Todos os pacientes com asma precisam usar a bombinha?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Renata Ferlin Arbex
- +A
- -A
A asma é uma doença que afeta as vias aéreas, provocando falta de ar e tosse. Ela é considerada um problema crônico, ou seja, assim como a hipertensão e o diabetes, não tem cura, mas pode ser controlada. Para chegar a esse controle, é importante fazer o tratamento corretamente, com as medicações indicadas por um especialista e, em momentos de crise, o uso de bombinhas.
Bombinhas de asma têm ação broncodilatadora
É preciso lembrar que existem dois tipos de dispositivos para o controle da asma. As chamadas bombinhas de alívio utilizam medicamentos broncodilatadores e servem para reduzir os sintomas durante as crises de asma, mas não tratam a doença. Já os inaladores são usados regularmente para tratar a inflamação provocada pela asma e ajudam a manter a doença sob controle.
“A melhor forma que temos de levar a medicação aos pulmões é a inalação de fármacos, que evoluíram muito nos últimos 20 anos. O tratamento medicamentoso inclui algumas variáveis como potência, associação ou não de medicações e o tipo de dispositivo inalatório a ser utilizado“, afirma a pneumologista Renata Arbex.
Inaladores e bombinhas levam medicamento diretamente aos brônquios e aos pulmões
O tratamento para o controle da asma deve ser individualizado, com o médico avaliando cada caso. “Há alguns pacientes que só precisam utilizar a medicação em épocas de frio e inversão térmica e quando há prejuízo na prova de função pulmonar ou pico de fluxo”, diz a médica. A escolha das medicações depende do grau da asma – leve, moderada ou grave – e do resultado da prova de função pulmonar.
De acordo com a profissional, o tratamento da asma tem como objetivo dar mais qualidade de vida ao paciente, diminuir o número de despertares à noite, reduzir a quantidade de medicamentos para crises, ou seja, as bombinhas de alívio, e acabar com a limitação das práticas de atividades físicas. “Além das medicações, umidificar ambientes, se vacinar, tomar cuidado em viagens aéreas, receber acompanhamento odontológico, fazer exercícios físicos e controlar doenças associadas são boas armas para ajudar no controle da asma”, recomenda Renata.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Renata Ferlin Arbex
Medicina do Sono
CRM: 114800 / SP
- 62 comentários para "Todos os pacientes com asma precisam usar a bombinha?"
-
Angela Maria de Bessa
Estou terminando o tratamento naquele programa do governo federal, na terceira seção, parei de fumar. Agora faço o acompanhamento. Uma semana após parar de fumar, andava pelas ruas , já respirando bem, parecia uma criança que ganhou o primeiro brinquedo . Acompanho seus artigos, que são muito úteis, sou asmática.
-
Regina Britto
Eu gostaria de saber se Alenia e Seebri são consideradas bombinhas.
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Regina, para mais informações a respeito do medicamento Alenia orientamos que entre em contato com nossa Central de Atendimento Aché através do telefone 0800 701 6900, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 17h00 ou através do e-mail cac@ache.com.br. Abraços.
-
Suelifernandez1@gmail.com
Sou asmática e uso Alenia 12/400 amais 4 anos .So que agora ja nao faz o mesmo efeito .Tem novidade .
CUIDADOS PELA VIDA
Ola Sueli, o ideal é que você esclareça essa dúvida com seu médico. Outra informação válida pacientes cadastrados no programa Cuidados Pela Vida possuem um beneficio a mais que é um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h, via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar mais informações. Abraços.
-
Sônia Queisada
Uso alenia todos os dias pela manhã parei de usar a bombinha por conta própria corro algum risco eu usava três vezes por dia
-
thaise Damasceno
meu pai tem asma , e eu acompanho todo o conteúdo por ele estar cadastrado e usar meu e-mail. infelizmente mesmo asmático, ele ainda fuma , e percebemos que os remédios praticamente não fazem mais efeito , ele tem crises de falta de ar constantemente , cadastrei ele , no programa do governo que a moça citou , mas infelizmente não chegou para nossa comunidade ainda . tenho lido o conteúdo para tentar ajuda-lo de alguma maneira . agradeço muitíssimo .
-
Maria das Gracas Leal Sartorio
Sou asmática ,alérgica a muitos medicamentos. Ja fiz uso de Alenia, e outros.Fui viciada em Aerolin Spray.Mas consegui largar.Mas por problemas pessoais que afetaram muito meu emocional.Voltei a minha pneumologista Dra.Marilia kerkenhoff.Ela me salvou varias vezes!!!Me proibiu de usar Aerolin,agora falou que posso usar em caso de crise.Mas se tomo alguma chuvinha e bronquite vem,la vai eu para bombinha,não saio sem ela.Verdade que ela faz mal ao coração. Vou cuidar mais de min,estou agora melhor emocionalmente.Gracas a Deus!!!Amo conselhos de vcs!!Graca
-
Fabiana Sansero
Tenho asma e infelizmente sofro com o vício de as vezes fumar. Estou me cuidando para deixar isso de vez pq ñ sou assídua no vício mas o mínimo já é o suficiente para me destruir aos poucos. Tomo Alenia 12/400. 1x ao dia. Com ele fico tranquila sem crise. Sem ele tenho que recorrer a bombinha de berotec ou aerolin
-
João Procópio
Estou fazendo tratamento, nebulizacao pela manhã e a noite quando vou dormir melhorou bastante, alheia uso na rua caso precise resolve, hoje fui na alergista tomando vacina a Dr a diz que vai melhorar bastante e adquirir pelo estresse essa vida doida agora é tratar tratar e atividade física.
-
Luciene
Bom dia!Minha filha tem 6 anos e está em tratamento para bronquite asmática à 1 ano. Trata somente com Pediatra.Você acha necessário tratar com pneumologista?
-
Samia
Eu usei Alenia por muitos anos até parecer que não fazia mais efeito, fazia uso duas vezes ao dia e os efeitos colaterais sempre me deixavam com retensão de líquido. Agora uso Relvar, é mais caro, mas é dose única e não sinto nenhum efeito colateral, às vezes até esqueço que tenho asma. Mas antes de iniciar o tratamento com o acompanhamento médico, usava loucamente a bombinha por conta própria e não tinha melhora, daí que procurei tratamento.
-
Luiz Machado
Faço uso de Alenia,e faz alguns meses que não tenho uma crise forte.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Luiz, bom saber que teve melhora em seu tratamento. Outra informação para você é que os pacientes cadastrados no programa Cuidados Pela Vida possuem um benefício a mais, o Saudável Saber, um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h, via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar mais informações. Um abraço.
-
Paulo
Tenho 40 anos de Idade e sofri muito com Bronquite. resolvi dar um basta à doença. Fui ao médico, fiz um tratamento recomendado e na melhora ataquei com bastante exercício físico como natação e bicicleta, este último meu preferido desde a infância. resultado: Já são 3 anos sem crises e nem sei mais o que é usar medicamento. Lembrete: Sempre dar continuidade Aos exercícios físicos, pois são primordiais. Antes tinha medo da virada de tempo, hoje nada sofro mais.
-
Antonio Araujo Procopio
Minha esposa tem hipersensibilidade ao cloro , ou seja ao inalar qualquer quantidade mínima de cloro ela entra em crise semelhante alguém com asma e com muita falta de ar e muita dificuldade de respirar , tendo que ser levada as pressas para o pronto socorro. Alguém tem alguma sugestão.
-
ROSALBA DIAS
A cerca de um ano comecei com crises de ASMA Tomo RELVAR e simbicort infelizmente não tenho certeza de até aonde Estes medicamentos estão fasendo efeito é complicado dizer tenho tosses diarias dependendo o clima os ares troquei de pneumo voltei pro primeiro sinceramente não entendo nem PORQUE ESTÁ ASMA apareceu em mim.
-
Cristina Fernandes
Minha filha tem 8 anos e faz tratamento com pneumologista infantil desde os seis meses de vida.Ela usa alenia 6/200 e clenil todos os dias e aerolin nas crises,mesmo assim tem crises fortes regularmente.Não sei mais o que fazer.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Cristina, realmente é importante seguir a prescrição médica. Outra informação é que os pacientes cadastrados no programa Cuidados Pela Vida possuem um benefício a mais, um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h, via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações com o Saudável Saber a respeito do seu tratamento.
-
Elen
Sinto falta de ar tipo como se o nariz tivesse entupido sem secrecao e ar preso no peito fui ao médico e ele mim disse q é asma só q eu vejo nos comentário q asma da cansaço e e eu não sinto cansaço só aquela falta de ar chata como se tivesse preso no peito
-
Vívian
Fui diagnosticada com asma grave e faço uso do Alenia 12/400. Tive grande melhora mas ainda não consigo fazer exercícios físicos. As vezes subir escadas ou varrer casa ainda me casam muito. Já fiz exames cardíacos e estavam tudo bem. Preciso me exercitar, o que fazer?
-
posso tomar alenia com dexametasona xarope em crises p melhorar as alergias
tô em crise,e o meu médico a uns meses passou alenia 12/400 tenho asma leve,porém como o valor por aqui a asma piorou devido muita poeira…tive q ir a urgência e o médico me passou uma dexametasona injetável.. posso tomar alenia com xarope dexametasona
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.