Bronquite aguda: Entenda a doença, geralmente causada por vírus e bactérias


  • +A
  • -A
Imagem do post Bronquite aguda: Entenda a doença, geralmente causada por vírus e bactérias

A bronquite aguda atinge a saúde do sistema respiratório, provocando a inflamação dos brônquios e dificultando temporariamente a passagem do ar para os pulmões. A condição é mais comum durante o outono e o inverno e pode surgir acompanhada de outras complicações, como gripe e resfriado.

“A bronquite aguda geralmente é causada por infecções virais ou bacterianas e costuma ter tosse com catarro, chiado no peito e falta de ar como sintomas”, afirma o pneumologista Mauro Gomes. Outros sintomas que podem aparecer são febre, cansaço, mal-estar e tosse seca. O quadro pode durar de uma a duas semanas, com melhoras significativas a partir do quinto dia se o tratamento for realizado adequadamente.

Bronquite aguda em crianças e idosos pode se tornar grave


Boa parte dos casos são leves, mas bebês, crianças e idosos devem receber atenção, já que a doença pode se agravar com mais facilidade. Doenças crônicas e imunidade enfraquecida são fatores de risco para a bronquite aguda. O cigarro, assim como pólen, ácaros, poeira e poluição, podem servir também como agravantes para a infecção.

A forma como a bronquite aguda é tratada depende da causa da inflamação. “Geralmente, são necessárias medicações que dilatam os brônquios por via inalatória, os chamados broncodilatadores. Quando há infecção, é preciso utilizar antibióticos”, explica Gomes. O tratamento envolve ainda repouso, hidratação e, quando necessário, medicamentos para febre.

Qual é a diferença entre bronquite aguda e crônica?


Enquanto as crises de bronquite aguda tem duração mais curta, a crônica pode permanecer durante meses. A crônica aumenta consideravelmente o risco de adquirir outras infecções, como a pneumonia, e a tosse sempre tem catarro. Outra diferença é que a principal causa da bronquite crônica é a inalação da fumaça de cigarros.

Dr. Mauro Gomes é pneumologista pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e chefe de equipe de Pneumologia do Hospital Samaritano de São Paulo. CRM-SP: 59917 – www.drmaurogomes.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
bronquite
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

26 comentários para "Bronquite aguda: Entenda a doença, geralmente causada por vírus e bactérias"

joao melo

Excelente Matéria.

Luciano

Qual séria o melhor procedimentos pois eu quando chego na época de frio fico com muita tosse

Gleison

A bronquite pode desencadear asma?

Diego

Achei a matéria bem interessante, acho importante conhecermos as nossas enfermidades para assim podermos enfrentalas eficazmente.

Cuidados Pela Vida

Oi Luciano, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/como-conviver-com-a-bronquite
Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Gleison, segue o link de uma de nossas matérias com informações que podem esclarecer esta dúvida:
https://cuidadospelavida.com.br/especiais/asma-sintomas-tratamentos-e-controle/qual-a-diferenca-entre-asma-bronquite-e-dpoc
Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Diego, ficamos felizes que tenha gostado! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Valdson Silva

Matéria muito boa

Jurema

Achei super legal a matéria tenho um filho que tem bronquite.

Jussara Modesto de Araújo

Tenho bronquite asmática e faço uso constante do alenia gostaria de saber se futuramente ele pode desencadear outros tipos de doenças e se ele provoca ganho de peso pq faço academia todos os dias e não emagreço😣

Josete

Quado criança dava muita crise de bronquite depois comesei a fumar passou o tempo tinha muita dificuldade para respirar come sei ter outros problemas deixei de fumar mas tarde hoje descobrir que tenho enfisema pumolar não tenho força para andar .corre vare casa vassoura Nei pensar me canso com tudo tenho 59 anos entrei em depreçao tomo remédio cotrolado parei de viver o médico disse não tenho cura parei de fumar eu parei tarde de mas

Patrícia

Os conteúdos são muito interessante, estou gostando muito, me ajuda a ter cuidados maior com meus filhos.

MESSIAS S CARDOSO

Tenho bronquite crônica, que, segundo os médicos, adquiri com CIGARROS. No entanto, já parei de fumar a muitos anos e ela continua. Tenho bastante tosse com catarro branco, sempre de manhã e quando deito. Acontece que não tomo nenhum medicamento e gostaria de saber o que possa fazer para melhorar essa situação.Grato por sua resposta, atenciosamente.Messias.

Jacilda Alves Maduro

Gostei muito pois tenho bronquite asmática e fasso tratamento estou preocupada pois tenho que usar alenia todo dia ária tb eu tb trabalho de serviços gerais em um clube e lá se usa produtos fortes para limpeza ai vai tudo por água abaixo o tratamento o médico pediu pra me afastaram dos produtos mais quando melhoro me colocam de novo pra trabalhar com os produtos aminha gerente disse que isso é por um tempo só vivo na emergência me diga o que fazer obrigada gostei muito de está compartilhando com vcs este asssunto

Jaime Mota

Quais as formas de contágio por bactérias que levam a contrair a bronquite crônica? Em janeiro de 2018 tive uma grave crise de falta de ar causada por reação alérgica ao contato com fungos de fezes de morcego. Procurei um pneumologista que me receitou antibiótico que tomei por 7 dias e receitou também Alênia para uso diário, mesmo sem sintomas, o que tenho feito continuadamente. Entretanto depois disso, em março 2018 tive uma grande crise de tosse com catarro, estando o pulmão limpo, que foi debelada com antibiótico por 5 dias. Agora em maio 2018 uma nova crise de tosse, com muito catarro voltou a me atacar e procurado o médico clinico geral e feitos exames de RX e de sangue, ele só me receitou Prednisona (antinflamatório) e Budesonida (soro para injetar nas narinas) e isto não está me trazendo solução. Peço ajuda de vocês, me informando que tipo de antibiótico é mais eficaz na cura definitiva e tratamento desse problema, visando que eu tenha mais argumentação com o médico. Este problema está me atrapalhando de dormir, pois as crises ficam agravadas ao entardecer e à noite quando o nariz fica entupido e só consigo respirar pela boca. Agradecido pela atenção.

Cuidados Pela Vida

Olá Jurema, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Jussara, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Patrícia, ficamos felizes que esteja gostando! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Messias, faça uma consulta com o pneumologista para que ele te indique o tratamento adequado. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Jacilda, neste caso peça para que o seu médico escreva um laudo para que você entregue no seu serviço, e assim peça para que eles te mudem de setor. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Jaime, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/bronquite-causas-sintomas-tratamento
Os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Ivone

Há algum tempo adquiri bronquite , sinto falta de ar, cansaço e chiado. Piora a noite tomo o medicamento Vannair,as vezes acho que não melhora. Será que preciso tomar mais algum outro medicamento. Já fui fumante há uns 20 anos atrás. Por mais ou menos 20 anos. Obrigado.

Ednalva Maria Ribeiro

Gostei das dicas mas, eu sinto falta de ar justamente no verão, me dou bem com o inverno

Ana Paula Lanes

Olá, sou asmática, tenho rinite e sofro quando chega o outono e inverno. Uso relvar todos os dias, bombinha e spray para o nariz..mas se eu parar de usar o relvar por dois dias me dá crise de falta de ar, fico me perguntando será que tomando esses remédios a tantos anos isso não se torna um vício??

Cuidados Pela Vida

Oi Ivone, retorne em consulta com o médico que prescreveu o medicamento e relate para ele os sintomas que ainda permanecem, assim ele vai poder reavaliar o tratamento. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Ana Paula, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Relvar pois ele não é fabricado pelos Laboratórios Aché ou Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá te orientar. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.