Broncoespasmo: O que é? Quais são suas causas?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Ramiro Sienra /
- Dr. Mauro Luís de Mello Ferreira
- +A
- -A
É chamado de broncoespasmo o fenômeno caracterizado pelo fechamento e pela presença de inchaço nas pequenas vias aéreas, os brônquios e os bronquíolos, canais por onde o ar é transportado até chegar aos pulmões. “Essa circunstância do sistema respiratório se manifesta por meio de sintomas, como tosse, falta de ar e chiado no peito e sensação de aperto no peito”, afirma o pneumologista Ramiro Sienra.
Entenda o que é o broncoespasmo
Para compreender o que é um broncoespasmo, primeiro, é preciso entender o que é espasmo. Um espasmo é uma contração muscular involuntária que, quando ocorre na musculatura dos brônquios, no pulmão, é chamada de broncoespasmo.
De acordo com o especialista, o broncoespasmo não é causado por um único problema. É decorrente de exacerbações de doenças respiratórias já existentes, como gripes e resfriados, da inalação de produtos tóxicos ou de partículas que desencadeiam reações alérgicas, assim como do descontrole de doenças cardíacas.
“O fenômeno é muito frequente em pessoas com doenças pulmonares, principalmente aquelas com características obstrutivas, como asma, enfisema pulmonar e bronquiolites”, explica o médico. Pode surgir também como uma complicação do quadro de bronquite. No entanto, o fato de o broncoespasmo ser mais comum em quem tem problemas respiratórios não significa que um indivíduo saudável não poderá desenvolvê-lo.
Como funciona o tratamento do broncoespasmo?
Todos os casos de broncoespasmo e de falta de ar devem ser avaliados imediatamente por um médico, de preferência em uma sala de emergência, segundo Sienra. O tratamento é feito com o uso de medicamentos broncodilatadores inalatórios ou por via subcutânea, caso seja necessário. Também podem ser administrados corticosteroides de forma endovenosa ou via oral.
Para prevenir o surgimento do broncoespasmo, é importante tratar as doenças respiratórias e cardíacas assim que surgirem os sintomas, com medicamentos e outras medidas indicadas por um profissional. Mas, se a causa para o problema for o contato com produtos tóxicos e substâncias que provocam alergias, a identificação do agente e o isolamento do paciente para evitar a exposição é vital.
A COVID-19 provoca broncoespasmo?
Embora o broncoespasmo cause sintomas semelhantes aos sintomas apresentados por pacientes infectados pelo novo coronavírus, como tosse e falta de ar, este fenômeno não é visto nos casos de COVID-19. Segundo o pneumologista José Roberto Megda Filho, a falta de ar provocada pelo novo coronavírus não é resultado do broncoespasmo, mas sim de alterações chamadas de intersticiais. Estas alterações afetam os alvéolos e levam à inflamação dos pulmões, num processo parecido com o da pneumonia.
Não é fácil diferenciar o broncoespasmo, presente em gripes, resfriados e asma, dos sintomas provocados pela COVID-19. Por isso, é importante seguir as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de outras autoridades de saúde: somente busque ajuda médica se tiver, tosse e febre e/ou falta de ar. Fique em casa, em isolamento social, lave bem as mãos com água e sabão e, ao sair, procure usar máscaras, álcool em gel e luvas.
Quando pensar em COVID-19?
A COVID-19 é uma doença causada por um tipo de coronavírus conhecido como SARS-CoV-2, que apresenta principalmente sintomas respiratórios muitas vezes semelhantes a quadros gripais.
Os sintomas mais comuns da COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca, sendo que alguns pacientes podem ter dores no corpo, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Em alguns casos também pode causar tosse com catarro. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente.
O sintoma mais importante que deve fazer os pacientes procurarem um serviço de saúde é a falta de ar ou dificuldade de respirar, que pode significar uma piora do quadro pulmonar.
Referências:
Wei-jie Guan et al. Comorbidity and its impact on 1,590 patients with COVID-19 in China: A Nationwide Analysis. MedRxiv 2020.
Ministério da Saúde. https://www.saude.gov.br/o-ministro/746-saude-de-a-a-z/46490-novo-coronavirus-o-que-e-causas-sintomas-tratamento-e-prevencao-3 acessado em 13/04/2020.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). http://portal.anvisa.gov.br/coronavirus
acessado em 17/04/2020.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Ramiro Sienra
Pneumologia
CRM: 139797 / SP
-
Dr. Mauro Luís de Mello Ferreira
Geriatria
CRM: 34107 / SP
- 120 comentários para "Broncoespasmo: O que é? Quais são suas causas?"
-
Kerciane
Oi doutor! Minha bebê com 2 meses de vida ,apresentou roncos e chiados no peito.Os médicos do UPA passaram remédios e fluidificantes nasais porém nada resolveu. Com 4 meses ela teve broncopneumonia, foi medicamentada, tratada,e o chiado baixou um pouco de volume, mas mesmo assim continuou .Hoje com 6 meses ela continua assim, e também esta resfriada! Não sei mais o q faço, o pediatra disse hoje que isso era broncoespasmo, como posso saber se é realmente isso? O que eu devo fazer para acabar com esse tormento?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Kerciane, entendemos sua preocupação, pois a saúde de nossos filhos é algo muito precioso, não é mesmo? Como você informa já ter passado sua filha com o pediatra, recomendamos que você a leve até um pneumologista, pois ele é especialista em doenças respiratórias e pulmonares e poderá esclarecer se é realmente broncoespasmo. Abraços
-
Lourdes Abreu
DrA três anos tive cancer de pulmão com retirada do lobolo superior direito deu embolá pulmonar tumor no mediastino direito ,tuberculose ganglionar no mediastino esquerdo e vários nódulos nos dois pulmões hoje continuo com uma problema no mediastino esquerdo , muito aperto no peito ,cansaço e voltei a ficar constantemente com resfriado e rouca me disseram que é bronco espasmo , que posso fazer para melhorar?
-
LaineLaine
Dr.estou com Meu BB de 9 meses a 20 dias nA UTI entubado os médicos falam em brocoespamo, já estou desesperada sem saber o que fazer, pois moro em Sergipe e estou achando o tratamento lento ,já foi feito vários antibióticos ,pulsotepia e não melhora me. Ajude o quê passo fazer pedir transferência PR são Paulo ,?será que teria outros tratamentos? Me ajude pôr favor
-
Sonia Andrade
Sinto chiado no peito devido a refluxo o que posso tomar para melhorar?
-
Valdeberto Fernandes
Boa noite, gostaria de saber se quem tem bronquitaesia, pode fazer o uso do medicamento Ibuprofeno?
-
Alexsandra sousa
Boa noite, á 2 dias recebi o diagnóstico de que estava com pneumonia e broncoespasmo, já sou asmática desde um ano de idade sendo que já tenho 40 e gostaria de saber quais as agravaçoes em minha vida agora que estou com esses dois diagnosticos.Sinto muitas dores noas costas e quase morri sem consequir respirar (nariz intupido )tentando respirar pela boca tive a sensação de que minha glotia enchava boca muito seca desespero total, entrei em pânico. Desde já agradeço .
CUIDADOS PELA VIDA
Alexandra, você segue o tratamento para asma regularmente? É importante pois broncoespasmo geralmente é relacionada à doenças respiratórias. Também é muito importante diagnosticar a origem do surgimento dos sintomas, pois em alguns casos a causa do problema pode ser alérgica. Abrçaos
-
cintia camila
ola doutor meu filho tem 5 anos e foi diagnosticado com asma desde do seu primeiro ano de vida ele ja teve 11 pneumonias seguidas faz tratamento com broncodilatadores mas ele ainda apresenta chiado no peito quando dorme muito me falaram que esse chiado desapareceria com o passar do tempo mas vejo que ele nao vai embora eu queria saber se e normal uma criança que faz tratamento desde 1 ano de idade ainda apresentar chiado aos 5 anos
-
Cintia Leandra Pio
Boa noite meu filho teve asma … Estava usando bombinha. Mas a pneumo tirou pra fazer um teste …. Semana passada teve uma dor aguda entre as costelas… Foi para o pronto socorro e diagnosticaram peneumonia….. Essa dor seria o q????Ele ainda sente dores quando tosse ….
-
Jane de Fátima Souza Silva
Fui acometida de uma infecção pulmonar com séria falta de ar. Fui medicada com antibióticos, hidrocortisona e inalação com Berotec e Atrovent. Mesmo com todos esses medicamentos, eu ainda sentia falta de ar e uma séria taquicardia devido ao uso do Berotec que foi logo suspenso. Passei a usar a micro-nebulização só com Atrovent e o uso de hidrocortisona. Tão logo era aplicada a injeção de Hidrocortisona eu começava a ter dificuldade respiratória e o mesmo acontecia com o Atrovent. O efeito era o contrário, pois o que deveria abrir os brônquios, fechava e eu ficava muito mal. O médico suspendeu esses medicamentos, só deixando o antibiótico. Será que eu tive uma reação alérgica?
-
Camile
Olá Dr, meu BB tem 6 meses foi diagnosticado e broncoespasmo após dois meses de tratamento com usando clenil, aerolin, pergo e nada da chieira sumir, está fazendo fisioterapia respiratória, então fui ao otorrino pq achei q o chiado dele está só a nível de vias aéreas.Segundo o Laudo dele, meu BB está com broncoespasmo. Iniciou com antibiótico, predicin, livmuco
-
Alexandre Lucio
tenho 24 anos, sou fumante e tentando parar, queria saber se fumar pode influenciar para ter broncoespasmo, tive sangramento nasal, dores fortes no peito, muita tosse, falta de ar e etc, tomei algumas inalações na UPA, e as crises de falta de ar diminuiram, mas ainda toda vez que vou tossir meu peito e minha garganta dói muito, é normal na recuperação ou pode ser outra coisa?
-
Murilo
Olá Dr., é possível o broncoespasmo ser ocasionado por refluxo gástrico? Desde já agradeço a atenção!
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Murilo, geralmente o broncoespasmo não é causado por um único problema. É decorrente de exacerbações de doenças respiratórias já existentes, como gripes e resfriados, da inalação de produtos tóxicos ou de partículas que desencadeiam reações alérgicas, assim como do descontrole de doenças cardíacas.
-
Regina
Meu marido fez cirurgia de CEA de laringe, com esvaziamento cervical. Fazem 4 anos.Posteriormente deve tromboembolia pulmonar já tratada. Hoje ele tem alguns espasmos, não sei se realmente esta seria a palavra correta, mas aconte ce de dia e dormindo. é um tipo de soluço. Seria isto normal?
-
Gabriela
Olá Dr., gosto muito de praticar exercícios, porém, durante a prática, em alguns casos, sinto falta de ar, chiado no peito e também sinto como se minhas vias aerias estivessem inflamadas, obviamente não consigo continuar o que fazia. Li que existe broncoespamo induzido pelo exercício físico, este seria um caso?(Destaco que as crises duram de 2 a 5min, mais ou menos, porém, se eu voltar a me exercitar tenho nova crise.)
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Gabriela, o broncoespasmo induzido por exercício (BIE) é a denominação utilizada para descrever o aumento transitório da resistência das vias aéreas ao fluxo de ar consequente ao broncoespasmo que ocorre após ou durante o exercício vigoroso em uma parcela considerável dos asmáticos, e em um número pequeno de indivíduos sem história prévia de asma. Não podemos diagnosticá-la somente pelo seu relato, pois seria necessário analisar alguns exames para entender melhor o que está acontecendo. O ideal é você fazer uma avaliação com o médico especialista. Abraços.
-
Emerson
Dr., faço tratamento contra o TAG e Síndrome do Pânico com Sertralina. Em sua bula, há como reações adversas o Broncoespasmo. O continuo tratamento com este medicamento pode acarretar o Broncoespasmo crônico, se é que existe está definição?Obrigado.
-
Rafaella
Olá. Minha filha tem asma e faz uso continuo da bombinha( clenil e sabutamol), também do antialérgico. Já fez cirurgia para retirada de adenoide e amígdalas. Já teve 5 pneumonia com 2 internações e 4 pontadas.Gostaria de saber se devido às marcas de cicatrizes no pulmão, os quadros cianotico e a baixa oxigenação continua ( 88 a94) ela pode desenvolver hipertensão pulmonar? O quadro iniciou quando tinha 2 anos agora ela está com 5.
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Rafaella, a hipertensão pulmonar é uma doença caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea nas artérias dos pulmões. Ela pode ser causada por doenças cardíacas, como insuficiência e cardiopatias congênitas, por problemas pulmonares, como enfisema e embolia pulmonar, por doenças autoimunes ou pode ainda não ter causas aparentes. Pacientes com hipertensão pulmonar costumam se queixar de cansaço com facilidade. Isso ocorre porque o sangue é bombeado mais lentamente para os pulmões, órgãos que recebem o oxigênio necessário para abastecer as células do corpo e manter o organismo funcionando adequadamente. Por isso é importante que ela realize um acompanhamento periódico com o médico especialista. Abraços.
-
Vanessa da Silva oliveira
Oi dr meu filho se engasgou com xarope depois ficou roco e deu laringite bronco espasmo será q pode q ele aspirou
-
Edja
Olá dr meu filho tem 7 anos e tá com 40 kl..já tirei bastante alimento .mas mesmo assim ele não baixa o peso tem nas de 10 dias que ele tá tossindo com falta de ar .isso tá encomodando há ele dormi andar corre nem pensar agora o vomito veio acompanhar junto com a tosse e a falta de ar já levei ele pra 3 tipo de emergência e hospitais diferentes eu tô muito preocupada..oq será que é dr mi ajudar não sei pra onde ir eles passa um xarope e mas nada …
-
Antonio
Ola doutor, tenho tido crises de rinites com muitos espirros, comecei academia me sinto muito bem durante os exercicios mas a noite o nariz começou a fechar e tenho broncoespasmos, o exercício pode ter desencadeado este processo ?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Antonio, o broncoespasmo é decorrente de exacerbações de doenças respiratórias já existentes, como gripes e resfriados, da inalação de produtos tóxicos ou de partículas que desencadeiam reações alérgicas, assim como do descontrole de doenças cardíacas. Para prevenir o surgimento do broncoespasmo, é importante tratar as doenças respiratórias e cardíacas assim que surgirem os sintomas, com medicamentos e outras medidas indicadas por um profissional, por isso o indicado é que você realize uma consulta. Abraços.
-
Vera
Olá Dra bom dia! Meu filho tem 19 anos nunca teve problemas como bronquite ou asma. Há algumas semanas atrás ele apresentou um resfriado com um pouco de tosse. Agora tem acontecido dele acordar no meio da noite sem ar, pálido sem conseguir respirar. Após alguns minutos de desespero ele consegue respirar com dificuldade. A sensação é de que está obstruido o sistema respiratório. Estou muito preocupada com ele. Quando ele está assim as vezes ele consegue arrotar e aí volta a respirar com dificuldade. Fico desesperada. Onde levo ele? Em um pneumologista?
-
Rafaela
Oi doutor, tenho 17 anos , e ja faz 3 anos q eu fumo , e ultimamente , tenho tido esses sintomas , e muita falta de ar !! Queria saber se o ato de fumar pode causa isso !?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Rafaela, o broncoespasmo não é causado por um único problema. É decorrente de exacerbações de doenças respiratórias já existentes, como gripes e resfriados, da inalação de produtos tóxicos ou de partículas que desencadeiam reações alérgicas, assim como do descontrole de doenças cardíacas. Orientamos que realize uma consulta e relate os seus sintomas para que o médico possa te orientar. Abraços.
-
Tatiane
Estou tratando arritmia cardíaca,tomando medicação há 2 meses sinto falta de ar em alguns momentos do dia após o uso do medicamento. Pode ser algo relacionado?
-
Simone
Ola dr. Nao tenho asma so tive bronquite, mas a 15dias estou com tosse ja tomei xaropes antialérgico e nao adiantou a medica de o diagnostico de bronco espasmo estou tomando prednisona e um xarope para tosse e fazendo inalação com birotec e atrovent faz 24 hrs ja que estou com essa medicação mas so sinto falta de ar com Tossi muito quando tempo demora para melhorar os sintomas e a medicação esta certa???
-
Carlos
Boa noite a 1 ano fui diagnosticado com hipertensão sendo que ja usei vários medicamentos anti hipertensivos e ela nunca abaixava dos 14 quando finalmente meu cardiologista passou atenolol finlmente minha pressao não passa dos 12 porém a 3 dias sinto uma falta de ar incomoda mas não tão extensa. Será que devo suspender o atenolol pois tive asma desde aos 3 anos mas tem uns 5 anos que ela não manifestava. Controlo minha pressao ou acabo com minha asma. Esse medicamento foi o único que controlou minha pressão pois ja tomei de tudo
-
Raiany
Oi Dr. meu filho tem 04 anos e ha duas semanas atras apresentou os sintomas de Broncoespasmo (segundo a pediatra). Fiz todo o tratamento conforme a indicação do medico.. e ele melhorou. Agora uma semana depois ele voltou a apresentar os mesmos sintomas (gripe muito forte e cansaço) estou muito preocupada. O que pode ter causado essa recaída dele em tao pouco tempo?
-
Fernanda
Bom dia, Doutor!Minha mãe tem 61 anos e tem LUPUS. Ultimamente tem dado crise brônquica. Num raio X tem que ela tem bronquite crônica. Usa Simbicort spray e budesonida continuo. Sempre tem uma tosse com catarro limpo quando muda o clima. O pneumonologista receitou o xarope acetilcisteína pra toma. Mas, depois piorou e ficou com infecção nos bronquios, muita tosse com catarro amarelado e àsvezes dor na garganta. Agora tá tomando azitromicina por 10dias, xarope de acebrofilina e também o xarope de aceitilcisteína. Não tem falta de ar, nem chiado no peito e também graças a Deus não deu febre, Mas o que incomoda é a tosse e agora tá diminuindo o catarro. Há motivo pra se preocupar? O tratamento está certo?
-
cristiane
boa noite doutor, gostaria de tirar uma duvida. tive muitas crises de bronquite quando era crianca, agora tenho 46 anos, e estou tomando o remedio propranolol 40 mg, isso ja faz 4 meses e ultimamente me sinto como q se tivesse sufocada parece meu pulmao, gostaria de saber se isso pode ser efeito colateral do propranolol ?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Cristiane, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Propranolol pois ele não é fabricado pelos Laboratórios Aché ou Biosintética. Sugerimos que realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá te orientar. Abraços.
-
vinicius
Boa noite meu filho esta com essa doença e foi diagnosticada pelo medico, ele medicou e mandou pra casa em casa do nada ele começou da uns “tiques” tipo soluço . sera que isso e dessa doença ???
-
Ariane
Fui diagnosticada com pneumonia e broncoespasmo, broncoespasmo pode ser considerado asma ???
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Ariane, como explica a pneumologista Vanessa Cristina Hartmann: “Pacientes com asma apresentam inflamação persistente dos canos da respiração (as vias aéreas), o que causa estreitamento e consequentemente dificuldade para respirar, com falta de ar. Isso ocorre porque o revestimento interno dos canos da respiração está repleto de tecido de inflamação nos pacientes”. O broncoespasmo é um fenômeno muito frequente em pessoas com doenças pulmonares, principalmente aquelas com características obstrutivas, como asma, enfisema pulmonar e bronquiolites. Abraços.
-
Raiane
Olá Dr eu tenho asma, e eu tive um probleminha no meu pé e fui ao clínico que me receitou nimesulida mas toda vez que eu tomo uma hora depois eu fico chiando e com um aperto no peito, isso pode ser broncoespasmo?
-
Caroline
Olá boa noite , hoje passei meu filho na consulta semanal . Ele já tinha pego bronquiolite e hoje ela mim disse que ele está com broqueoespasmo . Não sei o que fazer . Pedi pra ela mim encaminhar ele em um especialista mas não mim deu resposta o que devo fazer ?
-
Suellen
Dr,estão jogando bastante soda cáustica em.uma arvore do lado de casa e agora eu to c falta de ar,irritação nos olhos dores no estomago.oque fazer para neutralizar o efeito desse tóxico em mim?
-
Fátima Pereira Dos Santos
Doutor tenho um bebê de 2 anos e três meses com laringotraquiomalacia foi necessário fazer uma traqueostomia mais não necessita de oxigênio e teve um bronco espasmo que deixou ele muito mal será que no caso dele será recorrente isso?
-
ILANA
A um mes estou com uma tosse leve,essa semana de repete sentir uma coceira na garganta e parei de respirar por completo,perdi a consciência e fui para o oxigênio,fiz uma endoscopia aonde foi detectado Esofagite erosiva,mas estou em pánico pois ontem perdi meu ar novamente depois de uma tosse
-
maria jose
Olá,meu nome é maria jose meu filho de 8 anos sempre tem crises de tosse seca levas ums dias e depois passa e volta de novo o q será?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Maria, de acordo com o pneumologista Dr Mauro Gomes, a tosse seca, ou seja, aquela que não produz secreção, normalmente é originada por uma reação alérgica. Este processo pode ter várias causas, tais como alergia à poeira, pelo de animais ou pólen de flores. Também é possível que a tosse seca seja originada por problemas cardíacos ou refluxo gastroesofágico. É fundamental determinar precisamente qual é a causa da tosse para que o tratamento seja feito de forma correta e eficiente. Procure ajuda com seu pneumologista para que seja identificado a causa dos sintomas e o tratamento mais adequado. Até logo.
-
Gilciene
Olá, tenho uma filha de 2 anos que estava boa ontém e hj começou a ficar com respiração bastante ofegante,febre e com os peitos chiando, levei a pediatra ela diagnosticou que ela está com brônquios pasmo passou bombinha com espaçador, aerosol e uma antiflamatorio mas ela ainda está ofegante com dificuldade pra respirar já estou ficando bastante preocupada o que faço?
-
Fa
Dr. Eu nunca tive problemas respiratórios, mas eu comecei a trabalhar com soldagem e desde essa época sinto esse chiado, falta de ar e dor no peito, vc acha q deve ser alergia a algum componente da solda? Eu sempre uso Alenia para aliviar os sintomas, mas meu pneumologista nunca me passou nenhum exame alérgica.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Fa. Para identificar a causa dos sintomas, é importante que você converse com o pneumologista para que diante de exames seja identificado a causa e iniciar o tratamento mais adequado para você. Continue nos acompanhando para receber mais matérias e informações como essa. Até logo.
-
Jô
Olá doutor, como se detecta a asma e a bronquite? Elas são diferente não é!?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Jô. A bronquite é a inflamação dos brônquios, tubos que levam o oxigênio até os pulmões. Existe na forma aguda, quando sintomas como tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar permanecem por no máximo algumas semanas, e na forma crônica, quando o problema acompanha o indivíduo pela vida toda. Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. O pulmão do asmático é diferente de um pulmão saudável, como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados reagindo ao menor sinal de irritação. Através de uma consulta com o pneumologista é possível identificar a presença de ambas as doenças, e será indicado também o tratamento mais adequado para você. Até breve.
-
Marina
Olá Dr., preciso me consultar com um pneumologista. Você poderia me indicar. Uso Allenia há muito tempo. É quando me ataca asma ou bronquite, preciso usar Predisim. Já me auto médico. Parece que tenho refluxo também. Estou sempre com um mico, ao tossir. Gostaria uma indicação no Rio de Janeiro. O Dr. tem uma indicação. De preferência da Unimed Rio. Desde já agradecida.
-
Terezinha
Ola! Nas duas últimas cirurgias que fui submetida (abril/18 ombro e 03/19 tireoide) ocorreu Broncoespasmo com saturação chegando a 28. Isso significa que corro risco de morte caso tenha outra cirurgia? Há algum tratamento preventivo? Obrigada.
-
Juciane
Boa noite doutoriginal minha filha de 2anos segundo o médico teve um bronquiolite ficou toda roxá foi preciso utilizar o oxigênio agora está com pneumonia. Minha dúvida é se preciso me preocupar se ela vai ter essa crise novamente fiquei muito assustada. Ela está usando bombinhas e está melhor mas tenho medo que a cada resfriado ela tenha novamente a falta de ar . O que aconteceu com ela e perigoso?? Obrigada
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Juciane. Obrigado por compartilhar seu relato. É importante destacar que seguir o tratamento indicado pelo médico é crucial para controlar os sintomas e evitar novas crises. Temos no nosso site uma matéria que aborda informações sobre esse tema. Clique no link abaixo e confira. Abraços.
-
Sonia Aparecida Ribeiro de mello
Depois que fiz a retirada da vesicula e fui entubado estou com tosse e catarro no peito já tomei todos xarope e pastilha não adiantou o que devo fazer.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Sonia. Obrigado por compartilhar seu relato. Só é possível fazer a indicação do tratamento mais adequado diante de uma consulta presencial. Dessa forma é de suma importância que você converse com seu médico para que ele possa orienta-la de forma completa indicando o tratamento mais eficaz. Desejamos sucesso no seu tratamento. Abraços.
-
Cristiano
Meu filho de 07 anos foi fazer uma cirurgia das amígdalas e deu broncoespasmo ele podera voltar a.fazer a operação quais cuidados terão que fazer ou tratamento.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Cristiano. É fundamental que retorne em consulta e junto ao médico verificar a possibilidade de realizar a cirurgia, seu filho será avaliado pelo profissional que indicará o tratamento adequado de acordo com o caso. Desejamos progresso no tratamento do seu filho. Segue matéria com mais informações sobre o assunto: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/diferenca-entre-broncoespasmo-broncoconstricao
-
Veronica
Olá doutor a 3 semanas tiver uma tosse seca não tomei nada não tratei trabalho em um salão de beleza sou manicure e Fasso uma de fibra macho com pó, uso mascara até então a tosse forte passou derrapante quando eu estava trabalhando minha garganta cassou aí tossi aí passagem de ar parou eu fiquei buscando ar e dana demorou ums Segundos pro ar volta até então eu pencei que tinha engasgado mas aí comesaou a acontece frequentemente e mas forte pra voltar a respira corri pra upa chegado lá expliquei a doutora oque estava acontecendo ela disse e eu estava tendo uma crise alérgica aí passou um anti alérgico com betametasona e um loratadina notei que aliviou pra eu dormi mas não estava adiantado muito pôs começou a sair muita secreção da garganta e foi só piorando a própria doutora da upa me em caminhou pra um clínico fui no clínico pôs o prazo dos remédios estavao acabando e não tava melhorando chegando no clínico contei oque estava acontecendo ele me pediu para eu tossi mas eu evitava tossi pôs quando tossia o ar fechava totalmente e demorava voltar aí mesmo com medo tossi tive uma crise não mesmo hora na frente dele ele falou que eu estava tendo uma crise de asma me escutou o pulmão e rápida mente me ensinou pro porto socorro pra fazer nebolizassao e me passou medicação como bronco dilatado e decadrom estou tomando mas não estou sentido melhoras só alivia e está se achando o prazo das medicação não sei oque fazer quando o remédios acabar oque o senhor douto me recorda?
-
Jaíne
Olá Dr.? Tive zika vírus, isso ocorreu em um pleno sábado, mas quando foi no domingo ja acordei com bastante falta de ar, uma tosse seca junto com um chiado no peito, que por sinal so eu escuto; Ja vai fazer 2 anos que tenho isso, qualquer esforço que faço sinto como se o meu peito fechasse, se eu tossir acontece a mesma coisa.Ja fiz exames: Eletrocardigrama, ecocardiograma e espirometria, todos normais. Não consigo respirar fundo pelo nariz, so consigo respirar pela boca e mesmo assim tenho que encher o peito para o ar sair, qundo deito parece que meu peito fechar e quando me levanto sinto esse chiado ( que so eu escuto) ja tomei variis remédios antialérgicos, resolveu em algumas coisas que foram: coceira no ceu da boca, tosse, coceira no nariz e ouvido. A medica disse que séria Rinite Alérgica, mas fiz o exame espirometria e tudo normal, so que meu nariz continua coçando junto com um entupimento que não sai catarro, sinto uma pressão na narina direita. Se todos os exames estão normais, a emdica disse qie poderia está com ansiedade, Será apenas uma alergia ou ansiedade e qual medico devo procurar?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Jaíne. É Recomendado que siga as orientações da médica com quem você realizou estes primeiros exames. Também pode buscar por um psiquiatra, ele será capaz de realizar as verificações necessárias para, diagnosticar ou descartar um possível quadro de ansiedade. Torcemos para que tenha progresso em seu tratamento, e que encontre um profissional que atenda as suas expectativas. Até breve.
-
JONNE Oliveira
Olá doutorEstou com muita dúvida, pesquisando sobre broncoespasmo percebi que tenho alguns sintomas como: Meu peito inchado, falta de ar principalmente Quando vou dormi e muito espasmo no peito e dores localizadas no peito.Fiz um exame meu peito está limpo a oxigenação no sangue ótima.Isso seria um broncoespasmo?
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.