Descubra como a asma sem tratamento é um perigo para sua saúde!

  • +A
  • -A

A asma, segundo o Ministério da Saúde, é uma das doenças respiratórias mais comuns entre os brasileiros: dados de 2015 apontam que mais de 6 milhões de pessoas sofrem com o problema no país. Seus principais sintomas são falta de ar, tosse, chiado e aperto no peito. A asma sem tratamento oferece graves riscos à saúde. Por isso, não deixe de procurar um médico em caso de suspeita para receber o diagnóstico.

Asma sem tratamento pode causar problemas cardíacos


“Se o paciente não receber o tratamento adequado para asma, seu quadro pode evoluir para um processo chamado de remodelamento brônquico, que é a deformação das estruturas pulmonares”, afirma a pneumologista Laís Fraga. Essas alterações são tidas como irreversíveis e são causadas pela ação das substâncias que inflamam os brônquios. 

Como consequência, segundo a médica, o paciente sofrerá com o prejuízo da função pulmonar e com o agravamento dos sintomas da asma. Terá ainda sua qualidade de vida reduzida significativamente e precisará de uma quantidade bem maior de medicações se comparada à dosagem que seria necessária se o quadro tivesse sido tratado no início.  

A asma sem tratamento pode desencadear ainda outros problemas nos pulmões. “Pode levar a infecções de repetição, como pneumonias, desmaios, alterações cardíacas e até crises fatais”, alerta a pneumologista. A ausência de medidas de combate à doença também pode provocar falta de ar grave com necessidade de internação em uma unidade de terapia intensiva (UTI). 

Como funciona o tratamento da doença?


Ao procurar um especialista, ele irá analisar a gravidade do quadro para indicar as melhores medidas para o seu tratamento. Praticar exercícios físicos e evitar substâncias irritantes e alérgenos, que funcionam como
gatilhos da doença, são alguns exemplos. Medicações também são importantes e, dependendo do tipo escolhido, elas podem começar a fazer efeito em poucos minutos. 


Dados do Ministério da Saúde:
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/35040-asma-atinge-6-4-milhoes-de-brasileiros

http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/asma

Foto: Shutterstock 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Laís Fraga

Dra. Laís Fraga

Pediatria

CRM: 11730 / ES

TAGS
asma
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Descubra como a asma sem tratamento é um perigo para sua saúde!"

bom dia

tenho asma e efizema pulmonar devido ao cigarro. des que descobri estou mudando meu abtos caminhando e nao fumando mais por isso me sinto bem e ja nao estou usando o Alenia sera que devo continuar assim mesmo

CUIDADOS PELA VIDA

Olá. A mudança de hábito é muito importante para o tratamento da asma e do enfisema pulmonar, porém é importante comunicar o médico sobre a interrupção do tratamento com o medicamento, pois cabe ao especialista lhe informar se não é mais necessário o uso. Desejamos sucesso no tratamento!

Neusa

Eu gostei muito dessa matéria, eu tenho bronquite asmático. Eu estava fazendo caminhada, parei porque estou com muita falta de ar, continuo ou paro. Eu tenho 57anos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Neusa. Ficamos felizes em saber que gostou da nossa matéria. Para que possa ser indicado a melhor atividade e que atenda as suas necessidades, é recomendado que consulte um educador físico, ele é o profissional que poderá orienta-la. Consulte a matéria abaixo, que pode interessar a você! Até logo.
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/asma-e-corrida-e-possivel

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.