Por que a asma pode se agravar no inverno?


  • +A
  • -A

Os meses de outono e de inverno, período em que são registradas as temperaturas mais baixas no ano, são a época em que os pacientes com asma mais devem ter cuidado com os sintomas e o tratamento da doença. As condições climáticas desses meses costumam piorar a saúde de pessoas asmáticas, o que resulta numa maior procura por atendimento médico. 

Tempo frio e seco do inverno irrita vias aéreas


“O ar frio e, muitas vezes, seco deste período do ano provoca a irritação dos brônquios, que reagem com broncoconstrição, causando as crises de asma”, alerta a pneumologista Nilva Regina Gelamo Pelegrino. Como consequência, o paciente começa a tossir e apresenta ainda
falta de ar, dor e chiado no peito. “Também há facilidade em contrair viroses respiratórias, que podem causar febre, tosse com expectoração e cansaço”, explica a médica. 

Apesar de não ser possível prever o início de uma crise de asma, é importante procurar um especialista quando o inverno estiver se aproximando. Consultas prévias servem para avaliar as condições de saúde do paciente e, caso seja necessário, o médico poderá indicar novas medidas para o tratamento e alterações na medicação

Saiba como prevenir crises de asma no inverno


No dia a dia, alguns cuidados podem ajudar a evitar uma piora da asma nos meses mais frios do ano, como aconselha Doutora Nilva: “Sempre tomar cuidados com choques térmicos, ou seja,
mudanças bruscas de temperatura e manter-se aquecido, evitando exposição ao frio”. Por isso, é fundamental caprichar no uso de casacos, cachecóis, gorros e luvas. 

No entanto, antes de vestir as roupas de inverno, que muitas vezes estavam guardadas há meses no guarda-roupa, é importante lavá-las e secá-las ao sol, para retirar ácaros e poeira. Vale lembrar também que manter a casa limpa é uma atitude essencial, assim como se vacinar contra a gripe e evitar o contato com fumaça e poluição. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Nilva Regina Gelamo Pelegrino

Dra. Nilva Regina Gelamo Pelegrino

Pneumologia

CRM: 88692 / SP

TAGS
asma
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que a asma pode se agravar no inverno?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.