Cheiro de gasolina pode comprometer a respiração e fazer mal à saúde?


  • +A
  • -A
Imagem do post Cheiro de gasolina pode comprometer a respiração e fazer mal à saúde?

Quem nunca escutou alguém dizer que sente prazer no cheiro de gasolina? Alguns concordam e compartilham do mesmo sentimento, outros se espantam e não conseguem entender tal reação. Mas é importante saber uma coisa: o cheirinho de combustível pode fazer mal à saúde para todo mundo, não apenas quem já sofre com alergias e doenças respiratórias no dia a dia.

Sim! Cheio de gasolina faz mal

 

Combustíveis são muito prejudiciais se forem inalados por longos períodos. Os vapores da gasolina, por exemplo, têm diversos elementos químicos perigosos, como o benzeno, que corresponde a 1% de sua composição. “Os riscos de inalar gasolina incluem a possibilidade de desenvolver danos neurológicos, dor de cabeça, infecção pulmonar, tontura, entre outros sintomas. Em condições crônicas, a gasolina também afeta o comportamento das pessoas, como agressividade e ansiedade”, alerta o otorrinolaringologista Rodrigo Pêgo.

Os perigos não param por aí. A inalação direta da gasolina pode causar envenenamento por monóxido de carbono e a exposição prolongada ao ar livre resultar em danos aos pulmões. Por isso, a proteção é fundamental, principalmente quem fica exposto às substâncias no dia a dia. “É necessário que trabalhadores de postos de combustível façam uso de, no mínimo, uma máscara para inalação de vapores orgânicos, óculos protetor e botas de segurança”, recomenda o médico.

Não há um cálculo sobre quanto tempo a exposição aos vapores do combustível passa a ser nociva ao organismo. O que é possível afirmar é que a inalação em lugares fechados e por longo período é mais maléfica para as pessoas do que em ambientes abertos.

Exposição ao diesel pode causar câncer

 

No entanto, o combustível mais nocivo de todos é, sem dúvida, o diesel, que reúne metais pesados na composição. As dioxinas presentes podem se acumular no organismo e, depois de alguns anos, segundo alguns estudos já feitos, ser responsáveis por provocar fortes dores de cabeça, distúrbios hormonais e até câncer no aparelho respiratório.

Dr. Rodrigo dos Santos Pêgo é otorrinolaringologista e atende no Méier, Rio de Janeiro/RJ. CRM 5273157-9 – Contato via Facebook

TAGS
alergias-respiratorias
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

35 comentários para "Cheiro de gasolina pode comprometer a respiração e fazer mal à saúde?"

solange

ola, tudo bem? eu gostaria de saber por favor se possivel.. EU AAMO O CHEIRO DE GASOLINA. estava viciada, todos os dias eu deveria cheirar, um pouco d e gasolina. (rs) nunca fumei nada, mas o cheiro da gasolina eu gosto . da 1 semana que nao cheiro mais, porque estava me dando muita tonteira,.. poderiam me informar melhosr os garves danos? obrigada DEUS ABENCOE

Everton Oliveira

Trabalho em um posto de combustivel e tenho asma, recentemente tive um resfriado e minha dificuldade em respirar ficou dobrada, gostaria de saber se isso e por conta do cheiro da gasolina que sintro a três anos.

Ilson

Sou frenética. Tenho dor de cabeça, dor circulação, o que fazer.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ilson, aconselhamos você a realizar uma consulta com um médico clínico geral. Ele vai investigar o quadro de dor que você apresenta e se necessário vai te encaminhar para um especialista dar continuidade ao tratamento. Melhoras

Tom

Oi, trabalho em posto de combustíveis e tenho asma, gostaria de saber se isso me prejudica ainda mais, e se quando eu estiver cansando( com asma) eu posso ir trabalhar ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Tom, o cheiro de combustível pode fazer mal à saúde de todos, não apenas de quem já sofre com alergias e doenças respiratórias no dia a dia. Para quem trabalha neste tipo de ambiente o recomendado é fazer uso de, no mínimo, uma máscara para inalação de vapores orgânicos, óculos protetor e botas de segurança. Nos dias em que não se sentir bem para ir ao trabalho, o indicado é procurar um médico para que ele possa lhe indicar a conduta adequada. Abraços.

Evanildes Alves de oliveira

Meu genro esta problema de saúde ,ele fica parecendo que o arroto fica preso ,e ele trabalha em posto de gasolina.Mas fes todos os exame,mas o médico passo exame de sangue e saiu o resultado deu verme no sangue, mas o que tem ater com quem trabalhar no posto de gasolina

Carlos

Olá tem 13 anos trabalho em posto de gasolina sofro com um bolo na garganta tontura febre mal está no corpo não sei o que fazer já fui em 3 otorrino 5 clínico geral psicólogo psiquiatra teve um médico que me diz que tinha procura outro serviço a gasolina trás transtorno de ansiedade já fiz exame alérgico tomografia ultrassom raiox muito exames e nuca deu nada o que fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Carlos. Infelizmente a gasolina realmente pode estar sendo bastante tóxica para o seu organismo. Se o seu médico o aconselhou a procurar outro emprego, eu consideraria essa ideia. Abraços

Raimunda

Como acabar com o vício de cheirar gasolina? Faço isso constantemente e tem prejudicado meus relacionamentos…

Kaio

oi, inalei um pouco do cheiro da gasolina e em seguida bebi água aí tentei vomitar aí saiu um pouco de sangue mas não muito pode danificar minha saúde ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Kaio, o ideal é procurar um serviço médico para identificar a causa do sangramento. Melhoras.

Thales

Trabalho en oficina mexo muito com disel e gasolina sempre gripando falta de ar tenho bronquite será q o motivo e meu trabalho? E o que gosto de fazer mais vou ter q abrir mão.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Thales, aconselhamos você a realizar uma consulta com um médico para que ele possa avaliar melhor os seus sintomas e indicar a conduta adequada. Melhoras.

Jéssica Taine

Eu trabalho vai fazer quatro anos de frentista agora frequentemente estou sentindo muita dor de cabeça ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jéssica, aconselhamos você a realizar uma consulta com um médico clínico geral. Ele vai investigar o quadro de dor que você apresenta e se necessário vai te encaminhar para um especialista dar continuidade ao tratamento. Melhoras.

João Gabriel

Eu fiquei viciado desde que eu tinha 10 anos agora tenho 12 mais eu gostava do cheiro de gasolina e cheirava escondido direto como se você uma droga agora tenho tontura tipo de um sonido no ouvido que n para tontura direto é n contei ao meu pai mais agora me arrependo sei que estou com água tipo de doensa e n falei a meu pai mais minha vida ta ficando curta saia desse vício ainda da tempo eu n mais 😣

CUIDADOS PELA VIDA

Olá João Gabriel, combustíveis são muito prejudiciais se forem inalados por longos períodos. Essa sua prática pode prejudicar a sua saúde. Converse com seu pai e conte o que têm sentido, assim ele poderá levá-lo a um médico para identificar o motivos dos seus sintomas. Abraços.

Leo

Eu tenho grastite hemorrágica, comecei trabalhar em um posto e estou sentindo muita azia e vontade de vomitar. A inalar gasolina afeta a grastite?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Leo, como alerta o otorrinolaringologista Rodrigo Pêgo “Os riscos de inalar gasolina incluem a possibilidade de desenvolver danos neurológicos, dor de cabeça, infecção pulmonar, tontura, entre outros sintomas”. O ideal é procurar um serviço médico para identificar a causa dos seus sintomas. Abraços.

Bianca

Olá, boa tarde , sou frentista e estou gravida , e desde que descobri minha gravidez passo muito mal , sinto muita dor de cabeça forte , oque fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Bianca, na consulta com o profissional da saúde que a acompanha no pré-natal, informe sobre os seus sintomas para que ele indique a conduta adequada.
Lembrando que, para quem trabalha neste tipo de ambiente o recomendado é fazer uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s), no mínimo, uma máscara para inalação de vapores orgânicos, óculos protetor e botas de segurança. Abraços.

Rose

Boa tarde,sou frentistas trabalho há dois anos e alguns dias estou sentindo muito cansaço e uma sensação que estou muito gorda. O combustível pode causa inchaço no corpo?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rose,a principal substância que compõe os combustíveis é o benzeno, ele pode causar desde dores de cabeça até problemas mais graves como anemia, danos neurológicos, infecção pulmonar e a diminuição do sistema imunológico. Existem estudos inclusive que afirmam que quando a gasolina é inalada em condições crônicas, pode até afetar o comportamento das pessoas, como passar a ter maior nível de agressividade, ansiedade. O ideal é que você realize uma consulta com o médico para que ele possa avaliar os seus sintomas. Lembrando que é importante que você utilize os EPI’s (equipamentos de proteção individual): no mínimo, uma máscara para inalação de vapores orgânicos, óculos protetor e botas de segurança. Abraços.

Sérgio

Sou gerente em um posto de combustíveis à oito anos, nos últimos meses venho sentindo dormência pelo corpo e volta e meia sinto fortes dores de cabeça, isso pode ser por conta do combustível?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sérgio, aconselhamos você a realizar uma consulta com um médico clínico geral. Ele vai investigar o quadro de dor que você apresenta e poderá verificar o que levou a formação deste sintoma, prescrevendo o tratamento adequado. Melhoras.

Darcelane pereira campos

Sou frentista a mais ou menos 6 anos cm dois anos nessa profissao tive uma penamonia que apareceu do nada nao tinha febre nem torces nem segreçoes nasais apenas fortes dores nos pulmões que dormia de joelhos pq nao conseguia ficar deitada cm muita dor o medico falou que cm eu nao fumava nem tinha outros diagnóstico a causa da pneumonia era o combustível e me proibiu voltar a trabalhar em postos de gasolina passei um ano em casa desempregada e agora estou novamente trabalhando em posto de gasolina e comecei a sentir cansaço dor no peito e ritimia cardíaca e uma asma qual nunca tive e um inxaço no rosto e algumas manchas quando estou no posto pode ser novamente do combustível e a asma pode ser também 😩😩???

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Darcelane, para quem trabalha neste tipo de ambiente o recomendado é fazer uso de, no mínimo, uma máscara para inalação de vapores orgânicos, óculos protetor e botas de segurança. Infelizmente a gasolina pode estar sendo bastante tóxica para o seu organismo. Se o seu médico a aconselhou a procurar outro emprego, eu consideraria essa ideia. Abraços.

Eraldo

Trabalho com um veiculo e esta com cheiro de gasolina tanque esta furado, nao paro de tossir.

Fred

Fiquei cerca de 20 minutos em um carro fechado com ar ligado e um forte cheiro de combustível no interior. Possivelmente um vazamento. Fiquei com dificuldade de respirar e um pouco de tontura quando saí do carro. É possível que tenha havido intoxicação após esse período de 20 minutos e ter causado sequelas?

Lui

Eu tava com o vício de cheirar a gasolina e começava a escutar várias voses falando em meus ouvidos e mas não ficava com dor de cabeça e nem tontura

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lui, combustíveis são muito prejudiciais se forem inalados por longos períodos. Essa sua prática pode prejudicar a sua saúde. Marque uma consulta para que o médico possa avaliar os seus sintomas. Abraços.

Fernandinho

oi me chamo fernando, trabalho em uma oficina de motor, onde Rico exposto a gasolina diesel, e ontem eu estava trabalhando com gasolina, enclusive estava subimergendo, as maos nela lavando umas peças, quando foi a noite em casa comecei a sentir algo estranho em meu corpo, um cansaço tipo uma fluencia no corpo nos bracos ja fiz varios exames de coracao, de sangue, ja tirei raiox da faço de alergia, eo medico fosse que tinha dado nos exames, que tinha muita alergia a fungos, a poeira, para eu evitar tomar Sereno,eo pior e que trabalho em um lugar fechado curio de poeira quando vou pegar alguma peça, começo a espirar muito com a poeira, tambem estou gripado n.a. tem um tempao tocindo, catarro no peito, sera por conta da alergia? sera que a gasolina me faz mal?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fernandinho, combustíveis são muito prejudiciais se forem inalados por longos períodos. Lembrando que, para quem trabalha neste tipo de ambiente o recomendado é fazer uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s), no mínimo, uma máscara para inalação de vapores orgânicos, óculos protetor e botas de segurança. Abraços.

Ivan

Durante cerca de 6 meses pilotei uma motocicleta que estava com o sistema de vazão dos gases do tanque de gasolina obstruído. Portanto sentia um cheiro bastante acentuado de gasolina ao pilota-la, especialmente quando o tanque estava mais cheio. Usava ela cerca de 3 vezes por semana, durante aproximadamente 1 hora contando o tempo total. Não notei nenhum sintoma adverso relacionado ao meu comportamento ou aparelho respiratório. Ainda assim, devo procurar um pneumologista. No médio prazo esse contato pode acarretar problemas mais sérios, como câncer?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.