O que é um broncoespasmo? Quais são as causas?


  • +A
  • -A

É chamado de broncoespasmo o fenômeno caracterizado pelo fechamento e pela presença de edemas nas pequenas vias aéreas, os brônquios e os bronquíolos, canais por onde o ar é transportado até chegar aos pulmões. “Essa circunstância do sistema respiratório se manifesta por meio de sintomas, como tosse, falta de ar e chiado e sensação de aperto no peito”, afirma o pneumologista Ramiro Sienra.

Doenças cardíacas e pulmonares provocam o broncoespasmo


De acordo com o especialista, o broncoespasmo não é causado por um único problema. É decorrente de exacerbações de doenças respiratórias já existentes, como gripes e resfriados, da inalação de produtos tóxicos ou de partículas que desencadeiam reações alérgicas, assim como do descontrole de doenças cardíacas.

“O fenômeno é muito frequente em pessoas com doenças pulmonares, principalmente aquelas com características obstrutivas, como asma, enfisema pulmonar e bronquiolites”, explica o médico. No entanto, o fato de o broncoespasmo ser mais comum em quem tem problemas respiratórios não significa que um indivíduo saudável não poderá desenvolvê-lo.  

Como tratar e se prevenir do broncoespasmo


Todos os casos de broncoespasmo e de falta de ar devem ser avaliados imediatamente por um médico, de preferência em uma sala de emergência, segundo Sienra. O tratamento é feito com o uso de medicamentos broncodilatadores inalatórios ou por via subcutânea, caso seja necessário. Também podem ser administrados corticosteroides de forma endovenosa ou via oral.

Para prevenir o surgimento do broncoespasmo, é importante tratar as doenças respiratórias e cardíacas assim que surgirem os sintomas, com medicamentos e outras medidas indicadas por um profissional. Mas, se a causa para o problema for o contato com produtos tóxicos e substâncias que provocam alergias, a identificação do agente e o isolamento do paciente para evitar a exposição é vital.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ramiro Sienra

Dr. Ramiro Sienra

Pneumologia

CRM: 139797 / SP

TAGS
asma
bronquite
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

73 comentários para "O que é um broncoespasmo? Quais são as causas?"

Kerciane

Oi doutor! Minha bebê com 2 meses de vida ,apresentou roncos e chiados no peito.Os médicos do UPA passaram remédios e fluidificantes nasais porém nada resolveu. Com 4 meses ela teve broncopneumonia, foi medicamentada, tratada,e o chiado baixou um pouco de volume, mas mesmo assim continuou .Hoje com 6 meses ela continua assim, e também esta resfriada! Não sei mais o q faço, o pediatra disse hoje que isso era broncoespasmo, como posso saber se é realmente isso? O que eu devo fazer para acabar com esse tormento?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Kerciane, entendemos sua preocupação, pois a saúde de nossos filhos é algo muito precioso, não é mesmo? Como você informa já ter passado sua filha com o pediatra, recomendamos que você a leve até um pneumologista, pois ele é especialista em doenças respiratórias e pulmonares e poderá esclarecer se é realmente broncoespasmo. Abraços

Lourdes Abreu

DrA três anos tive cancer de pulmão com retirada do lobolo superior direito deu embolá pulmonar tumor no mediastino direito ,tuberculose ganglionar no mediastino esquerdo e vários nódulos nos dois pulmões hoje continuo com uma problema no mediastino esquerdo , muito aperto no peito ,cansaço e voltei a ficar constantemente com resfriado e rouca me disseram que é bronco espasmo , que posso fazer para melhorar?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lourdes, é importante seguir a recomendação do profissional que a atendeu há três anos. Entretanto como já faz algum tempo, caso ainda não tenha realizado uma consulta com especialista, recomendamos que o faça, pois ele poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Abraços

LaineLaine

Dr.estou com Meu BB de 9 meses a 20 dias nA UTI entubado os médicos falam em brocoespamo, já estou desesperada sem saber o que fazer, pois moro em Sergipe e estou achando o tratamento lento ,já foi feito vários antibióticos ,pulsotepia e não melhora me. Ajude o quê passo fazer pedir transferência PR são Paulo ,?será que teria outros tratamentos? Me ajude pôr favor

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Laine. Entendemos sua preocupação pois queremos os filhos sempre saudáveis. Com relação ao tratamento, o mais indicado é verificar com o médico que está acompanhando o seu filho. Estimamos melhoras.

Sonia Andrade

Sinto chiado no peito devido a refluxo o que posso tomar para melhorar?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sonia, qualquer medicação somente pode ser indicada após avaliação de um profissional médico. Recomendamos que você realize uma consulta com um especialista afim de identificar o tratamento indicado para o seu caso. Melhoras.

Valdeberto Fernandes

Boa noite, gostaria de saber se quem tem bronquitaesia, pode fazer o uso do medicamento Ibuprofeno?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Valdeberto, qualquer medicação somente pode ser indicada após avaliação de um profissional médico. Recomendamos que você realize uma consulta com um especialista afim de identificar o tratamento indicado para o seu caso. Abraços.

Alexsandra sousa

Boa noite, á 2 dias recebi o diagnóstico de que estava com pneumonia e broncoespasmo, já sou asmática desde um ano de idade sendo que já tenho 40 e gostaria de saber quais as agravaçoes em minha vida agora que estou com esses dois diagnosticos.Sinto muitas dores noas costas e quase morri sem consequir respirar (nariz intupido )tentando respirar pela boca tive a sensação de que minha glotia enchava boca muito seca desespero total, entrei em pânico. Desde já agradeço .

CUIDADOS PELA VIDA

Alexandra, você segue o tratamento para asma regularmente? É importante pois broncoespasmo geralmente é relacionada à doenças respiratórias. Também é muito importante diagnosticar a origem do surgimento dos sintomas, pois em alguns casos a causa do problema pode ser alérgica. Abrçaos

cintia camila

ola doutor meu filho tem 5 anos e foi diagnosticado com asma desde do seu primeiro ano de vida ele ja teve 11 pneumonias seguidas faz tratamento com broncodilatadores mas ele ainda apresenta chiado no peito quando dorme muito me falaram que esse chiado desapareceria com o passar do tempo mas vejo que ele nao vai embora eu queria saber se e normal uma criança que faz tratamento desde 1 ano de idade ainda apresentar chiado aos 5 anos

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cintia. Seguindo o tratamento correto seu filho não deveria mais apresentar esses sintomas. Você realiza acompanhamento médico regularmente? é importante saber exatamente qual o tipo de asma seu filho possui para que se desenvolva o tratamento ideal. Abraços

Cintia Leandra Pio

Boa noite meu filho teve asma … Estava usando bombinha. Mas a pneumo tirou pra fazer um teste …. Semana passada teve uma dor aguda entre as costelas… Foi para o pronto socorro e diagnosticaram peneumonia….. Essa dor seria o q????Ele ainda sente dores quando tosse ….

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cintia. Essa dor é devida a inflamação causada pela pneumonia. Caso essa dor persista, procure um pneumologista para uma nova avaliação.
Abraços

André Ricardo

Dr. Meu cunhado tem 46 anos altista e daw vem dando uns espasmos ao acorda Quando acordamos o espasmos é bem forte chega a cair quase que desmaiandoO que devemos fazerQual médico procurar

CUIDADOS PELA VIDA

Olá André, você pode procurar um médico pneumologista. Abraços

Valdirene nunes

Olá,boa noite! tenho um vizinho que apresentou um problema e o médico diagnosticou como broncoespasmo,mas agora ele apresentou umas manchas se sangue nos olhos o que pode ser?

Jane de Fátima Souza Silva

Fui acometida de uma infecção pulmonar com séria falta de ar. Fui medicada com antibióticos, hidrocortisona e inalação com Berotec e Atrovent. Mesmo com todos esses medicamentos, eu ainda sentia falta de ar e uma séria taquicardia devido ao uso do Berotec que foi logo suspenso. Passei a usar a micro-nebulização só com Atrovent e o uso de hidrocortisona. Tão logo era aplicada a injeção de Hidrocortisona eu começava a ter dificuldade respiratória e o mesmo acontecia com o Atrovent. O efeito era o contrário, pois o que deveria abrir os brônquios, fechava e eu ficava muito mal. O médico suspendeu esses medicamentos, só deixando o antibiótico. Será que eu tive uma reação alérgica?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jane, possivelmente você teve alguma reação alérgica. Abraços

Camile

Olá Dr, meu BB tem 6 meses foi diagnosticado e broncoespasmo após dois meses de tratamento com usando clenil, aerolin, pergo e nada da chieira sumir, está fazendo fisioterapia respiratória, então fui ao otorrino pq achei q o chiado dele está só a nível de vias aéreas.Segundo o Laudo dele, meu BB está com broncoespasmo. Iniciou com antibiótico, predicin, livmuco

Alexandre Lucio

tenho 24 anos, sou fumante e tentando parar, queria saber se fumar pode influenciar para ter broncoespasmo, tive sangramento nasal, dores fortes no peito, muita tosse, falta de ar e etc, tomei algumas inalações na UPA, e as crises de falta de ar diminuiram, mas ainda toda vez que vou tossir meu peito e minha garganta dói muito, é normal na recuperação ou pode ser outra coisa?

Murilo

Olá Dr., é possível o broncoespasmo ser ocasionado por refluxo gástrico? Desde já agradeço a atenção!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Murilo, geralmente o broncoespasmo não é causado por um único problema. É decorrente de exacerbações de doenças respiratórias já existentes, como gripes e resfriados, da inalação de produtos tóxicos ou de partículas que desencadeiam reações alérgicas, assim como do descontrole de doenças cardíacas.

Regina

Meu marido fez cirurgia de CEA de laringe, com esvaziamento cervical. Fazem 4 anos.Posteriormente deve tromboembolia pulmonar já tratada. Hoje ele tem alguns espasmos, não sei se realmente esta seria a palavra correta, mas aconte ce de dia e dormindo. é um tipo de soluço. Seria isto normal?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Regina, é complicado diagnosticar o seu esposo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços

Elisiani

Broncoespasmo decorrente de gripe pode ser tratado com predsin em criança com 8 anos? Ou só usar bombinha de aerolin ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elisiani, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que você realize uma consulta. Abraços.

Gabriela

Olá Dr., gosto muito de praticar exercícios, porém, durante a prática, em alguns casos, sinto falta de ar, chiado no peito e também sinto como se minhas vias aerias estivessem inflamadas, obviamente não consigo continuar o que fazia. Li que existe broncoespamo induzido pelo exercício físico, este seria um caso?(Destaco que as crises duram de 2 a 5min, mais ou menos, porém, se eu voltar a me exercitar tenho nova crise.)

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gabriela, o broncoespasmo induzido por exercício (BIE) é a denominação utilizada para descrever o aumento transitório da resistência das vias aéreas ao fluxo de ar consequente ao broncoespasmo que ocorre após ou durante o exercício vigoroso em uma parcela considerável dos asmáticos, e em um número pequeno de indivíduos sem história prévia de asma. Não podemos diagnosticá-la somente pelo seu relato, pois seria necessário analisar alguns exames para entender melhor o que está acontecendo. O ideal é você fazer uma avaliação com o médico especialista. Abraços.

Emerson

Dr., faço tratamento contra o TAG e Síndrome do Pânico com Sertralina. Em sua bula, há como reações adversas o Broncoespasmo. O continuo tratamento com este medicamento pode acarretar o Broncoespasmo crônico, se é que existe está definição?Obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Emerson, se você apresentar esse tipo de reação com o uso do medicamento, o indicado é que você retorne com o médico que o prescreveu para que ele indique a conduta adequada para o seu caso. Abraços.

Rafaella

Olá. Minha filha tem asma e faz uso continuo da bombinha( clenil e sabutamol), também do antialérgico. Já fez cirurgia para retirada de adenoide e amígdalas. Já teve 5 pneumonia com 2 internações e 4 pontadas.Gostaria de saber se devido às marcas de cicatrizes no pulmão, os quadros cianotico e a baixa oxigenação continua ( 88 a94) ela pode desenvolver hipertensão pulmonar? O quadro iniciou quando tinha 2 anos agora ela está com 5.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rafaella, a hipertensão pulmonar é uma doença caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea nas artérias dos pulmões. Ela pode ser causada por doenças cardíacas, como insuficiência e cardiopatias congênitas, por problemas pulmonares, como enfisema e embolia pulmonar, por doenças autoimunes ou pode ainda não ter causas aparentes. Pacientes com hipertensão pulmonar costumam se queixar de cansaço com facilidade. Isso ocorre porque o sangue é bombeado mais lentamente para os pulmões, órgãos que recebem o oxigênio necessário para abastecer as células do corpo e manter o organismo funcionando adequadamente. Por isso é importante que ela realize um acompanhamento periódico com o médico especialista. Abraços.

Vanessa da Silva oliveira

Oi dr meu filho se engasgou com xarope depois ficou roco e deu laringite bronco espasmo será q pode q ele aspirou

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vanessa, é complicado diagnosticar seu filho apenas com essas informações. É necessário analisar alguns exames para entender melhor o que pode ter ocorrido. Leve-o em consulta com o médica especialista para que ele possa verificar o que ocorreu. Abraços.

Edja

Olá dr meu filho tem 7 anos e tá com 40 kl..já tirei bastante alimento .mas mesmo assim ele não baixa o peso tem nas de 10 dias que ele tá tossindo com falta de ar .isso tá encomodando há ele dormi andar corre nem pensar agora o vomito veio acompanhar junto com a tosse e a falta de ar já levei ele pra 3 tipo de emergência e hospitais diferentes eu tô muito preocupada..oq será que é dr mi ajudar não sei pra onde ir eles passa um xarope e mas nada …

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Edja, o ideal é que você leve seu filho para uma consulta com o médico especialista, assim ele poderá solicitar exames e indicar a conduta adequada. Melhoras pra ele.

Antonio

Ola doutor, tenho tido crises de rinites com muitos espirros, comecei academia me sinto muito bem durante os exercicios mas a noite o nariz começou a fechar e tenho broncoespasmos, o exercício pode ter desencadeado este processo ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Antonio, o broncoespasmo é decorrente de exacerbações de doenças respiratórias já existentes, como gripes e resfriados, da inalação de produtos tóxicos ou de partículas que desencadeiam reações alérgicas, assim como do descontrole de doenças cardíacas. Para prevenir o surgimento do broncoespasmo, é importante tratar as doenças respiratórias e cardíacas assim que surgirem os sintomas, com medicamentos e outras medidas indicadas por um profissional, por isso o indicado é que você realize uma consulta. Abraços.

Vera

Olá Dra bom dia! Meu filho tem 19 anos nunca teve problemas como bronquite ou asma. Há algumas semanas atrás ele apresentou um resfriado com um pouco de tosse. Agora tem acontecido dele acordar no meio da noite sem ar, pálido sem conseguir respirar. Após alguns minutos de desespero ele consegue respirar com dificuldade. A sensação é de que está obstruido o sistema respiratório. Estou muito preocupada com ele. Quando ele está assim as vezes ele consegue arrotar e aí volta a respirar com dificuldade. Fico desesperada. Onde levo ele? Em um pneumologista?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vera, sim, leve-o para uma consulta com o pneumologista, ele poderá verificar o que está ocorrendo e indicará uma forma de aliviar ou eliminar os sintomas. Melhoras para o seu filho.

Rafaela

Oi doutor, tenho 17 anos , e ja faz 3 anos q eu fumo , e ultimamente , tenho tido esses sintomas , e muita falta de ar !! Queria saber se o ato de fumar pode causa isso !?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rafaela, o broncoespasmo não é causado por um único problema. É decorrente de exacerbações de doenças respiratórias já existentes, como gripes e resfriados, da inalação de produtos tóxicos ou de partículas que desencadeiam reações alérgicas, assim como do descontrole de doenças cardíacas. Realize uma consulta e relate os seus sintomas para que o médico possa te orientar. Abraços.

Tatiane

Estou tratando arritmia cardíaca,tomando medicação há 2 meses sinto falta de ar em alguns momentos do dia após o uso do medicamento. Pode ser algo relacionado?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tatiane, retorne em consulta com o médico que prescreveu o medicamento e relate estes sintomas; assim ele poderá avaliar se há necessidade de manutenção no tratamento prescrito. Abraços.

Simone

Ola dr. Nao tenho asma so tive bronquite, mas a 15dias estou com tosse ja tomei xaropes antialérgico e nao adiantou a medica de o diagnostico de bronco espasmo estou tomando prednisona e um xarope para tosse e fazendo inalação com birotec e atrovent faz 24 hrs ja que estou com essa medicação mas so sinto falta de ar com Tossi muito quando tempo demora para melhorar os sintomas e a medicação esta certa???

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Simone, siga as recomendações de tempo de uso que sua médica prescreveu, caso os sintomas permaneçam retorne em consulta com ela para uma reavaliação. Melhoras.

Carlos

Boa noite a 1 ano fui diagnosticado com hipertensão sendo que ja usei vários medicamentos anti hipertensivos e ela nunca abaixava dos 14 quando finalmente meu cardiologista passou atenolol finlmente minha pressao não passa dos 12 porém a 3 dias sinto uma falta de ar incomoda mas não tão extensa. Será que devo suspender o atenolol pois tive asma desde aos 3 anos mas tem uns 5 anos que ela não manifestava. Controlo minha pressao ou acabo com minha asma. Esse medicamento foi o único que controlou minha pressão pois ja tomei de tudo

Cíntia

Meu filho foi operado de CIV aos três meses e agora tem três anos e está acometido por uma pneumonia atípica, isso pode afetar em algum problema cardíaco?? Já o levei ao médico e iniciei o tratamento, mas fico muito angustiada.

Raiany

Oi Dr. meu filho tem 04 anos e ha duas semanas atras apresentou os sintomas de Broncoespasmo (segundo a pediatra). Fiz todo o tratamento conforme a indicação do medico.. e ele melhorou. Agora uma semana depois ele voltou a apresentar os mesmos sintomas (gripe muito forte e cansaço) estou muito preocupada. O que pode ter causado essa recaída dele em tao pouco tempo?

Filipe

uma alimentação equilibrada, retirando leite, glúten, açúcar, exercícios físicos regulares, o quadro sera bem melhor e não ira precisar de tratar , prevenir é o melhor “remedio”

Fernanda

Bom dia, Doutor!Minha mãe tem 61 anos e tem LUPUS. Ultimamente tem dado crise brônquica. Num raio X tem que ela tem bronquite crônica. Usa Simbicort spray e budesonida continuo. Sempre tem uma tosse com catarro limpo quando muda o clima. O pneumonologista receitou o xarope acetilcisteína pra toma. Mas, depois piorou e ficou com infecção nos bronquios, muita tosse com catarro amarelado e àsvezes dor na garganta. Agora tá tomando azitromicina por 10dias, xarope de acebrofilina e também o xarope de aceitilcisteína. Não tem falta de ar, nem chiado no peito e também graças a Deus não deu febre, Mas o que incomoda é a tosse e agora tá diminuindo o catarro. Há motivo pra se preocupar? O tratamento está certo?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fernanda, é importante que ela termine o tratamento que o médico te prescreveu, caso os sintomas persistam é recomendável que ela retorne com o médico para uma reavaliação. Melhoras para sua mãe.

cristiane

boa noite doutor, gostaria de tirar uma duvida. tive muitas crises de bronquite quando era crianca, agora tenho 46 anos, e estou tomando o remedio propranolol 40 mg, isso ja faz 4 meses e ultimamente me sinto como q se tivesse sufocada parece meu pulmao, gostaria de saber se isso pode ser efeito colateral do propranolol ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cristiane, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Propranolol pois ele não é fabricado pelos Laboratórios Aché ou Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá te orientar. Abraços.

vinicius

Boa noite meu filho esta com essa doença e foi diagnosticada pelo medico, ele medicou e mandou pra casa em casa do nada ele começou da uns “tiques” tipo soluço . sera que isso e dessa doença ???

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vinicius, uma das possíveis causas do soluço são as inflamações respiratórias. Se o sintoma persistir, retorne com o médico para que ele possa reavaliar o seu filho. Melhoras para ele.

Ariane

Fui diagnosticada com pneumonia e broncoespasmo, broncoespasmo pode ser considerado asma ???

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ariane, como explica a pneumologista Vanessa Cristina Hartmann: “Pacientes com asma apresentam inflamação persistente dos canos da respiração (as vias aéreas), o que causa estreitamento e consequentemente dificuldade para respirar, com falta de ar. Isso ocorre porque o revestimento interno dos canos da respiração está repleto de tecido de inflamação nos pacientes”. O broncoespasmo é um fenômeno muito frequente em pessoas com doenças pulmonares, principalmente aquelas com características obstrutivas, como asma, enfisema pulmonar e bronquiolites. Abraços.

Betânia

Parabéns Dr pelo excelente trabalho. Tirei muitas dúvidas. Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Betânia, ficamos felizes que você tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Raiane

Olá Dr eu tenho asma, e eu tive um probleminha no meu pé e fui ao clínico que me receitou nimesulida mas toda vez que eu tomo uma hora depois eu fico chiando e com um aperto no peito, isso pode ser broncoespasmo?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Raiane, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Abraços.

Caroline

Olá boa noite , hoje passei meu filho na consulta semanal . Ele já tinha pego bronquiolite e hoje ela mim disse que ele está com broqueoespasmo . Não sei o que fazer . Pedi pra ela mim encaminhar ele em um especialista mas não mim deu resposta o que devo fazer ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Caroline, marque uma consulta com o pneumologista para uma avaliação. Abraços.

Suellen

Dr,estão jogando bastante soda cáustica em.uma arvore do lado de casa e agora eu to c falta de ar,irritação nos olhos dores no estomago.oque fazer para neutralizar o efeito desse tóxico em mim?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Suellen, procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta, assim ele poderá te auxiliar. Abraços.

Fátima Pereira Dos Santos

Doutor tenho um bebê de 2 anos e três meses com laringotraquiomalacia foi necessário fazer uma traqueostomia mais não necessita de oxigênio e teve um bronco espasmo que deixou ele muito mal será que no caso dele será recorrente isso?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fátima, é necessário ajuda de um médico especialista em otorrinolaringologia pediátrica para fornecer um diagnostico correto. Abraços para você e seu bebê.

ILANA

A um mes estou com uma tosse leve,essa semana de repete sentir uma coceira na garganta e parei de respirar por completo,perdi a consciência e fui para o oxigênio,fiz uma endoscopia aonde foi detectado Esofagite erosiva,mas estou em pánico pois ontem perdi meu ar novamente depois de uma tosse

CUIDADOS PELA VIDA

Ola Ilana, você foi ao médico? A tosse é um sintoma do esofagite sim, o mais importante é iniciar o tratamento médico para eliminar esse sintoma e obter a cura. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.