o tipo e intensidade de cada exercício, de acordo com sua capacidade respiratória. Pode-se começar com exercícios como marcha, yoga ou hidroginástica e depois avançar para aqueles com maior intensidade como corrida, andar de bicicleta, dançar, entre outros.

Referências:

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Central Saudável Saber

Central Saudável Saber

Clínica Médica

CRM: /

TAGS
bronquite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Como conviver com a bronquite?"

Marta Maria de Deus

A bronquite pode piorar muito quando há poluição(fumaça gases do trânsito) ou pó de sílica de qualquer origem?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marta, segue o link de uma de nossas matérias com informações que podem esclarecer sua dúvida:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/bronquite-vida-normal
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.