Um paciente pode ter asma e bronquite ao mesmo tempo?


  • +A
  • -A

Asma e bronquite muitas vezes são confundidas por parecerem bastante, mas na verdade são quadros distintos. Inclusive, um paciente com asma pode apresentar bronquite ao mesmo tempo. O principal causador da bronquite é o tabagismo, então se um paciente com asma possui esse hábito, por exemplo, pode acabar sofrendo com os dois problemas.

“Se o asmático for fumante, ele pode desenvolver as duas doenças, o que é mais grave. A associação da asma com a bronquite (DPOC) leva a mais sintomas, mais perda da função pulmonar, mais crises e maior chance de mortalidade”, informa o pneumologista Mauro Gomes.

As diferenças entre asma e bronquite

Os sintomas de asma e bronquite são praticamente os mesmos e suas definições contam com uma sutil diferença: a asma é uma inflamação das vias aéreas inferiores (compreendendo desde a traqueia até os brônquios), enquanto a bronquite representa uma inflamação especificamente nos brônquios.

Outra diferença entre asma e bronquite está na manifestação e duração dos sintomas e crises. Na asma, as crises são passageiras, surgem e logo desaparecem. Apenas nos casos de asma grave os sintomas serão contínuos. No caso da bronquite, os sintomas sempre persistem por mais tempo (mais de três meses no ano).

Parar de fumar previne asma e bronquite


Como os sintomas dos quadros são praticamente os mesmos, algumas medidas de tratamento que são específicas para o controle dos sintomas poderão ser parecidos.
Cessar o tabagismo é uma prevenção que também funciona nos dois casos. “No caso do paciente que tem asma e bronquite, devem ser realizados os tratamentos para as duas condições, o que aumenta o número de medicamentos utilizados e o custo do tratamento”, afirma Mauro.

Dr. Mauro Gomes é pneumologista pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e chefe de equipe de Pneumologia do Hospital Samaritano de São Paulo. CRM-SP: 59917 – drmaurogomes.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
asma
bronquite
cigarro
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

22 comentários para "Um paciente pode ter asma e bronquite ao mesmo tempo?"

Marta Maria de Deus

Eu tenho os dois e estou tendo crises de pressão alta.qual especialista procurar?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marta, marque uma consulta com o pneumologista, se necessário ele poderá te encaminhar para uma avaliação com o cardiologista. Abraços.

NILO PAULI

bom dia!eu sempre soube que tenho bronquite asmatica, alguns produtos quimicos e a mudança brusca de temperatura as vezes me causam falta de ar, como estou agora, minha ultima crise foi a 31/2 anos – qual seria um tratamento natural, fitoterapico alternativo, para combater essas crises?existe algo alem dos BEROTEC, ATROVENT, ALENIA e etc?obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Nilo, o tratamento é individualizado; após uma consulta com o médico especialista ele poderá prescrever o tratamento ideal para você. Abraços.

MARISA GAMA

se a asma tem crises passageiras, pq os médicos passam remédio de uso contínuo como o Alenia (que é caro diga-se de passagem) pra usar sempre… deveria ser usado em períodos próximo as crises então.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marisa, a asma é uma condição que se mantém independentemente do controle dos sintomas, o que significa que se deve manter o tratamento mesmo nos momentos em que as crises alérgicas não se fazem presentes. O médico que te acompanha poderá te orientar a respeito do seu caso. Abraços.

Sidnea

Tenho asma e refluxo. Um causa o outro? E como tratar?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sidnea, a asma e o refluxo gástrico são duas doenças que muitas das vezes podem ocorrer juntas. A prevalência de RGE (refluxo gastroesofágico) é mais alta em asmáticos do que em pessoas sem asma; pois o refluxo tem tendência a agravar a asma e esta por outro lado, tem tendência a piorar o refluxo. Ao realizar uma consulta o médico irá te avaliar e prescrever o tratamento ideal para você. Abraços.

Regina Ferreira

Tenho asma e bronquite,parei de fumar uns 30 anos,tomo medicação alênia ,Berotec, Atrovent,às vezes a crise são forte tenho que tomar injeção antialérgica ou Decadron,já passei no pneumologista,tenho um catarro continuo na garganta, gostaria de saber se isso tem cura?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Regina, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

ANDREA

Boa tarde.Minha filha de 11 anos tem bronquite, ela tem uma catarreira no nariz e no pulmão. Aí vem a falta de ar.Ja tratei com pneumologista, alergista e homeopata e nada deu solução. o que faço?????

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Andrea, é complicado diagnosticar sua filha apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Douglas

Alenia pode pegar no posto gratuitamente. Ou fazer cadastro no Ache sairá de 90 Reais por 60.

elayne

bronquite ou rinite alérgica pode se tornar asma?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elayne, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/asma-e-rinite-alergica
Abraços.

Joelma

Eu tenho os dois minhas crises estão constantes …

Raimundo José de Sousa

Vim para Sao Paulo em 1965 para tratar de bronquite asmáticos recuperei 27 anos .Em 2009 estava fui visitar meus pais em Piauí la fui ajudar um Pedreiro colo pia tanque para lavar roupa tive uma crise violenta de bronquite com muita curiza nazal.Quando cheguei em Sao Paulo procurei Peneumologista e um Alergista. Tramento com Alenia.Nos exames de sangue acusou alergia todos tipos de peixe.De vez enquanto uma recaida pouco tempo de marco tive peneumonia fui internado no o Sepaco de la

maria

tenho bronquite sempre estou com chiado no peito e vivo cansada com qualquer esforço fisico , nao sei mais o que fazer a bonbinha so resolve no momento para aliviar.

Ana Paula

Boa Tarde, eu tenho bronquite asmática, as minhas crises é constantes , antigamente eu era fumante passiva, porque o meu marido era fumante , e as minhas crises era pior, eu toda a semana eu ia desmaiada para o hospital o médico me botava no balão de oxigênio, mais hoje a crise dá para controlar , porque eu achei um alergista muito bom , que passou uma vacina que ele prepara na hora, só é muita cara e eu tive que parar o tratamento, eu queria saber se existe tratamento mais em conta?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ana Paula, converse com o médico que te acompanha para que ele te informe quais os tratamentos indicados para o seu caso. Abraços.

Valdemir

Tenho silicose crónica trabalhei num garimpo tinha 25 anos e fiquei contaminado com pó de pedra e ate tô lutando pra viver melhor hoje tem 50 anos fazendo tratamento no hospital das clínica de Goiânia com Dr Maria auxiliadora

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Valdemir, desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.