Foi diagnosticado com asma? Saiba quais são os primeiros passos do tratamento


  • +A
  • -A

A asma é um dos principais problemas do sistema respiratório. A doença provoca a inflamação dos brônquios, vias por onde o ar passa em direção aos pulmões, causando falta de ar, tosse, cansaço e chiado no peito. Ao receber o diagnóstico, você deve iniciar o tratamento rapidamente, já que é possível preservar sua qualidade de vida.

Casa com poeira e mofo dificulta tratamento da asma


A primeira etapa do tratamento é evitar o contato com os alérgenos,
substâncias que podem desencadear as crises da asma e até piorar os sintomas, como poeira, ácaros, poluição, mofo, odor forte e pelos de animais. Esta tarefa começa dentro da sua casa: “Recomenda-se que o paciente evite a inalação de produtos de limpeza, mantenha a casa limpa e sem pó, tire cortinas, tapetes e carpetes dos quartos e troque o colchão a cada cinco anos”, aconselha a pneumologista Luiza Helena Degani Costa.

O ambiente de trabalho também pode te manter em contato com os alérgenos, atrapalhando o tratamento. “Quando o desenvolvimento da asma está relacionado à exposição a produtos químicos inalados no trabalho, o uso de equipamentos de proteção individual de forma a minimizar a exposição deve ser recomendado”, explica a médica. Em alguns casos, você poderá até mesmo ser afastado temporariamente de suas atividades.

Atividades físicas e medicações são parte do tratamento da asma


Iniciar a
prática de atividades físicas é outra etapa muito importante no início do tratamento da asma. “Existe uma forma de asma que é desencadeada pelo exercício, mas mesmo nessa forma a continuidade do exercício faz com que a broncoconstrição reverta”, diz o pneumologista e geriatra José Eduardo Martinelli. Um dos esportes mais recomendados aos pacientes é a natação.

O início do tratamento contra a asma também deve ser feito com o uso de medicamentos, prescritos pelo seu médico de acordo com o grau dos seus sintomas e de outros fatores. Os principais são os broncodilatadores, que inibem a inflamação dos brônquios, permitindo a passagem do ar, os corticosteroides, aplicados via oral ou, mais raramente, via injetável, e também medicações contra alergias.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

Dra. Luiza Helena Degani Costa

Dra. Luiza Helena Degani Costa

Pneumologia

CRM: 139095 / SP

TAGS
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Foi diagnosticado com asma? Saiba quais são os primeiros passos do tratamento"

Mario Augusto Gonçalves

Gato é prejudicial à asma

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Mario. Temos uma matéria que aborda exatamente esse assunto. Clique no link abaixo e confira. Até a próxima.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/uma-pessoa-com-alergias-respiratorias-pode-ter-caes-e-gatos-em-casa

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.