Atividade física melhora capacidade respiratória de quem tem bronquite?


  • +A
  • -A
Imagem do post Atividade física melhora capacidade respiratória de quem tem bronquite?

As pessoas que sofrem com bronquite possuem dificuldade para respirar devido ao fechamento dos brônquios, que não permitem uma entrada e saída normal de oxigênio. Uma das formas de tratamento para esses pacientes é a prática regular de atividades físicas. Vamos entender um pouco mais sobre o assunto.

Natação não é o único esporte recomendado

Apesar das atividades colaborarem com o tratamento, pacientes com asma (bronquite asmática), se não estiverem devidamente cuidados, não terão facilidade para realizar esforços físicos. Isso porque eles apresentam redução da capacidade funcional respiratória. Em alguns casos, asmáticos podem até vir a ter uma piora nos sintomas durante o exercício devido a um fenômeno chamado broncoespasmo (fechamento dos brônquios).

Então qual deve ser a atividade física recomendada para um paciente com limitação respiratória? “Diversos esportes, assim como a atividade física em academias, são muito indicados. Atividade aeróbica é essencial, mas sempre que possível deve ser feita em associação com treinamento de força muscular”, afirma o pneumologista Rodrigo Abensur Athanazio, que faz questão de colocar por terra um mito: “Existe um mito de que paciente com asma deve realizar natação preferencialmente. A natação é um excelente esporte para paciente com asma, mas não é superior a ouras modalidades como futebol, ciclismo, corrida, entre outros. Além disso, pacientes alérgicos a cloro podem ter seus sintomas agravados quando expostos a piscinas que são tratadas com este produto”.

Atividades físicas dão mais fôlego

Portanto, a prática de atividades físicas é aliada para a melhora da capacidade respiratória dos pacientes. Isso pode ser comprovado, inclusive, com estudos realizados no Brasil. “A melhora do condicionamento físico está relacionada a melhora no metabolismo do corpo como um todo. Estudos desenvolvidos na própria Universidade de São Paulo (USP) demonstraram que pacientes asmáticos que fizeram atividade física regular apresentaram redução do processo inflamatório relacionado à asma, associado à redução dos sintomas respiratórios e menor necessidade de remédios para seu controle”, destaca o Dr. Athanazio.

Dr. Rodrigo Abensur Athanazio é formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em Pneumologia pela Universidade de São Paulo (USP). CRM-SP: 122658

TAGS
asma

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Atividade física melhora capacidade respiratória de quem tem bronquite?"

Eva

Minha irmã tem bronquite. Chega em época de seca, ela entra em crise. Ela também tem arritmia. Será que natação faria mal a ela?

Cuidados Pela Vida

Olá Eva, a natação é um esporte completo e normalmente é recomendado para os casos de bronquite. O trabalho na água aumenta a resistência do organismo, diminuindo ou espaçando as crises asmáticas. Entretanto é imprescindível uma avaliação médica, pois somente o profissional médico poderá avaliar sua irmã e indicar ou não a prática da natação. Abraços

Dilma

Olá quero deixar meu depoimento, eu tenho bronquite asmática alérgica, mas depois que comecei a fazer corrida, exercícios aeróbicos como jump,dança, minha vida melhorou muito, para quem tinha que sempre está em hospital por causa da bronquite, hoje percebi que perdi muito tempo, com remédios em vez de ter indo correndo fazer exercício físicos, recomendo faz mais exercícios vão ver que a vida é muito linda para se jogar fora por causa de uma doença.

Cuidados Pela Vida

Olá Dilma, agradecemos seu depoimento e desejamos uma vida repleta de felicidade. Abraços

joelma

Ola tenho 35 anos e desde pequena sofro com asma.Minha medica me passou alenia.Alguém ja usou esse medicamento?

Cleber Alves

Olá bom dia, queria saber a relação de bronquite com esporte, atividade pode ajudar ou prejudicar na crise de bronquite?

Cuidados Pela Vida

Oi Cleber, uma das formas de tratamento para paciente que possuem bronquite é a prática regular de atividades físicas. Apesar das atividades colaborarem com o tratamento, pacientes com asma (bronquite asmática), se não estiverem devidamente cuidados, não terão facilidade para realizar esforços físicos. Por isso, antes de iniciar alguma prática de atividade física, é imprescindível que converse e obtenha a aprovação do médico que o acompanha. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.