Todos os pacientes com asma precisam usar a bombinha?


  • +A
  • -A

A asma é uma doença que afeta as vias aéreas, provocando falta de ar e tosse. Ela é considerada um problema crônico, ou seja, assim como a hipertensão e o diabetes, não tem cura, mas pode ser controlada. Para chegar a esse controle, é importante fazer o tratamento corretamente, com as medicações indicadas por um especialista e, em momentos de crise, o uso de bombinhas.

Bombinhas de asma têm ação broncodilatadora

 

É preciso lembrar que existem dois tipos de dispositivos para o controle da asma. As chamadas bombinhas de alívio utilizam medicamentos broncodilatadores e servem para reduzir os sintomas durante as crises de asma, mas não tratam a doença. Já os inaladores são usados regularmente para tratar a inflamação provocada pela asma e ajudam a manter a doença sob controle.

“A melhor forma que temos de levar a medicação aos pulmões é a inalação de fármacos, que evoluíram muito nos últimos 20 anos. O tratamento medicamentoso inclui algumas variáveis como potência, associação ou não de medicações e o tipo de dispositivo inalatório a ser utilizado“, afirma a pneumologista Renata Arbex.

Inaladores e bombinhas levam medicamento diretamente aos brônquios e aos pulmões

 

O tratamento para o controle da asma deve ser individualizado, com o médico avaliando cada caso. “Há alguns pacientes que só precisam utilizar a medicação em épocas de frio e inversão térmica e quando há prejuízo na prova de função pulmonar ou pico de fluxo”, diz a médica. A escolha das medicações depende do grau da asma – leve, moderada ou grave – e do resultado da prova de função pulmonar.

De acordo com a profissional, o tratamento da asma tem como objetivo dar mais qualidade de vida ao paciente, diminuir o número de despertares à noite, reduzir a quantidade de medicamentos para crises, ou seja, as bombinhas de alívio, e acabar com a limitação das práticas de atividades físicas. “Além das medicações, umidificar ambientes, se vacinar, tomar cuidado em viagens aéreas, receber acompanhamento odontológico, fazer exercícios físicos e controlar doenças associadas são boas armas para ajudar no controle da asma”, recomenda Renata.

 

Dra. Renata Ferlin Arbex é pneumologista e especialista em Medicina do Sono, graduada pela Universidade do Vale do Sapucaí e atua em Araraquara (SP). CRM-SP: 114800

Foto: Shutterstock

TAGS
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

51 comentários para "Todos os pacientes com asma precisam usar a bombinha?"

Nilia

Tenho asma de difícil controle, uso Relvar, Spiriva para tratamento. E tomo montelair.Mas peguei uma infecção e estou à mais de 60 dias com catarro, mta tosse e fico mt cansada.

Isley

Parabéns pelo esclarecimento. Para mim serviu de pronto

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Isley, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Maíra

Excelente matéria 👏👏👏

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maíra, ficamos felizes que você tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Angela Maria de Bessa

Estou terminando o tratamento naquele programa do governo federal, na terceira seção, parei de fumar. Agora faço o acompanhamento. Uma semana após parar de fumar, andava pelas ruas , já respirando bem, parecia uma criança que ganhou o primeiro brinquedo . Acompanho seus artigos, que são muito úteis, sou asmática.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Angela, parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Regina Britto

Eu gostaria de saber se Alenia e Seebri são consideradas bombinhas.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Regina, para mais informações a respeito do medicamento Alenia entre em contato com nossa Central de Atendimento Aché através do telefone 0800 701 6900, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 17h00 ou através do e-mail cac@ache.com.br. Abraços.

Suelifernandez1@gmail.com

Sou asmática e uso Alenia 12/400 amais 4 anos .So que agora ja nao faz o mesmo efeito .Tem novidade .

CUIDADOS PELA VIDA

Ola Sueli, o ideal é que você esclareça essa dúvida com seu médico. Outra informação válida pacientes cadastrados no programa Cuidados Pela Vida possuem um beneficio a mais que é um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h, via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar mais informações. Abraços.

Rosana Raposo Moura

Tenho asma e consegui o controle com Alenia . Com Alenia consigo ficar bem meses graças a Deus e a Alenia .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosana, é muito gratificante saber que esta ocorrendo tudo bem com seu tratamento. Abraços.

Sônia Queisada

Uso alenia todos os dias pela manhã parei de usar a bombinha por conta própria corro algum risco eu usava três vezes por dia

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sônia, recomendamos que você siga o tratamento receitado pelo seu médico para que futuras complicações possam ser neutralizadas. Abraços.

Jociara

Eu tenho asma uso alenia e como poço melhorar maia porque tenho sentido muita necessidade de usar

thaise Damasceno

meu pai tem asma , e eu acompanho todo o conteúdo por ele estar cadastrado e usar meu e-mail. infelizmente mesmo asmático, ele ainda fuma , e percebemos que os remédios praticamente não fazem mais efeito , ele tem crises de falta de ar constantemente , cadastrei ele , no programa do governo que a moça citou , mas infelizmente não chegou para nossa comunidade ainda . tenho lido o conteúdo para tentar ajuda-lo de alguma maneira . agradeço muitíssimo .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Taise, recomendamos que apesar das dificuldades, seja feita uma continuidade no tratamento indicado pelo seu médico para que consequentemente uma melhora na qualidade de vida do paciente seja notada. Desejamos boa sorte. Abraços!

Maria das Gracas Leal Sartorio

Sou asmática ,alérgica a muitos medicamentos. Ja fiz uso de Alenia, e outros.Fui viciada em Aerolin Spray.Mas consegui largar.Mas por problemas pessoais que afetaram muito meu emocional.Voltei a minha pneumologista Dra.Marilia kerkenhoff.Ela me salvou varias vezes!!!Me proibiu de usar Aerolin,agora falou que posso usar em caso de crise.Mas se tomo alguma chuvinha e bronquite vem,la vai eu para bombinha,não saio sem ela.Verdade que ela faz mal ao coração. Vou cuidar mais de min,estou agora melhor emocionalmente.Gracas a Deus!!!Amo conselhos de vcs!!Graca

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, ficamos felizes por seu empenho e dedicação ao cuidar da sua saúde! Fique por aqui para receber essas e outras informações. Abraços.

Fabiana Sansero

Tenho asma e infelizmente sofro com o vício de as vezes fumar. Estou me cuidando para deixar isso de vez pq ñ sou assídua no vício mas o mínimo já é o suficiente para me destruir aos poucos. Tomo Alenia 12/400. 1x ao dia. Com ele fico tranquila sem crise. Sem ele tenho que recorrer a bombinha de berotec ou aerolin

Jacilene

Tambem tenho asma de dificil controle…uso o Spiriva e o Relvar eo montelair…agora to com uma grave infecção…a mais de 60 dia q to cansada…penso em suspender essas bombinhas…

Claudiney

Ola eu tenho bronquite asmatico fui consultar pq ao fazer algum exercício e forca meu pulmao de qualquer forma m deixa muito mal falta de ar cansaço e horrivel. Minha medica mi receitou alenia 12/400. Queria saber se o uso da bombinha pode m ajudar nos momentos de crise?

Floriano de Pinho Amaral

Faça uso do Symbicort12/400, faço caminhada, e vivo tranquilo.

odette tambur durante

Uso Symbicort diariamente, tenho bronquite !!!Excelente!m

João Procópio

Estou fazendo tratamento, nebulizacao pela manhã e a noite quando vou dormir melhorou bastante, alheia uso na rua caso precise resolve, hoje fui na alergista tomando vacina a Dr a diz que vai melhorar bastante e adquirir pelo estresse essa vida doida agora é tratar tratar e atividade física.

Luciene

Bom dia!Minha filha tem 6 anos e está em tratamento para bronquite asmática à 1 ano. Trata somente com Pediatra.Você acha necessário tratar com pneumologista?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luciene, consultar um especialista na área ajuda em caso de dúvidas, sempre bom um cuidado maior com os pequenos. Abraços para você e sua filha.

Samia

Eu usei Alenia por muitos anos até parecer que não fazia mais efeito, fazia uso duas vezes ao dia e os efeitos colaterais sempre me deixavam com retensão de líquido. Agora uso Relvar, é mais caro, mas é dose única e não sinto nenhum efeito colateral, às vezes até esqueço que tenho asma. Mas antes de iniciar o tratamento com o acompanhamento médico, usava loucamente a bombinha por conta própria e não tinha melhora, daí que procurei tratamento.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Samia, obrigado por compartilhar sua história conosco. Parabéns pelo exemplo em buscar um médico para tratamento ao invés de auto medicação.

João de Souza Borges

Tenho dpoc desde 2001 sempre tomei alenia 12/400 e spiriva pela manhã..saberia me informa se existe medicamentos mais eficaz do quê esses…obrigado..

CUIDADOS PELA VIDA

Oi João, somente seu médico pode te indicar o tratamento mais adequado. Siga as orientações dele. Abraços.

Luiz Machado

Faço uso de Alenia,e faz alguns meses que não tenho uma crise forte.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luiz, bom saber que teve melhora em seu tratamento. Outra informação para você é que os pacientes cadastrados no programa Cuidados Pela Vida possuem um benefício a mais, o Saudável Saber, um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h, via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar mais informações. Um abraço.

Paulo

Tenho 40 anos de Idade e sofri muito com Bronquite. resolvi dar um basta à doença. Fui ao médico, fiz um tratamento recomendado e na melhora ataquei com bastante exercício físico como natação e bicicleta, este último meu preferido desde a infância. resultado: Já são 3 anos sem crises e nem sei mais o que é usar medicamento. Lembrete: Sempre dar continuidade Aos exercícios físicos, pois são primordiais. Antes tinha medo da virada de tempo, hoje nada sofro mais.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Paulo, obrigado por compartilhar sua experiência conosco! Parabéns por sua iniciativa e empenho. Abraços.

Freda Salvador

Não sabia que ir ao dentista regularmente ajudava no controle da asma. Por que?

Paulo

Comecei a usar o Alenia, e vejam só, sou um novo homem, e com uma vontade enorme de chutar meu aparelho de inalação!Deus abençoe quem inventou este remédio, está mudando minha, levantar a noite…só para o xixi da madruga!

Depois q comecei a usar o Alenia até esqueço-me usar a bombinha

A Lenia mudou minha vida, não tive mais crises

Antonio Araujo Procopio

Minha esposa tem hipersensibilidade ao cloro , ou seja ao inalar qualquer quantidade mínima de cloro ela entra em crise semelhante alguém com asma e com muita falta de ar e muita dificuldade de respirar , tendo que ser levada as pressas para o pronto socorro. Alguém tem alguma sugestão.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Antonio, em caso de alergias de modo geral, a recomendação é justamente a vítima ser encaminhada ao pronto socorro mais próximo, pois alergias podem desencadear diversas complicações que não são possíveis de serem tratadas em casa. Abraços.

ROSALBA DIAS

A cerca de um ano comecei com crises de ASMA Tomo RELVAR e simbicort infelizmente não tenho certeza de até aonde Estes medicamentos estão fasendo efeito é complicado dizer tenho tosses diarias dependendo o clima os ares troquei de pneumo voltei pro primeiro sinceramente não entendo nem PORQUE ESTÁ ASMA apareceu em mim.

marisa borges

tenho asma e faço uso do Alenia 12/400,foi a melhor opçao.

Cristina Fernandes

Minha filha tem 8 anos e faz tratamento com pneumologista infantil desde os seis meses de vida.Ela usa alenia 6/200 e clenil todos os dias e aerolin nas crises,mesmo assim tem crises fortes regularmente.Não sei mais o que fazer.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cristina, realmente é importante seguir a prescrição médica. Outra informação é que os pacientes cadastrados no programa Cuidados Pela Vida possuem um benefício a mais, um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h, via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações com o Saudável Saber a respeito do seu tratamento.

Elen

Sinto falta de ar tipo como se o nariz tivesse entupido sem secrecao e ar preso no peito fui ao médico e ele mim disse q é asma só q eu vejo nos comentário q asma da cansaço e e eu não sinto cansaço só aquela falta de ar chata como se tivesse preso no peito

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elen, converse com o pneumologista, ele pode indicar o melhor tratamento após exames. Desejamos melhoras.

Vívian

Fui diagnosticada com asma grave e faço uso do Alenia 12/400. Tive grande melhora mas ainda não consigo fazer exercícios físicos. As vezes subir escadas ou varrer casa ainda me casam muito. Já fiz exames cardíacos e estavam tudo bem. Preciso me exercitar, o que fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vivian, é mesmo uma situação complicada, mas não faça nada sem o consentimento de seu médico e veja com ele as opções que melhor podem se encaixar no seu caso. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.