Bronquite: Qual é diferença entre a forma aguda e crônica da doença?

  • +A
  • -A

Os brônquios são estruturas que fazem parte do sistema respiratório e que permitem a passagem de ar do nariz em direção aos pulmões. Existem vários problemas de saúde que podem afetá-los, mas a bronquite é um dos mais comuns, que pode ser dividida em casos agudos ou crônicos. O pneumologista José Eduardo Martinelli explica as diferenças entre as duas formas.

 

Bronquite aguda tem menor duração que a crônica

 

“A bronquite aguda viral é um processo inflamatório do interior dos brônquios, provocando a hipersecreção que leva a uma respiração ruidosa, tosse e expectoração de muco”, afirma o médico. Na maior parte dos casos agudos, os sintomas duram de 7 a 10 dias e a doença surge acompanhada de uma infecção respiratória.

Apesar de ter sintomas semelhantes, a bronquite crônica é um pouco diferente. “A bronquite crônica compromete pessoas a partir dos 45 anos e, normalmente, o processo inflamatório é desencadeado pela fumaça do cigarro e por poluentes ambientais”, explica o especialista. Os quadros crônicos, que duram meses ou até anos, fazem parte de um conjunto de problemas respiratórios chamados de DPOC, doença pulmonar obstrutiva crônica.

O mau funcionamento dos brônquios, especialmente nos casos de bronquite crônica, gera insuficiência respiratória porque dificultam a chegada do ar na região das trocas gasosas. “Dependendo da intensidade das alterações, essa insuficiência se cronifica e causa um prejuízo para o organismo como um todo, provocando perda importante da qualidade de vida“, alerta Dr. Martinelli.

 

Como é feito o tratamento da bronquite?

 

O tratamento da bronquite aguda tem foco no combate aos sintomas: o médico poderá receitar medicamentos para abaixar a febre e aliviar a tosse e a falta de ar, além de indicar a ingestão de muito líquido. Já a forma mais eficaz de se ver livre da bronquite crônica é colocar um fim no hábito de fumar. Também podem ser prescritos remédios para diminuir a inflamação dos brônquios e, assim, amenizar a falta de ar.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
bronquite
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Bronquite: Qual é diferença entre a forma aguda e crônica da doença?"

Maria Aparecida Agrelos Pereira

Eu fiz um comentário sobre asma mas depois de ler tudo eu tenho mesmo é bronquite e no outono por ser muito seco eu fico pior.Quando necessário faço fisioterapia respiratória..Uso uma bombinha receitada por médico quando necessário..

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria. Obrigado por compartilhar seu comentário conosco. É crucial buscar atendimento com o pneumologista para identificar a causa dos sintomas e assim iniciar o tratamento adequado. Continue por aqui para receber mais informações e dicas sobre saúde, doenças e tratamentos. Até a próxima.

antonio

qdo criança tive bronquite,sumiu depois dos 14 anos,fumei 20 anos estou 20 anos sem fumar,faço 8 km todos os dias(ganhando o premio ouro do google fit todos os dias. andei com uma tosse…fiz uma radiografia constatou prncipio de BPCO…o medico me receitou Alenia(aspirar todos os dias)…em funcao do frio ela está se manifestando….continuo caminhando, Tem cura isto?…tenho 70 anos com muita disposicao,caminho bastante/ bike /pilates/academia….

Ana Patrícia

Deixei de fumar há 3 meses,desde então sinto fauta de ar ; mas tudo começou á 1 ano com queimores e dores na escapula.

Regina

Tenho bronquite, mas já um bom tempo ñ aparece sintomas, queria saber se mesmo assim estou no grupo de risco da covid 19

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Regina. A bronquite é uma das doenças incluídas no grupo de risco. Quem tem doenças que afetam a saúde do sistema respiratório, tem o mesmo risco que a população em geral de contrair a infecção causada pelo novo coronavírus. No entanto, diferentemente da maioria das pessoas, esse grupo tem maior chance de desenvolver uma forma mais grave da doença. Deixo aqui uma sugestão de leitura que você pode gostar: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/coronavirus-pessoas-asma-dpoc-risco-doenca. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.