Brônquios: Qual é a função deste condutor no sistema respiratório?


  • +A
  • -A
Imagem do post Brônquios: Qual é a função deste condutor no sistema respiratório?

Bronquite, bronquiolite e bronquiectasia. Os brônquios são utilizados para dar nomes a vários problemas de saúde, mas você sabe qual é a função dessas estruturas no corpo? Quem explica é o pneumologista Ramiro Sienra: “Esses órgãos fazem parte das vias áreas, um sistema de tubos biológicos no nosso sistema respiratório que levam ar do meio externo para o pulmão”.

 

Brônquios transportam oxigênio para o pulmão

 


O corpo humano é dotado de dois brônquios, o esquerdo e o direito, localizados logo abaixo da parte inferior da traqueia, no meio do tórax. Eles são responsáveis por fazer a conexão da traqueia com os pulmões, conduzindo o ar. Os brônquios se dividem progressivamente em ramificações menores até atingirem tamanhos muito pequenos, recebendo o nome de bronquíolos.

O mau funcionamento dos brônquios pode gerar prejuízos ao corpo.”Em situações em que os brônquios perdem sua função, eles geralmente se estreitam e produzem mais inflamação e catarro, diminuindo seu calibre e dificultando a passagem do ar”, alerta Ramiro. O problema pode provocar tosse, chiado na respiração, falta de ar e causar até mesmo insuficiência respiratória.

 

DPOC e asma afetam a saúde dos brônquios

 


Diversas doenças podem afetar os brônquios. No entanto, entre as mais comuns estão a asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica, a DPOC. Na asma, os brônquios são bastante sensíveis e iniciam um processo inflamatório ao entrar em contato com micro-organismos e substâncias estranhas, como poeira e pólen. Na DPOC, a inflamação é causada pelo cigarro, na maior parte dos casos.

Ao perceber qualquer sintoma, se consulte com um médico, já que é importante cuidar da saúde dos brônquios. Medidas como não fumar e não permanecer em locais com muita poluição são importantes para preservar as funções dos brônquios. Procure manter a casa sempre limpa e arejada, evitando tapetes e carpetes ou, pelo menos, aspirando com frequência.

 

Dr. Ramiro Sienra é pneumologista, formado pela Faculdade de Medicina da USP e atende em São José dos Campos (SP). CRM-SP: 139797

 

Foto: Shutterstock

TAGS
asma
bronquite
cigarro
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Brônquios: Qual é a função deste condutor no sistema respiratório?"

Maria celeste

Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.Muito útil e esclarecedor.Parabéns

Cuidados Pela Vida

Olá Maria Celeste, ficamos felizes que tenha apreciado a matéria. Abraços.

Elizete Ribeiro

Obrigado pela excelente explicação. Acabamos de passar ao medico. Pois ela estava com todos sintomas descrito. Agora já está medicada. Foi confirmada que os brônquios era a causa do problema. Agradecemos pela sua ajuda. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.