Asma: qual alimentação pode ou não pode ser consumida?


  • +A
  • -A

A asma é uma doença inflamatória crônica, onde ocorre o estreitamento e inchaço das vias respiratórias, além de produção excessiva de muco, dificultando a respiração. As principais causas são pólen, pelos de animais domésticos, poluição do ar, fumaça de cigarro, mudança de temperatura, vírus, estresse, entre outros.

Orientações Nutricionais

Alguns estudos sugerem que uma alimentação saudável rica em frutas, verduras, legumes, peixes, azeite de oliva, leguminosas (feijões, lentilha, ervilha grão-de-bico ou soja), oleaginosas (nozes, castanhas, avelã), alimentos integrais (arroz, massas, pães, biscoitos) e cerais integrais (aveia, centeio, cevada), que são fonte de antioxidantes, podem atuar na prevenção dos sintomas da asma protegendo os pulmões dos processos inflamatórios.

Para manter uma alimentação equilibrada é preciso evitar o consumo de açúcares e doces em geral, bebidas artificiais (refrigerantes, sucos artificiais), embutidos (linguiça, salsicha, presunto, mortadela), salgadinhos de pacote, salgados de festa fritos (coxinha, risoles, bolinha de queijo) e frituras em geral.

Com relação ao poder dos alimentos em desencadear uma crise asmática, os estudos ainda são inconclusivos, sendo assim, mais pesquisas precisam ser feitas para melhor conclusão do assunto. Apesar disso, caso a pessoa observe que algum alimento específico desencadeie as crises, o mesmo precisa ser evitado.

OBSERVAÇÃO: apesar dos estudos apenas sugerirem que a alimentação saudável tenha influência na prevenção dos sintomas da asma, podemos concluir que esse tipo de dieta só traz benefícios e deveria ser seguida por todas as pessoas.

Informações: Central Saudável Saber

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
asma

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

24 comentários para "Asma: qual alimentação pode ou não pode ser consumida?"

Lourival Maciel

Sempre ouvi falar que frutos do mar e chocolate (produtos com cacau) poderiam desencadear fortes crises de asma em algumas pessoas. Isso está comprovado ou é lenda?

sonia cardoso

Bom dia!Podemos comer todos os tipos de frutas e todos os tipos de sucos naturais?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sonia, sendo natural e no suco evitando se o açúcar branco refinado sem problemas, mas tudo dentro de um limite normal. Abraços.

Fernanda

Matéria ruim, sem a fundamentação a referência ao título………

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fernanda, lamentamos que não tenha gostado. Abraço.

Lourival

Boa noite. Soube que o leite poderia provocar crises. Parei de tomar leite e eliminei 95% das minhas crises. Hoje uso a minha bombinha esporadicamente. Nunca mais tive falta de ar.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lourival, é como dito na matéria, cada um de nós vai descobrindo o que desencadeia as crises, ficamos felizes que você esta bem melhor. Abraços

Ulisses Francisco Marques

Bom dia.Tenho asma desde pequeno. No último mês de março tive uma crise seria de asma associado a uma pneumonia. Resultado: 8 dias em coma e mais 8 internado. Desde essa data, minhas crises diminuiram e faço pouco uso de medicamentos agora. Estou controlando melhor minha alimentação e cuidados com o ambiente ao redor.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ulisses, que susto grande, precisa mesmo se cuidar e uma alimentação mais saudável só traz benefícios não é mesmo? Abraços.

Alex

Eu concordo com a matéria e com o Lourival. Eu e meu primo que também tem asma cortamos o leite e isso foi ótimo para nossa asma/bronquite. Já tive recomendações médicas de não tomar leite também. Ele facilita inflamações segundo a médica

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Alex, que bom que tem funcionado para você, continue na dieta sem o leite. Abraços.

Zuleide

Uma coisa me desencadeia crise é o doce. Sinto bastante!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Zuleide, é como dito na matéria mesmo, o jeito é ficar longe das guloseimas. Abraços.

Patricia

O usou prolongado de alenia pode causar hipertensão arterial?

Alessandro Rodrigues Pires

Estou seguindo as orientações e realmente me ajudou muito,a tempos que não tenho crise,emagreci bem e levo uma vida bem ativa, obrigado pela orientação.Um ótimo trabalho feito pela equipe.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Alessandro, que Bacana que gostou, esperamos que continue a acompanhar as matérias, são sempre feitas com muito carinho. Abraços.

Rogério

Já fui orientado por médico que caso eu eliminasse da minha dieta derivados de leite e ovos eu ia ter um controle significativo da asma, inclusive quem me orientou disse que era a solução mais comum na medicina oriental. O que me dizem?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rogério, temos aqui mesmo na página relatos de muitos pacientes que tiveram melhoras significativas com essa dieta, elas ainda estão em estudo mas caso você se sinta bem pode adotar essa conduta. Abraços.

Susamara

Às vezes me dá crise mas tomo leite como alimentos tudo normal uso bombinha quando ataca …

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Susamara, de toda forma é importante manter uma alimentação equilibrada para que os sintomas da asma possam ser prevenidos protegendo os pulmões dos processos inflamatórios. Lembrando sempre que a prescrição médica deve ser seguida. Desejamos sorte no seu tratamento! Abraços.

Ozana Conti

Bom dia! Já faço dieta, evitando o açúcar, carnes gordurosas, embutidos. Porém, convivo com fumante que, apesar de saber da minha condição, fuma dentro de seu quarto! É uma pessoa depressiva, irritada e aprisionada por seus medos. Talvez eu morra, e ele, que já se tratou da asma quando criança, hoje adulto, mesmo fumando não tem crises! Curou-se ou a falta de cigarro na infância poderia causar as crises que tinha? Essas suposições são científicas ou somente coincidências??!Agradeço retorno!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ozana, agradecemos o comentário compartilhado. Parabéns pelo empenho em manter um estilo de vida saudável com uma alimentação balanceada. Temos um artigo que cita a relação entre o cigarro e as crises de asma, confira logo abaixo. Com relação a alimentação, os estudos sugerem que uma alimentação rica em alimentos antioxidantes podem ajudar a controlar as crises. Entretanto, uma alimentação balanceada só trará benefícios ao paciente, em todos os aspectos. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/primeiros-sintomas-crise-de-asma

Heleno Vieira Glória

Estou morando em Vancouver Canadá à dois anos. Só usei a bombinha e o FOSTAIR DPI no primeiro mês. No Brasil usava fostair DPI todos as noites. Não sinto mais nada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Heleno, que bom que você não tem sentido mais nenhuma crise ou sintomas da asma, o mais importante é sempre seguir a prescrição e as orientações do seu pneumologista. Confira a matéria abaixo com mais informações e dicas sobre a doença e seus tratamentos. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.