Asma: qual alimentação pode ou não pode ser consumida?

  • +A
  • -A

A asma é uma doença inflamatória crônica, onde ocorre o estreitamento e inchaço das vias respiratórias, além de produção excessiva de muco, dificultando a respiração. As principais causas são pólen, pelos de animais domésticos, poluição do ar, fumaça de cigarro, mudança de temperatura, vírus, estresse, entre outros.

Orientações Nutricionais

Alguns estudos sugerem que uma alimentação saudável rica em frutas, verduras, legumes, peixes, azeite de oliva, leguminosas (feijões, lentilha, ervilha grão-de-bico ou soja), oleaginosas (nozes, castanhas, avelã), alimentos integrais (arroz, massas, pães, biscoitos) e cerais integrais (aveia, centeio, cevada), que são fonte de antioxidantes, podem atuar na prevenção dos sintomas da asma protegendo os pulmões dos processos inflamatórios.

Para manter uma alimentação equilibrada é preciso evitar o consumo de açúcares e doces em geral, bebidas artificiais (refrigerantes, sucos artificiais), embutidos (linguiça, salsicha, presunto, mortadela), salgadinhos de pacote, salgados de festa fritos (coxinha, risoles, bolinha de queijo) e frituras em geral.

Com relação ao poder dos alimentos em desencadear uma crise asmática, os estudos ainda são inconclusivos, sendo assim, mais pesquisas precisam ser feitas para melhor conclusão do assunto. Apesar disso, caso a pessoa observe que algum alimento específico desencadeie as crises, o mesmo precisa ser evitado.

OBSERVAÇÃO: apesar dos estudos apenas sugerirem que a alimentação saudável tenha influência na prevenção dos sintomas da asma, podemos concluir que esse tipo de dieta só traz benefícios e deveria ser seguida por todas as pessoas.

Referências:

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Central Saudável Saber

Central Saudável Saber

Clínica Médica

CRM: /

TAGS
asma

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

47 comentários para "Asma: qual alimentação pode ou não pode ser consumida?"

Lourival Maciel

Sempre ouvi falar que frutos do mar e chocolate (produtos com cacau) poderiam desencadear fortes crises de asma em algumas pessoas. Isso está comprovado ou é lenda?

sonia cardoso

Bom dia!Podemos comer todos os tipos de frutas e todos os tipos de sucos naturais?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sonia, sendo natural e no suco evitando se o açúcar branco refinado sem problemas, mas tudo dentro de um limite normal. Abraços.

Fernanda

Matéria ruim, sem a fundamentação a referência ao título………

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fernanda, lamentamos que não tenha gostado. Abraço.

Lourival

Boa noite. Soube que o leite poderia provocar crises. Parei de tomar leite e eliminei 95% das minhas crises. Hoje uso a minha bombinha esporadicamente. Nunca mais tive falta de ar.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lourival, é como dito na matéria, cada um de nós vai descobrindo o que desencadeia as crises, ficamos felizes que você esta bem melhor. Abraços

Ulisses Francisco Marques

Bom dia.Tenho asma desde pequeno. No último mês de março tive uma crise seria de asma associado a uma pneumonia. Resultado: 8 dias em coma e mais 8 internado. Desde essa data, minhas crises diminuiram e faço pouco uso de medicamentos agora. Estou controlando melhor minha alimentação e cuidados com o ambiente ao redor.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ulisses, que susto grande, precisa mesmo se cuidar e uma alimentação mais saudável só traz benefícios não é mesmo? Abraços.

Alex

Eu concordo com a matéria e com o Lourival. Eu e meu primo que também tem asma cortamos o leite e isso foi ótimo para nossa asma/bronquite. Já tive recomendações médicas de não tomar leite também. Ele facilita inflamações segundo a médica

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Alex, que bom que tem funcionado para você, continue na dieta sem o leite. Abraços.

Zuleide

Uma coisa me desencadeia crise é o doce. Sinto bastante!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Zuleide, é como dito na matéria mesmo, o jeito é ficar longe das guloseimas. Abraços.

Patricia

O usou prolongado de alenia pode causar hipertensão arterial?

Alessandro Rodrigues Pires

Estou seguindo as orientações e realmente me ajudou muito,a tempos que não tenho crise,emagreci bem e levo uma vida bem ativa, obrigado pela orientação.Um ótimo trabalho feito pela equipe.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Alessandro, que Bacana que gostou, esperamos que continue a acompanhar as matérias, são sempre feitas com muito carinho. Abraços.

Rogério

Já fui orientado por médico que caso eu eliminasse da minha dieta derivados de leite e ovos eu ia ter um controle significativo da asma, inclusive quem me orientou disse que era a solução mais comum na medicina oriental. O que me dizem?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rogério, temos aqui mesmo na página relatos de muitos pacientes que tiveram melhoras significativas com essa dieta, elas ainda estão em estudo mas caso você se sinta bem pode adotar essa conduta. Abraços.

Susamara

Às vezes me dá crise mas tomo leite como alimentos tudo normal uso bombinha quando ataca …

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Susamara, de toda forma é importante manter uma alimentação equilibrada para que os sintomas da asma possam ser prevenidos protegendo os pulmões dos processos inflamatórios. Lembrando sempre que a prescrição médica deve ser seguida. Desejamos sorte no seu tratamento! Abraços.

Ozana Conti

Bom dia! Já faço dieta, evitando o açúcar, carnes gordurosas, embutidos. Porém, convivo com fumante que, apesar de saber da minha condição, fuma dentro de seu quarto! É uma pessoa depressiva, irritada e aprisionada por seus medos. Talvez eu morra, e ele, que já se tratou da asma quando criança, hoje adulto, mesmo fumando não tem crises! Curou-se ou a falta de cigarro na infância poderia causar as crises que tinha? Essas suposições são científicas ou somente coincidências??!Agradeço retorno!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ozana, agradecemos o comentário compartilhado. Parabéns pelo empenho em manter um estilo de vida saudável com uma alimentação balanceada. Temos um artigo que cita a relação entre o cigarro e as crises de asma, confira logo abaixo. Com relação a alimentação, os estudos sugerem que uma alimentação rica em alimentos antioxidantes podem ajudar a controlar as crises. Entretanto, uma alimentação balanceada só trará benefícios ao paciente, em todos os aspectos. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/primeiros-sintomas-crise-de-asma

Heleno Vieira Glória

Estou morando em Vancouver Canadá à dois anos. Só usei a bombinha e o FOSTAIR DPI no primeiro mês. No Brasil usava fostair DPI todos as noites. Não sinto mais nada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Heleno, que bom que você não tem sentido mais nenhuma crise ou sintomas da asma, o mais importante é sempre seguir a prescrição e as orientações do seu pneumologista. Confira a matéria abaixo com mais informações e dicas sobre a doença e seus tratamentos. Abraços.

Janaina Gonçalves Costa de Melo

Ola Boa tarde!!! Tem como controla pq eu como tudo ficando passa mal asma quero largar tudo como se ajuda afasta?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Janaina, para iniciar o tratamento mais adequado é muito importante uma consulta presencial com o pneumologista, ele poderá orienta-la de forma mais abrangente e indicar o tratamento mais eficaz. Até logo.

Maria Nilza Rosa Nunes

Depois da menopausa minhas crises que eram esporádicas se tornaram permanentes. Uso Alenia 12/400,desde que esse remédio apareceu, duas vezes ao dia. Há mais ou menos um mês ,depois de folhear uma revista velha,desencadeou uma crise que não passa com nada O médico receitou uma injeção que foi aplicada com soro ,no PS, mais dois comprimidos de Predinsona de manhã fora inalações diárias , e ontem tomei Diprospan. Até agora não senti melhoras. Os médicos nos entopem de remédios e o efeito é quase nulo. tenho 81 anos,sou bem ativa mas essa crise está me deixando preocupada. Abraços fraternos. espero que possam me orientar de que modo sair dessa crise .Muito obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria Nilza. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

Evalina

O meu filho tem 6 anos, tem problemas respiratório muita tosse, gosta de bolacha, tem tido crises as noites meio da noite principalmente será que leite influencia, esta gripado constantemente. qual é alimentação, refrigerante aconselháveis e leite para ele.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Evalina. Diversos fatores podem desencadear uma crise de asma, o que inclui a alimentação. Os alimentos tendem a variar, pois algumas pessoas possuem alergia a determinadas comidas, enquanto outras com outro tipo de alimento. Lembrando que é crucial ficar atento aos efeitos dos alimentos no organismo, para saber com precisão quais realmente podem desencadear crises de asma e quais são seguros de ser ingeridos. Realize uma consulta com o especialista e relate, para que o mesmo possa avaliar seu filho, orientá-la da melhor forma possível e prescrever o tratamento adequado, de acordo com o caso. Estimamos melhoras!

Aparecida

Amo queijo e comida com requeijão e creme de leite. Mas já percebi que quando abuso dos derivados do leite a crise vem. Eu tbm tenho gastrite, então eu preciso colocar leite no café. Mas como abuso como ontem: comi camarão ao creme de leite e requeijão. Pronto: primeiro ataca a gastrite e o refluxo, e depois vem a asma. Tbm se comer muito doce, mas passo bem sem eles. Começa pelo aperto no peito, depois a garganta fica áspera, e na melhor das hipóteses, fico rouca, ou tenho uma crise braba como tive no início de fevereiro.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Aparecida. É importante descobrir qual é o gatilho das suas crises, como você já percebeu que leite e seus derivados te causam mal-estar seria interessante procurar auxilio de um nutricionista para que ele indique uma dieta adequada. “Além de evitar esses alimentos que facilitam as crises, os pacientes com asma devem seguir todas as orientações de tratamento indicadas pelo médico especialista que os acompanha. O uso de medicamento específico é muito importante e deve ser feito de forma constante, mesmo quando não houver mais crises, já que se trata de uma doença crônica”, como afirma o Dr. José Eduardo Martinelli. Estimamos melhoras. Abraços!

Vera Francisca De Assis

Eu tem asma a 20 anos eu sofro muito percebi que chocolate e milhor me ataque asma

Maria Aparecida Gonzaga Santos

Tenho asma bronquica adoro leite e derivados mas parei de tomar senti um melhora , mas ñ tenho certeza q e o proprio q fazia mal, tem algum leite que posso tomar ? Pois acho muita falta do mesmo, pq sou mineira nasci vivi td tempo tomando leite.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria Aparecida. Seria interessante se consultar com um alergista ou um pneumologista para que através de exames possam verificar se o leite e seus derivados afetam as suas crises de asma. Enquanto isso, sugerimos uma alimentação diversificada e balanceada, a ingestão de bastante água e evitar o consumo de açúcares e doces em geral, bebidas artificiais, embutidos e frituras em geral.
Até breve. Abraços!

Edicarla souza

Faz três mês q estou sofrendo com minha filha de 4 anos ela todas as noites ela torce nessa torce ela vomita e ficar sem ar a médica falou q ela tem asma ela passou pra ela tomar bombinha ela melhorou antes de onde aí ontem direpente ela voltou a torci e a vomitar e ficar sem ar mesmo tomando a bombinha não sei se foi um danone q ela tomou ontem ele contém corante e eu já tinha cortado o corante dela mais ela tomou e voltou será q o Danone a qui ela tomou foi o q causado de volta tudo de novo alguém mim ajudar 😭

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Edicarla. É importante que você observe a alimentação da sua filha e se ocorre uma crise após a ingestão de algo diferente. Muitos especialistas apontam o leite e seus derivados como agravantes das crises asmáticas, porque ele podem gerar refluxo e o refluxo piora a condição dos pulmões. Para ter certeza se o corante causa a crise na sua filha peça ao medico um teste de alergias, pode ser feito o teste cutâneo ou um exame de sangue. Lembre-se de seguir o tratamento que foi prescrito, manter o ambiente limpo e arejado, além de estimular que sua filha beba bastante água. Deixo aqui uma sugestão de leitura: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/asma-alergenos-que-desencadeiam-crises-sao-mesmos-para-todos-pacientes. Estimamos melhoras à sua filha. Abraços!

Daielle

Queria saber se quem tem asma pode comer biscoito de polvilho não faz mal

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.