A bronquite crônica é mais comum na terceira idade? Por quê?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Vanessa Hartmann
- +A
- -A
Uma das manifestações da chamada DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), a bronquite crônica está ligada diretamente aos efeitos que o cigarro provoca ao longo dos anos e por isso acaba sendo mais comum na terceira idade. Com o acúmulo de décadas de prática do tabagismo, a bronquite crônica tende a se manifestar.
“É mais comum encontrar pessoas com DPOC e bronquite crônica na faixa acima dos 60 anos de idade, pois elas já se expuseram aos efeitos deletérios do cigarro durante muitos anos. Contudo, é possível encontrar pessoas mais jovens com DPOC e bronquite crônica”, aponta a pneumologista Vanessa Cristina Hartmann. “Estima-se que existam 65 milhões de pessoas com DPOC em todo mundo, segundo a OMS (organização Mundial de Saúde)”.
Sintomas da bronquite crônica e DPOC
Segundo a especialista, a bronquite crônica é classicamente definida por tosse persistente por pelo menos 3 meses, durante 2 anos consecutivos. “Normalmente essa tosse piora pela manhã. É o ‘pigarro’ que os fumantes tanto relatam. Já a DPOC, de um modo geral, tem diversos outros sintomas, como falta de ar, dificuldade para realizar as atividades do dia a dia, além de manifestações sistêmicas que podem estar associadas, como doença cardíaca isquêmica, osteoporose, perda e fraqueza muscular, aterosclerose e diabetes”.
Além da carga tabágica (quantidade de cigarros fumados por dia), o desenvolvimento da DPOC também está ligado à predisposição genética de cada pessoa. “Se uma pessoa fuma 1 maço de cigarro por dia há 30 anos e tem DPOC leve, não necessariamente uma outra pessoa que faz exatamente o mesmo terá a doença leve, pois se a sua predisposição for maior, poderá desenvolver DPOC mais rapidamente e com manifestações mais graves”, afirma Vanessa.
Prevenção e tratamento da doença
Como o principal fator de risco para bronquite crônica e DPOC em geral é o tabagismo, não fumar é a forma ideal de prevenção e também é parte do tratamento desses problemas. Não se expor passivamente à fumaça do cigarro também é importante. “Sempre há benefícios em parar de fumar, mesmo em pacientes mais idosos e com doença mais avançada. Mas é claro que quanto antes parar de fumar, melhores serão os benefícios”, conclui a pneumologista.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Vanessa Hartmann
Pneumologia
CRM: 34626 / RS
- 8 comentários para "A bronquite crônica é mais comum na terceira idade? Por quê?"
-
maria aparecida da silva lisboa
tenho 61 anos comecei com uma gripe muito forte ela ia embora em menos de 15 dias voltava fui varias vezes na emergencia fazia radiografia ,do pulmão e os medicos falavam que eu estava com pneumonia .foram 3 vezes com o mesmo resultados.Ai fui na pneumologista ,ela falou que eu nao estava com pneumonia e sim com bronquite mandou eu fazer 2 exames ,ai ela confirmou que eu estava com bronquite..Eu nao entendi nunca fumei,e agora estava com esse cançasso.Mandou eu tomar ALENIA DE 12 EM 12 HORAS .Mas antes de passar 12 horas a canseira volta ,por andar um pouco ja me vem a canseira .como estou acima do peso ,pergutei que exercicio devo fazer , ela mandou eu ir no cardiologista sendo que o cardiologista ja havia feito exames comigo do coração e disse que eu estava bem .sendo que ele quem me mandou ir na pneumologista.Agora o que faço ?devo procurar outro medico ? qual? pois mesmo usando Alenia a canceira volta logo.Espero uma resposta.e tambem que exercicio devo fazer ,ja me falaram de natação mas eu nao gosto ,teria outras opçoes????
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Maria Aparecida, as pessoas que sofrem com bronquite possuem dificuldade para respirar devido ao fechamento dos brônquios, que não permitem uma entrada e saída normal de oxigênio. Uma das formas de tratamento para esses pacientes é a prática regular de atividades físicas. Segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/atividade-fisica-melhora-capacidade-respiratoria-bronquite
Abraços. -
Maria de lourdes barbosa cracco
Eu nunca tive bronquite nem asma tambem nunca fumei. Sempre fui saudavem nessa parte. Agora com 75 anos fiquei com bronquite entao me pergunto:porque? Sempre fui saudavel.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Maria. A bronquite pode ser tanto aguda quanto crônica. Sendo assim, é importante que você passe por consulta médica, pois somente com a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o tipo de bronquite e as causas que levaram ao aparecimento dos sintomas. Desejamos melhoras. Abraços!
-
Maria de lourdes barbosa cracco
Dra Vanessa eu nunca fumei tenho 76 anos sempre fui saudavel nessa area. Porque agora adquiri bronquite! Vi que o artigo se refere a quem sempre fumou
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Maria. A matéria, refere-se a pacientes com bronquite crônica e a bronquite pode ser tanto aguda como crônica. A bronquite aguda é caracterizada por sintomas que pioram ao longo de horas e de dias e, geralmente, “levam as pessoas a procurarem atendimentos de emergência”, explica o pneumologista Ramiro Sienra. Esta forma é mais comum e é frequentemente causada por vírus que atingem o sistema respiratório. Substâncias irritativas como poeira, fumaça e perfumes, também podem provocar uma crise de bronquite aguda. Já a bronquite crônica é resultado, principalmente, do contato do organismo com o cigarro. Para mais esclarecimentos, é importante que busque por um médico especialista, que poderá realizar avaliação e, com o diagnóstico preciso, saberá se seu caso trata-se de bronquite crônica ou aguda. Desejamos melhoras. Abraços!
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.