Bronquite tem cura? Saiba mais sobre o tratamento desta doença respiratória
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Carlos Felipe Figueira Nogueira
- +A
- -A
A bronquite é uma inflamação nos brônquios, estruturas pulmonares fundamentais na respiração, e, de acordo com dados do SUS, mata 40 mil brasileiros por ano. A doença é, no geral, dividida em dois grupos: bronquite aguda, normalmente associada à infecção de vírus e bactérias, e dura de alguns dias a algumas semanas; e a bronquite crônica, também conhecida como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que não tem necessariamente ligação direta com infecções e afeta o paciente durante boa parte de sua vida. A bronquite tem cura? Como funciona o tratamento?
O que acontece nos pulmões de quem tem bronquite crônica?
A dificuldade de respirar pode trazer uma série de problemas sérios de saúde e, mesmo fora de crises, a falta de fôlego deixa o paciente cansado e acaba o impedindo de ter um estilo de vida mais ativo. “A bronquite é uma inflamação nos brônquios, responsáveis pela condução do ar dos alvéolos até o pulmão”, explica o pneumologista Dr. Carlos Felipe Figueira Nogueira. Em pacientes com bronquite crônica, as vias aéras são estreitas, tensas e, em geral, cheias de muco, o que reduz a passagem do ar.
A bronquite tem cura?
Como em muitas doenças crônicas, é difícil falar de cura quando se pensa em bronquite. “Existem períodos de remissão da doença em períodos da vida nos quais o paciente pode ficar até mesmo sem uso da medicação, como no período da adolescência”, explica o pneumologista. “No entanto, nenhum tratamento pode comprovadamente curar a asma”.
Como é o tratamento?
Como a bronquite crônica não tem cura, o tratamento é voltado para reduzir a resposta inflamatória e, com isso, melhorar a respiração dos pacientes. Além disso, é muito importante evitar excesso de poeira em casa, um dos principais gatilhos para crises. “O tratamento é feito com medicamentos para controlar a resposta inflamatória das vias aéreas, associado a broncodilatadores, que aumentam o diâmetro dos brônquios, facilitando a respiração”, explica Nogueira. “O ponto fundamental do tratamento é o controle do ambiente, retirando objetos que podem acumular poeira, tendo cuidados maiores com a roupa de cama, etc.”.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Carlos Felipe Figueira Nogueira
Pneumologia
CRM: 5290720-0 / RJ
- 8 comentários para "Bronquite tem cura? Saiba mais sobre o tratamento desta doença respiratória"
-
Elza Barbosa
Tenho 83 anos e fui fumante, fez 3 anos que parei de fumar, com muita secreção nos pulmões procurei um pneumologista que através de tomografia constatou bronquite crônica, o que devo fazer pra melhorar já que não tem cura
-
Gleisson
Eu queria saber porque eu não sei que eu tenho esse negócio de bronquite mais eu nunca fumei mais eu tusso é fico sem ar mais só durante a noite porque durante o dia não sinto nada pôde min ajudar ah saber oque é pfv
-
Rosimeire
A bronquite tem fator hereditário?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Rosimeire, o tipo de bronquite que pode ter fatores hereditários é a bronquite asmática. Na bronquite aguda e crônica os problemas surgem diante do contato do corpo com vírus e outros organismos e substâncias. Confirma mais na seguinte matéria: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/bronquite-causas-sintomas-tratamento. Abraços!
-
Ingrid Guimarães
Meu filho tem bronquite asmática ele tem 10 anos como fasso pra fazer um ttratamento
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Ingrid, o primeiro passo é realizar uma consulta com um pneumologista. Esse profissional poderá prescrever medicamentos para controle da resposta inflamatória das vias aéreas, associado a broncodilatadores. Outro ponto importante, é controlar o ambiente, retirando objetos que podem acumular poeira, tendo cuidados maiores com a roupa de cama, etc. Desejamos um ótimo tratamento. Até a próxima.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.